O prefeito Caxias, convidado a falar também, destacou a satisfação do município em ver que os deputados e todos que são agentes públicos, que superam o discurso, para poder chegar onde estão, não podem perder a essência de chegar até à vontade popular. “Como o Ivo Resende chegou a revelar, nós esperamos poder continuar fazendo um governo participativo, e eu não poderia esperar nada diferente da nossa presidenta da ALEMA, primeira presidente mulher do parlamento estadual, com o coração que tem, com a organização que tem, a sensibilidade feminina que tem, de trazer o parlamento estadual às diversas cidades do estado do Maranhão”, frisou.
Fábio Gentil agradeceu ao deputado Roberto Costa, ao deputado Davi Brandão(PSB), que cederam a ordem cronológica, espaço que seria da cidade de Bacabal, a pedido das deputadas Daniella e Cláudia Coutinho, dando prioridade a Caxias, pelo fato da grande inauguração que ocorrerá na manhã de sábado (06), com a entrega do Shopping da Gente Zé Gentil, numa cidade que, na sua concepção, teve muitas dificuldades de levar adiante muitos projetos sem o apoio firme de um parlamentar federal, coisa que não foi fácil.
Marco para história de Caxias
O prefeito de Caxias destacou ainda que, em meio a tantas dificuldades, inclusive as causadas pela pandemia, levou adiante a construção de hospitais, a construção e a reforma de mais de cem escolas, e instalou o projeto Prouni Municipal, através do qual alunos da escola pública não pagam faculdade nem no curso de medicina, se quiserem. “Isso é um trabalho realizada na única cidade do Maranhão, das 217, e, talvez, não sei , uma das poucas cidades do nordeste. Quem paga a faculdade é a prefeitura. Portanto, que esse projeto municipal possa ser levado aos nossos prefeitos de cidades do Maranhão, para que possam realizá-lo dentro de suas capacidades para as pessoas que querem ter uma oportunidade”, disse, anunciando também para a manhã de sábado a entrega de 15 casas populares gratuitas e legalizadas com escritura pública, construídas pelo governo municipal com recursos próprios.
O gestor caxiense destacou que a obra do shopping popular, edificada no espaço de quatro anos, consumiu cerca de 25 de milhões de reais e não tem um real de emenda parlamentar. Para ele, era a consumação de um sonho que foi de muitos prefeitos da cidade, a exemplo do saudoso ex-prefeito Humberto Coutinho, que tinha esse sonho e que lhe dizia que tinha tentado de todas as formas e não havia conseguido. “Mas, num ato de reconhecimento, digo que tudo que aprendi e que eu sou , sou grato a meu pai, mas ao político que eu sou, aprendi muito com o deputado Humberto Coutinho e seu grupo político”, informou.
Fábio enfatizou que o saudoso deputado Zé Gentil, seu pai, o ensinou a ser o homem que é, a ter o caráter que tem, a humildade que tem, para receber aqui, na cidade de Caxias, um evento que ficará marcado na história, num momento que Caxias faz 200 anos de adesão à independência do Brasil, num momento em que o poeta Gonçalves Dias faz 200 anos de nascimento, a Câmara e a Assembleia Legislativa, através de todos os seus deputados, oferecem à cidade a oportunidade de abraçar o município com um legado que ficará marcado na história do município e que ficará guardado no coração de cada caxiense, pela receptividade, pela forma calorosa que tem de receber.
O prefeito de Caxias avaliou também que estava ciente de que, em seu aspecto físico, o parlamento caxiense é pequeno, comporta somente 19 vereadores, que, de forma calorosa, cederam lugar à ALEMA, agindo como coração de mãe, que pode ser pequeno, mas sempre tem espaço para muitos. “É um gesto da Câmara Municipal que vem enaltecer a figura do Estado do Maranhão, um lugar que já sofreu muito, mas que ver chegada a hora de se levantar para as coisas importantes, em busca de seus interesses junto ao governo federal, a fim de enfatizar a importância que o estado tem”, ressaltou, manifestando agradecimento ao prefeito de São Mateus, presidente da FAMEM, que atendeu seu telefonema para vir visitar Caxias e conhecer de perto a realidade do município.
Fechando seu discurso, Fábio Gentil revelou aos deputados que Caxias precisa do apoio de todos, e reivindicou ao plenário que quando a deputada Daniella, a deputada Cláudia Coutinho, colocarem as demandas do município, estas sejam apreciadas e resolvidas no interesse maior de reforçar o esforço estrutural do Estado do Maranhão. Ele recomendou que o presidente da CMC mande gravar o nome de cada deputado, deputada, que esteve presente no que considerou um novo capítulo da história de Caxias.