Após o primeiro turno das eleições de 2022, os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal Caxias (CMC), retornaram ao batente na manhã de segunda-feira, 10/10, trazendo ao plenário da casa diversas pautas reivindicatórias sobre demandas recorrentes da população do município. O presidente do legislativo caxiense, vereador Teódulo Aragão (PP), informou que a partir da data as sessões retomarão o seu ritmo normal, às segundas e quartas-feiras, conforme estabelece o regimento interno do poder.
Houve momentos também para lembrar a campanha eleitoral do primeiro turno, na qual foram eleitas três representantes femininas da cidade, sendo uma para Câmara Federal (Amanda Gentil-PP), e duas para a Assembleia Legislativa do Maranhão (Daniella (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT), com os oradores se revezando em elogios para os eleitos, assim como também aos que obtiveram votações significativas no pleito, e todos concordando que as últimas eleições caxienses foram as mais tranquilas dos últimos tempos.
A bancada governista, formada por 18 vereadores, destacou a reeleição do governador Carlos Brandão (PSB) e também a eleição do ex-governador Flávio Dino (PSB) para o Senado Federal, entendida pelo grupo como uma demonstração de empenho e força dos liderados pelo prefeito Fábio Gentil (PRB).
Tanto as reivindicações quanto as manifestações de caráter político ocorreram durante o pequeno expediente da sessão. 14 parlamentares fizeram questão de usar a palavra, fazendo os seguintes pronunciamentos:
Vereador Torneirinho (PV) – acredita que com a pressão da Casa pode ser resolvida uma situação relatada por mães de alunos da zona rural (da região da Aliança, Condave e Santa Rosa) que estavam sem frequentar aulas há mais de mês por falta de transporte escolar. Ele disse que esteve na garagem dos ônibus do município e observou veículos parados por pequenos problemas e gostaria de entender o por quê da falta de manutenção e substituição. Fez requerimento verbal solicitando retorno da transmissão remota, até mesmo para o controle social, devido horário impróprio para quem trabalha e quer acompanhar as sessões da Câmara;
Vereador Mário Assunção (Republicanos) – agradeceu a todos que o acompanharam na eleição, parabenizou aos eleitos e disse que a política passa e o trabalho público precisa continuar. Anunciou que a partir de amanhã tem início o asfaltamento da Rua Frei Serafim, no bairro Nova Caxias, pedido seu feito na Câmara, em parceria da prefeitura com o Estado; e no Mutirão vai ser iniciado o calçamento intertravado em duas ruas que historicamente davam muito problema, um a pedido do vereador Gentil Oliveira, e outro também de sua autoria;
Vereador Professor Chiquinho (Republicanos) – parabenizou o período eleitoral passado e agradeceu requerimento feito para a Rua do Fio, no bairro Ponte, solicitando asfalto e avenida. Chamou atenção da Casa em relação à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social que, pela atual dificuldade social, está deixando a desejar em muitos bairros; o Projeto Irmã Clara, por exemplo, que fechou há mais de 02 anos, tem feito falta na Vila São José, devido ao retorno de crianças e adolescentes ao tráfico de drogas e idosos isolados em suas casas, passando momentos depressivos. Lembrando de quando foi secretário da pasta, disse que sabe de sites para consulta dos recursos que chegam e a secretaria não funciona. Denunciou falta de combustível para o Conselho Tutelar fazer seu trabalho de diligências e a troca do trabalho dos CRAS por atividades extras. Enfatizou que seguirá enfatizando o assunto nas próximas sessões, com documentos comprobatórios e denúncias do Ministério Público Federal.
Vereador Vinicius Sabá (PT) – parabenizou o momento pós-política, as candidatas eleitas na cidade, o governador reeleito (apesar de pesquisas apontarem que ele não ganharia em Caxias), pela força do grupo; o vereador Daniel Barros, que também foi a luta e teve uma votação expressiva; e Catulé Júnior, com apoio dos vereadores Catulé, Professor Chiquinho, Lacerda e Torneirinho, que hoje figura como um dos grandes políticos do estado do Maranhão. Desejou retomar os trabalhos com assuntos pontuais e que o governador possa olhar com mais bons olhos ainda Caxias para sanar os principais problemas da cidade.
Vereador Catulé (Republicanos) – analisou a eleição como uma das mais tranquilas do estado em questão de abstenção. Disse que faltou votos para Catulé Júnior chegar à Assembleia Legislativa, mas ficou de certa forma confortável pela votação expressiva na cidade, de sorte que tem só tinha que agradecer novamente o povo de Caxias e os três outros vereadores que os acompanharam na luta, “que não terminou, foi só uma batalha e tem mais eleição daqui a dois anos, a maior eleição do país, a municipal, com a disputa local, onde quem governa e comanda a cidade é a Câmara Municipal e o prefeito”. E elogiou a desenvoltura do colega Daniel Barros por conseguir quase 9 mil votos, sem apoio, sozinho.
