A última sessão ordinária de 2022, na Câmara Municipal de Caxias (CMC), quarta-feira (21), foi realizada com a presença de 15 vereadores, que aproveitaram o encontro para, sob a direção do presidente do legislativo, vereador Antônio José Ximenes (Republicanos), limparem a pauta das proposições do semestre que ainda restavam em regime de análise nas comissões da casa. A sessão também marcou a estreia do vereador Gil Ricardo (PP), de 38 anos de idade, que, na condição de primeiro suplente do Partido Progressistas de Caxias (PP), ocupou a vaga do saudoso vereador e ex-presidente da CMC, Teódulo Damasceno de Aragão, falecido em acidente automobilístico 15 dias atrás na estrada de Caxias para Teresina.
Único vereador convidado pela presidência a usar a tribuna da casa na sessão, Gil Ricardo, que é um empresário radicado na cidade, natural de Picos, fez um discurso emocionado, através do qual fez questão de homenagear a memória de Teódulo Aragão, pedindo que os colegas guardassem um minuto de silêncio na ocasião.
O novo vereador agradeceu ao seu eleitorado pelos 933 votos que recebeu na eleição de 2020, e disse que tem o compromisso de nos próximos dois anos de mandato trabalhar em prol de todos os caxienses, almejando mais melhorias para o município e para a cidade. E, ao finalizar, agradeceu a Deus pela oportunidade de estar realizando um sonho, assim como a seus familiares que o estimularam a entrar na política e a chegar na Câmara de Caxias.
O presidente Antônio José Ximenes desejou boa sorte ao novo colega, informando-o que a casa e todos os demais vereadores da casa concorrerão para que ele possa realizar um bom trabalho na CMC, a partir do próximo ano. Ximenes parabenizou todos os pares pelo bom trabalho legislativo realizado durante o segundo semestre, e desejou a todos votos de felicidades nas festividades da passagem do natal e do final do ano.
Ele anunciou que a partir de 22/12 os vereadores estarão de recesso até 02 de fevereiro de 2023, mas deixou claro que o recesso apenas alcança as atividades legislativas presenciais que eles realizam semanalmente na casa. Diante de qualquer eventual necessidade que o município venha reivindicar ao legislativo, todos os vereadores e vereadoras mantém-se à postos e à disposição para até suspender o atual recesso, se for necessário.
O presidente da CMC lembrou também, na oportunidade, da sua satisfação em participar, no início da semana, da solenidade de formatura da primeira turma de 2º grau do Colégio Militar Tiradentes, gerenciado pela Polícia Militar do Maranhão, sob a direção do tenente-coronel Flávio, recomendando a instituição como um excelente modelo de educação no município de Caxias, e pedindo que os pares aprovassem uma moção de aplauso da casa em prol da instituição educacional.
A longo do pequeno expediente, 14 vereadores usaram a palavra, saudando o novo colega que estreava na casa, dizendo do trabalho realizado no semestre e formulando votos de feliz natal e boas festas a todos os pares e à comunidade caxiense.
Ordem do dia
Na ordem do dia da sessão de 21/12/2022, fechando a pauta de proposições que estavam ainda em análise e discussão, foram aprovadas, por unanimidade, as seguintes matérias:
Vereador Antônio José Ximenes (Republicanos) – Projeto de Lei Nº 064, Processo Nº 074, de 14 de dezembro de 2022 – “Altera o artigo 1º da Lei Nº 2.553, de 22 de dezembro de 2021, que passará a vigorar da seguinte forma: Art. 1º – Fica denominado Des. Arthur Almada Lima Filho o Complexo Ferroviário e Artístico de Caxias, sede do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 951, no Centro de Caxias/MA”;
Vereador Daniel Barros (PDT) – Projeto de Lei Nº 062, Processo Nº 072, de 05 de dezembro de 2022 – “Reconhece de Utilidade Pública o “Grupo de Associados e Voluntários para União da Vila Esperança e Soledade e dá outras providências;
Vereador Mário Assunção (Republicanos) – Indicação de Projeto de Lei ao Poder Executivo Municipal – Dispõe sobre o alinhamento e retirada de fios em desuso de postes do Município de Caxias/MA e dá outras providências; e Requerimentos ao Poder Executivo Municipal, solicitando a reforma da Praça Cônego Aderson Guimarães, no Bairro Trezidela; proposições contemplantadas com dispensa de interstícios para serem votadas e aprovadas na ordem do dia; e
Vereador Torneirinho (PV) – Requerimento ao Poder Executivo Municipal, reivindicando a recuperação asfáltica da Rua do Cajueiro, no Bairro Seriema.