Na última sessão ordinária de 2022, na manhã de quarta-feira, 21, nada menos do que 14 parlamentares da Câmara Municipal de Caxias (CMC) usaram a palavra, todos durante o pequeno expediente.
O primeiro a falar foi o vereador Antônio José Ximenes (Republicanos), presidente do legislativo, que comunicou aos pares a chegada do vereador Gil Ricardo (PP), assumindo o mandato e ocupando a vaga do saudoso presidente Teódulo Aragão. Ximenes disse que recebia o novo parlamentar de braços abertos, fazendo-o entender que a Câmara de Caxias é a caixa ressonância da sociedade caxiense, e que espera, portanto, que o novo colega venha compartilhar do mesmo sentimento de todos os pares em relação às decisões que são tomadas na Casa em prol da população do município. O presidente refletiu que espera que os caxienses tenham um bom natal, gozem de boas festas e tenham todos um ano de 2023 repleto de realizações e prosperidade.
A vereadora Ângela Machado, manifestando-se em seguida, deu boas-vindas à Gil Ricardo, pedindo bençãos para ele e que o colega conduza seu mandato com muita maestria nos próximos dois anos. Lembrando os 15 dias de falecimento do saudoso presidente Teódulo Aragão, a vereadora pediu palmas em sua homenagem. Depois, agradeceu à Deus pelo dom da vida, após um ano de provações e comentou que já deu as boas-vindas ao presidente Ricardo Rodrigues (PT), que assumirá a presidência da CMC em janeiro de 2023, para dirigi-la até 2024. Ela agradeceu ao presidente Ximenes, pela atenção que lhe foi dispensada, após o mesmo ter assumido a Casa, e aos funcionários e assessores da Câmara, pelo trabalho desempenhado. E finalizou desejando Feliz Natal e Ano Novo a todos.
Depois, a palavra foi concedida ao vereador Luis Lacerda (PCdoB), que aproveitou a oportunidade para para parabenizar o colega Gil Ricardo, por estar na Casa representando também o povo e tendo a oportunidade de saudar seus amigos na galeria. Segundo o parlamentar, a população ganha com mais um vereador trabalhando a seu favor.
Também usando o espaço de tempo, o vereador Gentil Oliveira (PV) iniciou parabenizando o colega Ximenes por conduzir muito bem a Casa nos últimos 15 dias. Ele também deu boas-vindas ao colega Gil Ricardo, pedindo bençãos para o novo ciclo que se inicia em sua vida, agora como parlamentar caxiense. Desejou Feliz Natal a todos e um Ano Novo repleto de alegria, lembrando que 2022 foi um ano de desafios e perdas, fazendo uma reflexão dos acertos e erros visando melhorar cada vez mais vida dos caxienses.
Já o vereador Professor Chiquinho (Republicanos), não só deu boas-vindas à Gil Ricardo, mas disse que, assim como ele, todos os colegas estão à disposição para ajudá-lo no que for necessário, parabenizando-o em seguida por seu desempenho como liderança, fato demonstrado nas urnas, que o fez primeiro suplente do partido Progressistas, assumindo a vaga do saudoso vereador Teódulo Aragão.
Outro que se expressou na ocasião foi o vereador Darlan Almeida (PL), saudando também Gil Ricardo por sua chegada, e desejando-lhe um excelente trabalho. O parlamentar também falou da sua expectativa para a Casa nos próximos dois anos, e ofereceu bençãos, paz e saúde a todos os pares, a fim de que possam produzir muito mais do que no primeiro biênio de atividades da legislatura. E finalizou com uma citação muito usada pelo vereador Catulé, a de que a Câmara é a caixa de ressonância, de onde sai tudo de bom para o povo de Caxias.
Falando na oportunidade, o vereador Antônio Ramos (republicanos) parabenizou Gil Ricardo por assumir o cargo de parlamentar, se colocando à disposição para ajudá-lo no seu trabalho da melhor forma possível. E aproveitou para desejar um Natal de paz e saúde para todos os munícipes e um Ano Novo cheio de realizações.
O vereador Ricardo Rodrigues (PT) deu boas vindas a Gil Ricardo, se colocando também `Pa disposição para ajudar nos seus projetos, comentando que é um jovem promissor e sua chegada vai fortalecer ainda mais a Casa e o trabalho de base que já vinha fazendo. Em uma breve prestação de contas à população caxiense, ele agradeceu aos colegas de parlamento pelos votos dados aos seus projetos e à prefeitura por executá-los. E concluiu pedindo a Deus saúde, paz e coragem para vencer os desafios, desejando um Feliz Natal e um Ano Novo a todos os colegas e expectadores que assistiam à sessão legislativa.
