Na sessão desta segunda-feira (28), a Câmara Municipal de Caxias discutiu diversos temas de interesse da população. A data coincidiu com o Dia da Educação, comemorado anualmente em 28 de abril, o que reforçou a importância dos debates sobre temas sociais e estruturais do município.
O vereador Daniel Barros (PRD) voltou a criticar a não sanção de projetos de lei de sua autoria pelo Executivo. Ele também denunciou ao Ministério Público a situação de servidores municipais que estariam sem receber valores relacionados ao PIS/PASEP. Barros ainda se manifestou contra a criação de novas secretarias municipais e cobrou o funcionamento de duas creches na Vila Paraíso, atualmente fechadas.
Sansão Pinheiro (PP) prestou homenagem à senhora Eliene Rolim, esposa do ex-prefeito de Codó, Zito Rolim, falecida recentemente. O vereador também criticou a retirada de vendedores de lanches de pontos centrais da cidade, em cumprimento a uma determinação do município.
Wesley Coutinho destacou a visita da secretária estadual de Educação a Caxias, ocasião em que foram discutidas melhorias para a cidade. O vereador também comentou sobre as condições de trabalho na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).
Já Léo Barata (Solidariedade) defendeu um de seus requerimentos que propõe a criação do Espaço Cultural Pelé, uma homenagem ao criador da tradicional “dança do Lili”.
Darlan Almeida (PP) abordou a carência de transporte público em Caxias, enquanto Fernando Amorim tratou de seus requerimentos sobre a melhoria da iluminação pública e a implantação de videomonitoramento no residencial Eugênio Coutinho.
O vereador Sebastião Oliveira (PSB) aproveitou a passagem do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho para alertar sobre a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em diversas áreas da cidade, como forma de prevenção a acidentes.
Gentil Oliveira cobrou ações do Executivo para a melhoria da cidade, entre elas a criação de um aterro sanitário e a geração de empregos.
O vereador Catulé também destacou a importância da geração de empregos e anunciou que Caxias deverá receber uma nova unidade do Supermercado Mateus, o que promete movimentar a economia local.
Na área da segurança, Eugênio Freitas solicitou o reforço do policiamento no bairro Volta, diante do aumento da violência. Durval Júnior, por sua vez, voltou a cobrar mais investimentos do governo estadual em segurança pública e falou sobre a necessidade de humanização no atendimento da rede municipal de saúde.