Vereadores destacam a visita dos deputados estaduais e as inaugurações que marcaram Caxias na primeira semana de maio

Destaque

A sessão legislativa desta segunda-feira (08) na Câmara Municipal de Caxias (CMC) pautou, como prioridade, a visita dos deputados estaduais do Maranhão à cidade, na última sexta-feira (05), quando foi realizada uma sessão itinerante histórica do parlamento estadual na sede do legislativo caxiense, bem com as inaugurações que ocorreram no último sábado, protagonizadas pelo prefeito Fábio Gentil (Republicanos), através da entrega do Shopping da Gente Deputado José Gentil aos ambulantes que trabalham no centro de Caxias, de 15 casas do Programa Municipal Minha Casa é 10, além da inauguração da reforma do C.E.E Thalles Ribeiro Gonçalves e da Casa da Mulher Maranhense de Caxias, dentre outras, pelo governador do Estado, Carlos Brandão(PSB).

O presidente da CMC, vereador Ricardo Rodrigues (PT), iniciou a sessão fazendo um agradecimento a todos da casa que contribuíram para o êxito da sessão itinerante da Assembleia Legislativa do Maranhão na sede do legislativo caxiense. Ele estendeu agradecimentos aos vereadores, aos servidores e aos guardas municipais. “Quero dizer a todos, muito obrigado por esse grande êxito realizado em nossa casa”, externou, na ocasião.

A grande maioria dos parlamentares presentes no plenário louvou os feitos das autoridades no município. As casas populares entregues pelo prefeito mostraram o esforço da gestão em diminuir as carências habitacionais populares em Caxias, enquanto o shopping popular, além da beleza predial que evidencia mais o cenário do centro da cidade, deixou a impressão que, finalmente, o velho sonho de muitos administradores anteriores de oferecer mais comodidade aos trabalhadores informais, retirá-los das ruas, todos os dias sob sol ou chuva, enfim, foi realizado.

Não faltaram elogios também da bancada à coragem e à ousadia do presidente da CMC, vereador Ricardo Rodrigues (PT), por ter conseguido receber confortavelmente na Casa do Povo de Caxias, a pedido das deputadas caxienses Daniella (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT), seus colegas deputados estaduais liderados pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), deputada Iracema do Vale (PSB). O feito do presidente foi observado como uma tarefa contra todos os prognósticos possíveis, já que o plenário da CMC comporta somente 19 lugares, e mesmo contra um plano alternativo da assessoria da ALEMA para o evento ser realizado em outro local.

Durante o pequeno expediente, a vereadora Irmã Nelzir Republicanos) foi a primeira parlamentar a elogiar os fatos que aconteceram na cidade no último fim de semana. O vereador Darlan Almeida (PL) também foi do mesmo posicionamento, assim como Neto do Sindicato (Republicanos), para o qual a presença dos deputados estaduais foi algo que ninguém já presenciara em solo caxiense, porque, mesmo sendo uma localidade muito importante do interior maranhense e com lastro histórico invejável de políticos, jamais Caxias esteve na posição de uma capital de estado, como ocorreu no último fim de semana.

Os vereadores Antônio Ramos (Republicanos), Professor Chiquinho (Republicanos), Ângela Machado (PTC), Charles James (Solidariedade), Durval Júnior (Republicanos), Gentil Oliveira (PV) e Magno Magalhães (PL) também fizeram a mesma manifestação. Lembrando dos engenheiros Murilo Novais, José Miguel Viana e Gentil Neto, Gentil Oliveira fez questão de destacar a atuação de cada secretário de obras da gestão que concorreu para a entrega do Shopping da Gente.

Foi muito destacado o fato do grande shopping popular de Caxias ter sido construído somente com recursos próprios do município. Para o vereador Catulé (Republicanos), no entanto, o fato mais distinto, para ele, foi ter a certeza, dita pelo próprio governador Carlos Brandão, que a Câmara de Caxias será reformada pelo estado dentro dos critérios projetados e que foram apresentados pelo presidente Ricardo Rodrigues às autoridades visitantes no último fim de semana.

A reunião parlamentar, porém, não registrou somente satisfações. Muitos disseram que, passado o clima salutar das inaugurações e da vislumbrante visita dos deputados estaduais à cidade, para a qual concorreu decisivamente o fato de a cidade de Bacabal gentilmente ter aberto a preferência de recebê-los na data, agora era chegada a hora de tomadas de decisões importantes no município. A recuperação das estradas vicinais do município, que estão muito deterioradas e mesmo intrafegáveis por causa das fortes chuvas que caíram nos últimos meses, foi a pauta que mais chamou a atenção de todos, após os momentos iniciais da reunião.

