Legislativo defende a segurança das escolas como maior prioridade de Caxias no atual momento e adianta boas notícias para o município

Em sessão movimentada e cheia de pronunciamentos no grande expediente, a reunião parlamentar desta quarta-feira (12), na Câmara Municipal de Caxias (CMC), se levadas em conta as demandas discutidas, foi bastante proveitosa para a comunidade. Temas relevantes como a segurança do município, e, em especial, das escolas públicas, nesse momento em que invasões de educandários e agressões graves a professores e alunos, inclusive com vítimas fatais, viraram notícia rotineira nos meios de comunicação e redes sociais do país, levaram os vereadores da situação e da oposição a defenderem suas posições em face aos últimos acontecimentos.

O incidente ocorrido na escola do povoado Sítio, no 2º Distrito de Caxias, onde um aluno adolescente partiu para a agressão de professores e colegas e promoveu um verdadeiro quebra-quebra na unidade de ensino, esteve no centro das discussões.

Boas Notícias

Mas a reunião contabilizou também uma boa notícia para a cidade, oferecida pelo vereador Professor Chiquinho (Republicanos), cientificando os pares que o município já conseguira protocolar junto ao Fundo Amazônia, que tem por finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal, um projeto para recuperação total do riacho do Ponte, cuja piscina central foi reinaugurada no bairro do mesmo nome, na semana passada.

Ver. Professor Chiquinho (Republicanos) 1° Secretário da CMC

Esse projeto de recuperação do riacho do Ponte, estimado em cerca de 30 milhões de reais, segundo professor Chiquinho, até chegou a ser dúvida se poderia ter acesso ao Fundo Amazônia, que dispõe de cerca de 2 bilhões de reais, porque seus técnicos não estavam certos de que o Município de Caxias faz parte da Amazônia Legal. Contudo, a dúvida foi dissipada, e o projeto caxiense agora já está na fila de atendimento.

Outra boa notícia, exposta pelo presidente do legislativo, vereador Ricardo Rodrigues (PT), no início da sessão, foi a notificação aos pares da visita que fizera na terça-feira (11) ao governador do Estado em exercício, Felipe Camarão (PT), em São Luís, a título de parabenizar a investidura do seu companheiro partidário que também responde pela pasta estadual da Educação. Ele disse que conversou com o governador em exercício, e este lhe garantiu que investimentos de grande monta para a área estão prestes a acontecer em Caxias, como é o caso da construção de uma escola de tempo integral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), escola vocacional de ensino médio que é uma aspiração de professores e alunos da cidade.

Presidente da CMC ver. Ricardo Rodrigues (PT)

Ricardo Rodrigues também anunciou que brevemente o legislativo caxiense irá receber na casa a Assembleia Legislativa do Maranhão Itinerante, uma ação dos deputados estaduais maranhenses, que querem estreitar mais as relações da ALEMA com as comunidades interioranas e também com os parlamentares de cada cidade e região por onde o evento passar, a qual, no seu entender, será uma excelente oportunidade para os pares assistirem de perto como é processado o trabalho legislativo no parlamento estadual.

População quer propostas que melhorem a cidade
O presidente da CMC, que em determinados momentos também fez apartes aos oradores que falaram no grande expediente, chamou a atenção dos colegas, pedindo-lhes colaboração, justificando que sempre foi muito democrático e aberto a todos, para dizer-lhes que a população caxiense, quando vem para a casa do povo, ela quer ouvir propostas, proposições, projetos, discussões que envolvam a cidade e possam realmente impactar na melhoria da qualidade de vida, no seu bairro, na sua rua, na sua comunidade.

Ele insistiu que, em vez de discussões de caráter pessoal, os colegas retribuam a confiança neles depositadas com propostas que realmente possam beneficiar a vida dos caxienses, refletindo que “quando o cidadão, a cidadã, vai à urna, para dar o seu voto de confiança, ele, ela, ali leva a esperança daquele voto, de ter uma rua melhor, um bairro melhor, uma estrada vicinal melhor, de ter uma escola melhor para seu filho, e esse voto é muito confiante, naquele momento. Então, não convém decepcionar as pessoas que vêm à esta casa para ver a boa participação do seu representante, pois o que importa para elas é a solução das demandas do seu bairro, da sua rua, da sua comunidade e da cidade”.