Vereadora Cynthia Lucena (PP) – parabenizou os deputados eleitos e eleitas; os não eleitos, mas guerreiros, Daniel e Catulé Júnior; suas candidatas, mulheres guerreiras e que fizeram bonito, Amanda e Daniella, e mais uma vez mostrou a força da mulher como representatividade. Reforçou requerimento, que Mário Assunção também fez, quanto à implantação asfáltica na Rua Frei Serafim, no bairro Nova Caxias, extensa e que merece asfalto e deve começar nessa semana, agradecendo ao prefeito e ao secretário.
Vereador Ramos (Republicanos) – justificou seus requerimentos, solicitando: reforma da UBS Pirajá; construção de escola de 2º grau na Avenida 15 de Novembro, no Eugênio Coutinho, e a conclusão das creches iniciadas no governo Léo Coutinho, e agora com a deputada federal em busca dos recursos, Amanda Gentil, vai concluir, e no Bacuri. Agradeceu ao executivo, ao prefeito Fábio Gentil e à deputada Daniella, pelo recapeamento asfáltico das ruas do povoado Eugênio Coutinho. Parabenizou o colega Daniel Barros pela expressiva votação, sozinho na luta; Catulezinho, que também teve votação expressiva em Caxias, já esperada, pelo belíssimo trabalho prestado à frente da Secretaria de Estado do Turismo. Comentou sobre as candidatas apoiadas por ele, Daniella e Amanda Gentil (que diziam que não seria eleita), e provou mais uma vez a força do grupo Gentil.
Vereador Lacerda (PCdoB) – apresentou reivindicação dos moradores do Cangalheiro (com quase todas as ruas em paralelepípedo), pdindo que o gestor olhe com atenção para o bairro e leve recapeamento asfáltico a todas as suas ruas.
Vereador Darlan Almeida (PL) – comentou sobre o certame político onde seu grupo saiu vitorioso, com a reeleição do governador e a eleição das deputadas federal, Amanda Gentil, e estadual, Daniella. Parabenizou também os candidatos Catulé Júnior e Daniel, e todos os vereadores pela harmonia entre os pares, pela campanha de paz, afirmando que quem venceu foi a cidade de Caxias. Disse que Lacerda está de parabéns pois o Cangalheiro está recebendo, na Avenida Edson Lobão, asfalto, e o prefeito anunciou asfalto na Rua Espírito Santo. Destacou a secretária Ana Célia e todos os envolvidos no Projeto Primeiros Socorros nas Escolas, do Governo Federal, executado pela SEMECT, que será implantado em Caxias nos próximos dias, preparando o corpo docente para lidar com primeiros socorros de alunos até a chegada de ajuda profissional especializada.
Vereador Júnior Barros (PMN) – reafirmou que a eleição foi tranquila, e que o prefeito Fábio Gentil soube conduzir com muita cautela todas as peças que faziam parte do tabuleiro, não deixando desamparado quem era do grupo, como prova a votação expressiva que recebeu. Descreveu o grupo governista como forte, unido, numa eleição dinâmica, mostrando que Caxias é uma cidade que reconhece aqueles que prestam um bom serviço à comunidade. Observou que os candidatos do grupo se sobressaíram com uma vantagem muito grande em relação aos demais, e a diferença foi ainda maior para governo. Agradeceu a todos que trabalharam com empenho na campanha, com a mensagem de esperança de que o grupo é o melhor para Caxias.
Vereadora Gardênia (PV) – parabenizou as deputadas eleitas Amanda Gentil, como federal, e Daniella, como estadual, e o governador Carlos Brandão. Fez referência a um requerimento de sua autoria sobre a estrada do 2º Distrito que leva ao povoado Canabrava, onde os moradores estão preocupados, pois o inverno está quase chegando e ficará mais intrafegável. Ela acredita que com a eleição das deputadas e o apoio da Casa, em nome do presidente Teódulo Aragão, o desenvolvimento vai chegar naquela região.
Vereador Durval Júnior (Republicanos) – agradeceu a Deus por ter participado de uma política cheia de paz, onde mais uma vez seu grupo saiu vitorioso, elegendo as deputadas Amanda Gentil e Daniella, o governador Carlos Brandão e o senador Flávio Dino. Destacou o seu empenho na trajetória dos seus três mandatos, período em que conseguiu, com muita dificuldade e paciência, escolhendo a dedo, pessoas que queriam estar junto com ele, formando a Família Durval Júnior, que por si só consegue reunir mais de mil pessoas, sem a interferência do vereador e sua esposa. Disse que ser forte também se deve ao lado que se escolhe. Parabenizou o presidente da Câmara, que esteve à frente das articulações das eleições de deputado e governo, Fábio Gentil e a luta de Catulé Júnior e o colega Daniel. Afirmou que o grupo do prefeito hoje está mais forte, com representações tanto no estado quanto a nível federal, e da honra em andar nos quatro cantos de Caxias agradecendo às pessoas que acreditaram.