O vereador Antônio Ramos se irmanou ao colega Neto Sindicato e também propôs que o município estabeleça rapidamente uma força tarefa para recuperar as estradas rurais, até para reforçar o rol de iniciativas que Neto entende como mais convenientes para reforçar os agricultores familiares do município, grande força produtiva na zona rural, que precisam também ter em suas localidades boas escolas, unidades de saúde, etc. O vereador Antônio Ximenes (Republicanos), que também foi da mesma opinião, sugeriu que o município crie um departamento só para cuidar da situação. “Assisti o prefeito Zé Castro fazer isso lá no passado, e deu certo”, disse na oportunidade. Ximenes elogiou o esforço de todos que contribuíram para o sucesso da visita dos deputados estaduais e para as últimas inaugurações em Caxias. Mas criticou pessoas pessimistas que não acreditam que a engenharia possam superar problemas com edificações no centro de Caxias, a exemplo da construção do Shopping da Gente, um investimento que, para ele, vai oferecer mais comodidade e segurança aos trabalho dos ambulantes que operam na área central da cidade.

As palavras do vereador foram reforçadas por observação do presidente Ricardo Rodrigues, lembrando aos pares que, a título de uma ajuda de custo para os ambulantes se estabelecerem nas lojas do seu shopping, o governo municipal já sancionou um projeto de lei aprovado na casa, através do qual, cada ambulante irá receber uma ajuda de 500 reais por mês, pelo espaço de 90 dias.

Participando do pequeno expediente, o vereador Magno Magalhães (PL) enfatizou que estava muito satisfeito em saber que tanto a presidente da ALEMA, deputada Iracema do Vale, como o governador Carlos Brandão, haviam se sensibilizado pela reforma da sede da Câmara dos Vereadores de Caxias. Ele parabenizou o prefeito Fábio Gentil pela realização do que chamou de grande e majestoso shopping popular, a seu ver, uma obra realmente grandiosa. Contudo, colocou em destaque também o discurso que o deputado Arnaldo Melo (PL) fizera na CMC, durante a sessão itinerante, quando este deixou claro que, mesmo recebendo investimentos, o leste maranhense é o lugar mais pobre do território maranhense. “E o pior é que não temos ainda nenhuma estratégia para diminuir a pobreza, que é a causa de todas as mazelas em nossa região”, salientou.

Falando de mazelas caxienses, o vereador Darlan Almeida (PL) voltou a clamar por mais segurança na cidade, dizendo que ela não é eficiente por inércia do efetivo policial, mas porque precisa ser robustecido em efetivo, viaturas e equipamentos. Ele deu ciência aos pares do que se passou no povoado Boca da Mata no fim de semana, quando, mesmo com tantas atividades na zona urbana de Caxias, um contingente policial chegou a tempo de prender um homem drogado que invadiu um templo evangélico, fazendo ameaças às pessoas e causando pânico na localidade. E, preocupado com a ação de marginais que estão assaltando e roubando por todos os lados, pediu que o prefeito Fábio Gentil instale um posto policial na entrada do Residencial Eugênio Coutinho.

Moção de repúdio

Após a leitura, votação e aprovação da ordem do dia da sessão, o vereador Professor Chiquinho promoveu a leitura de uma moção de repúdio ao vereador Daniel Barros (PDT), segundo a qual o líder da oposição se utilizara das redes sociais para mobilizar, juntamente com o ex-prefeito Paulo Marinho Júnior (PL), os ambulantes do centro de Caxias a não deixarem seus locais de trabalho para irem para o novo shopping popular recém-inaugurado. A proposição foi referendada pelos vereadores que estavam no plenário embasada no fato de que o próprio vereador Daniel Barros havia antes votado favorável ao Shopping Popular, contra o voto do vereador Catulé, que não encontrou motivos suficientes para a casa advertir um colega apenas porque ele, a seu modo, faz oposição à gestão municipal.

Na ordem do dia, após dispensa de interstícios aprovada pelo plenário, foram aprovados a Indicação de Projeto de Lei de autoria do vereador Charles James que “Reconhece como patrimônio cultural de natureza imaterial a ‘Marcha para Jesus’, no Município de Caxias e dá outras providências”; e o Decreto Legislativo Nº 001, de 08 de maio de 2023, de autoria da vereadora Ângela Machado, que “Concede Título de Cidadania Honorária Caxiense à Sra. Lycia Mayara Waquim e dá outras providências