A Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), deputada estadual Iracema Cristina Vale Lima (PSB), será distinguida com o Título Honorário de Cidadania Caxiense, nesta quarta-feira (23), às 9h, na Câmara Municipal de Caxias (CMC). A parlamentar receberá a honraria por indicação do presidente da CMC, vereador Ricardo Rodrigues (PT), através do Decreto Legislativo nº 010/2023, aprovado por unanimidade, em reconhecimento pela atenção especial dispensada por ela ao Município de Caxias.
A sessão solene que distinguirá a presidente da ALEMA com a cidadania caxiense transcorrerá em meio à Campanha Agôsto Lilás, promovida pela Procuradoria da Mulher da CMC, em ocasião alusiva ao aniversário de dois anos da entidade e também ao trabalho que as vereadoras Ângela Machado (PTC) e Irmã Nelzir (Republicanos), respectivamente presidente e vice-presidente da procuradoria da mulher, promovem para conscientizar a comunidade caxiense em relação ao enfrentamento contra a violência às mulheres caxienses, principalmente ocorrências domésticas.
Entusiasta da causa, a deputada Iracema do Vale, como é conhecida politicamente no estado, nasceu em São Luís, em 18 de junho de 1968, é enfermeira, funcionária pública federal e filha do taxista João Ivo Vale e da professora Francisca das Graças Lima Vale. Está na política partidária há três décadas, é casada com Herlon Costa e mãe de dois filhos, e foi eleita deputada estadual no pleito de 2022, após ter sido vereadora por dois mandatos em Urbano Santos (MA), e depois prefeita deste município, eleita em 2012 e reeleita em 2016.
Nos dois mandatos que exerceu na Câmara de Urbano Santos, ela desenvolveu diversos projetos que impulsionaram o desenvolvimento do município, beneficiando setores como agricultura familiar, gerando emprego e renda para a comunidade. Suas ações lhe renderam três premiações de Prefeita Empreendedora, concedidas pelo Sebrae.
Além disso, como gestora, construiu estradas, abrindo canais de acesso para cidade vizinhas e povoados adjacentes. Na Cultura, apoiou grupos de manifestações folclóricas, e criou também as secretarias de Emprego e Renda e da Mulher. E, na Educação, recuperou e construiu mais de 40 escolas, erradicou barracões usados como unidades de ensino, e incentivou o esporte com a construção de quadras poliesportivas.