Na sessão desta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Caxias debateu a qualidade do serviço prestado pela Equatorial Energia no município. O primeiro a levantar a questão foi o vereador Gentil Oliveira (PP), que destacou uma série de problemas enfrentados pela população, como fiação antiga, postes deteriorados e a falta de poda de árvores próximas à rede elétrica, o que pode causar acidentes, incluindo incêndios.
Vereador Gentil Oliveira (PP)
Outro ponto crítico citado pelos parlamentares foi a recorrente falta de energia elétrica, que impacta diretamente o abastecimento de água na cidade. Os vereadores criticaram o alto faturamento da empresa em contraste com os poucos investimentos em melhorias para os consumidores caxienses.
Diante da situação, o vereador Ricardo Rodrigues sugeriu a criação de uma comissão para ir até São Luís e cobrar providências diretamente da superintendência da Equatorial na capital.
Além das críticas à Equatorial, os vereadores apresentaram requerimentos com demandas para a infraestrutura e saúde do município.
O vereador Sansão Pinheiro (PP) solicitou a instalação de dois quebra-molas no bairro Castelo Branco para reforçar a segurança viária. Ele também propôs autorização para que enfermeiros e fisioterapeutas possam aplicar o tratamento de ozonioterapia em Caxias.
Vereador Sansão pinheiro (PP)
O vereador Leo Barata (Solidariedade) apresentou dois requerimentos voltados para o abastecimento de água. Ele pediu a construção de um Sistema Simplificado de Água no povoado Gameleira, no 2º distrito de Caxias, e a retomada das obras de abastecimento no povoado Pau Pombo.
Vereador Léo Barata (Solidariedade)
Já o vereador Mário Assunção (PP) destacou uma medida do prefeito Gentil Neto para garantir a manutenção dos cemitérios do município. Mário Assunção destacou ainda a necessidade de uma atenção especial das autoridades em relação às festas realizadas em conveniências de postos de gasolina durante o período carnavalesco, devido aos frequentes problemas que ocorrem nesses locais.
Vereador Mário Assunção (PP)