O vereador Daniel Barros (PDT), lembrando que estava na última sessão ordinária de 2022, deu boas vindas à Gil Ricardo, desejando que ele faça do seu mandato o que é esperado por seus eleitores, até mesmo visando uma reeleição, e que o veja como aliado e amigo, independente de situação e oposição. Comentou que foi um ano de vitórias e derrotas, fazendo uma autoavaliação de sua atuação como oposição, agradecendo novamente os votos recebidos nas últimas eleições, e lamentando a perda recente dos amigos Teódulo Aragão e Sinésio Aquino.
O vereador Catulé (Republicanos), na sequência, fazendo referência a Gil Ricardo, disse que nos últimos anos a Casa perdeu vários companheiros e Deus enviou, através das leis dos homens, os seus substitutos, e que naquela data estava chegando mais um, para tomar assento protegido pela lei e autorizado pelo povo, através das urnas. O decano do parlamento caxiense enfatizou que o vereador é a voz do povo. E finalizou, lembrando o gesto de humildade que o novo colega apresentou em plenário, que, quem sabe o quer e quem pode esperar, sempre não perde nada.
O vereador Júnior Barros (PMN), em ato contínuo, também prestou saudação a Gil Ricardo, e comentou que assumir mandato não é fácil, já que o novo colega de parlamento vai ter que trabalhar ainda mais para suprir as expectativas, enfrentar críticas, se adaptar às circunstâncias da vida, ser forte, manter sempre a cabeça erguida e ter fé em Deus, fazendo o seu melhor, pois, no fundo, é Deus quem sabe a hora de cada um chegar e a hora de partir
O vereador Torneirinho (PV) também se manifestou no pequeno expediente. E começou desejando saúde e sabedoria ao vereador Ricardo Rodrigues, que dirigirá a CMC pelos próximos dois anos, refletindo que o parlamento caxiense foi feito para o bom combate, e que haverão muitos debates, muitas dificuldades, e que ninguém sabe do amanhã, só Deus. Ele anunciou que estará à disposição do novo presidente para ajudá-lo, pontuando que ninguém nasceu aprendendo tudo, e que é salutar buscar a humildade e a experiência dos mais velhos, para caminhar no bom caminho, já que a sociedade de Caxias precisará dele, principalmente olhando para os menos favorecidos, aqueles que precisam do vereador na rua e não em gabinete, ouvindo os anseios da população. No final, agradeceu o trabalho da sua equipe de gabinete durante o ano, assim como da população, que teve o carinho de recebê-lo por onde passa, pedindo a Deus saúde, para continuar participando da vida dos caxienses com êxito e coragem, porque a cidade tem pressa e há muito o que fazer.
O vereador Mário Assunção (Republicanos) também discursou para o plenário, desejando, inicialmente, um feliz natal para todos os vereadores, à plateia e a todos os assessores e servidores do parlamento. Ele pontuou, em seguida, que a semana que antecede o natal é uma semana de resignação e de preparação, principalmente para quem é católico, quem acredita em Deus, que sabe que o próximo dia 25 é o dia em que é comemorado o nascimento de Jesus, e que isso representa um renascimento, quando todos irão se preparar para o ano vindouro que está chegando, com novos projetos e novas vontades, sempre no interesse de fazer uma Caxias melhor. O vereador desejou boa sorte ao vereador Gil Ricardo, enfatizando que todo mundo tem vontade de chegar na CMC, que sempre nas eleições são mais de 300 candidatos, mais de mil propensos candidatos, mas que tinha certeza que o colega não gostaria de ter chegado à Casa da forma que chegou, embora seja necessário agora encarar os desafios e assumir uma responsabilidade muito grande, que o fato de levar adiante os projetos do seu partido, que era outrara encabeçado pelo presidente Teódulo Aragão. Em tom de prestação de contas, mostrando sentimento de dever cumprido, ele destacou que neste ano conseguiu contribuir com muitos benefícios para a população, mas que espera dar sequência em 2023 a muitos projetos para Caxias, já que diuturnamente a cidade cresce, aumenta, os problemas aparecem, e que, em função disso, muitas ações foram gestadas junto com o Poder Executivo, para fazer uma Caxias melhor. MA adiantou que no ano de 2023 a cidade terá pela frente um desafio muito grande, já que se encontra poluída com muitos fios de internet, fibra ótica, espalhados pelos postes de energia, que provocam acidentes, enfeiam a paisagem, concorrem para oferecer perigo à saúde das pessoas, fato que não deixará de ser um desafio a ser vencido na Câmara de Vereadores, através da disposição de um projeto de lei para normatizar essa situação que concorre para ocasionar acidentes graves para a população.
Fechando os pronunciamentos do pequeno expediente, o vereador Thyago Vilanova (Avante) aproveitou o momento para desejar sucesso ao novo companheiro de parlamento, Gil Ricardo, reforçando que já sabia que ele vem fazendo muito por Caxias, e por todos os caxienses, mas que agora, com certeza, irá trabalhar muito mais, assumindo o mandato e fazendo parte da Casa do Povo, e concluiu desejando um feliz natal a toda população do município.