Vereador Thyago Vilanova (Avante) – agradeceu a toda a Família Thyago Vilanova que esteve com o vereador na luta buscando votos para seus candidatos e saíram vitoriosos, tanto a nível estadual como municipal, nas seções que tem mais atuação, que acreditaram e estiveram irmanados durante essa campanha. Parabenizou as deputadas Daniella e Amanda, o governador Carlos Brandão, o vereador Daniel e Catulé Júnior, pela expressiva votação dentro de Caxias. Lembrou que outras campanhas estão por vir. Explicou que o que o vereador Lacerda cobrou não foi pavimentação, asfalto em algumas ruas do bairro Cangalheiro, porque a Rua do Espírito Santo já foi feita dias atrás, e que o problema são as ruas paralelas à ela estarem com calçamento esburacado. Para ele o pedido, primeiro, é de recuperação dessas vias.
Vereadora Irmã Nelzir (Republicanos) – agradeceu a Deus pela vitória do grupo, enfatizando que foi uma luta grande. Parabenizou os candidatos que não foram eleitos, mas tiveram voto muito expressivo, e destacou o presidente da CMC, que muito se ewsforçou lutando por essa campanha, pela vitória conquistada. Gostou de ouvir a palavra do vereador Catulé, pela gratidão, por tudo feito ao filho, Catulé Júnior, que tem valor. Disse que a Câmara é unida, que não teve confusão, não teve briga, uma eleição com harmonia, respeitando o direito dos outros. Finalizou parabenizando também o prefeito, que agora está com mais força para conduzir a cidade de Caxias.
Expediente do dia
No expediente do dia da sessão ordinária da CMC, de 10 de outubro de 2022, foram anunciadas, a fim de serem submetidas ao crivo das comissões legislativas pertinentes para serem posteriormente discutidas, votadas e aprovadas, as seguintes proposições:
Poder Executivo Municipal – Projeto de Lei Nº 045, Processo Nº 052, de 10 de outubro de 2022 – “Dispõe sobre o laudo para pessoas com deficiência com prazo indeterminado no âmbito do Município de Caxias/MA e dá outras providências”;
Vereador Torneirinho (PV) – Requerimento ao Poder Legislativo Municipal, reivindicando, em nome da presidência da Comissão de Infraestrutura, Saneamento, Habitação, Urbanismo, Trabalho e Serviços Públicos, a realização de uma audiência pública para discutir a Revisão do Plano Diretor de Caxias;roca dos refletores de lâmpadas quentes por led no Estádio Duque de Caxias, no bairro Seriema;
Vereador Daniel Barros (PDT) – Requerimento ao Poder Executivo Municipal, reivindicando que seja feito a implantação de uma lombada na Avenida General Sampaio, localizada no Morro do Alecrim;
Vereador Antônio Ramos (PRB) – Requerimentos ao Poder Executivo Municipal, reivindicando a reforma completa da UBS-Pirajá, no bairro Pirajá; a construção de uma escola em nível de segundo grau na Avenida 15 de Novembro, no Residencial Eugênio Coutinho; e a conclusão de duas creches, sendo uma localizada na Rua da Pedreira, no Residencial Eugênio Coutinho, e outra localizada no Bairro Bacuri;
Vereadora Gardênia Evangelista (PV) – Requerimento ao Poder Executivo Municipal, reivindicando o empiçarramento do início da estrada do Povoado Canabrava, até à caixa d’água, no 2º Distrito; e
Vereador Durval Júnior (PRB) – Requerimento do Poder Executivo Municipal, solicitando uma ambulância, a instalação de um gabinete dentário e a continuação do asfalto, ou calçamento com piso intertravado, no Povoado Engenho D’Água, no 2º Distrito.
Ordem do dia
Na ordem do dia da sessão de segunda-feira, 10/10, foram apreciadas, votadas e aprovadas as seguintes proposições:
Vereador Darlan Almeida (PL) – solicitação ao Poder Executivo Municipal, reivindicando a troca dos refletores de lâmpadas quentes por led no Estádio Duque de Caxias, no bairro Seriema, e no Estádio Aluízio Lobo, no bairro Volta Redonda;
Vereadora Gardênia Evangelista (PV) – Requerimento ao Poder Executivo Municipal, reivindicando a manutenção da estrada vicinal do povoado Garrafas, no 1º Distrito; e
Vereador Charles James (SD) – solicitação ao Poder Executivo Municipal, reivindicando a colocação de meio fio e sarjeta na Rua Erado de Noronha (Morro da Pipoca), no bairro Salobro.