Reconhecimento valoriza trajetória religiosa e social do pároco da Igreja de São Benedito.
Em uma noite marcada pela emoção e reconhecimento, a Câmara Municipal de Caxias concedeu o título de Cidadão Caxiense ao padre José Ribamar Cavalcante Lima. A sessão solene, presidida pelo vereador Luís Fernando, contou com grande presença de público e autoridades, entre elas o prefeito Gentil Neto. O título foi concedido por meio de projeto de decreto legislativo de autoria do próprio vereador. Durante o evento, o vereador Mário Assunção fez a leitura da biografia do homenageado, destacando sua extensa trajetória religiosa e social.
Nascido em 9 de março de 1965, na cidade de Matões (MA), padre José Ribamar é filho de Adão Cardoso Lima e Antônia Cavalcante Lima. Foi batizado ainda no mesmo ano e iniciou sua formação religiosa em 1987, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina (PI). Posteriormente, concluiu o curso de Teologia no Seminário Interdiocesano Santo Antônio, em São Luís (MA).
Foi ordenado padre em 5 de novembro de 1993, na Diocese de Caxias, atuando inicialmente como vigário e depois pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, entre os anos de 1994 e 1999.
Em 1999, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em Colinas (MA), onde permaneceu por nove anos e fundou o Fórum Permanente da Cidadania, com assento no CONSEA, além da Rádio FM Jubileu, curso de música em parceria com a Vale e a prefeitura local, e a República de Estudantes. Atuou fortemente em causas sociais como a reforma agrária, a ficha limpa e políticas públicas para trabalhadores rurais.
Posteriormente, assumiu a Paróquia São Francisco, em Timon (MA), onde criou o Pré-Vestibular Popular Dom Frei Luís D’Andrea e coordenou um projeto inovador de ressocialização de detentos, reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal como uma das três melhores práticas do país.
Padre Ribamar foi também reitor do Seminário Maior São José, em São Luís, e presidente da Organização dos Seminários do Brasil (OSIB) – Regional Nordeste 5. Em 2015, foi nomeado pároco da Igreja de São Benedito, em Caxias, onde passou a residir definitivamente a partir de 2016.
Desde então, lidera diversos projetos sociais e pastorais, como a Sala da Cidadania, o Pré-Vestibular Santa Tereza D’Ávila, a construção e reforma de capelas, além de fortalecer a catequese para adultos, juventude, comunicação e acolhida a seminaristas. Também reativou a Rádio Vida e ampliou a atuação da Rede Vida de televisão no município.
Em 2023, atuou como chanceler da Cúria Diocesana de Caxias. Já em 2024, com a ida do padre Raimundo Rios para o seminário em São Luís, foi escolhido como Monsenhor da Diocese de Caxias. Com incentivo de Dom Sebastião Lima Duarte, retomou os estudos, ingressando no curso de Direito em Teresina (PI).
A entrega do título de Cidadão Caxiense reafirma a importância de sua presença e missão em Caxias, unindo fé, ação social, educação e comunicação a serviço da comunidade.