Câmara de Caxias concede Título de Cidadania Honorária Caxiense à deputada Iracema do Vale

A Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), deputada estadual Iracema Cristina Vale Lima (PSB), será distinguida com o Título Honorário de Cidadania Caxiense, nesta quarta-feira (23), às 9h, na Câmara Municipal de Caxias (CMC). A parlamentar receberá a honraria por indicação do presidente da CMC, vereador Ricardo Rodrigues (PT), através do Decreto Legislativo nº 010/2023, aprovado por unanimidade, em reconhecimento pela atenção especial dispensada por ela ao Município de Caxias.

Presidente da Câmara Municipal de Caxias Ricardo Rodrigues (PT), Iracema Vale (PSB) Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão e vereadora Angela Machado (PTC) Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Caxias, professora Dandara, primeira dama da Câmara Municipal de Caxias

A sessão solene que distinguirá a presidente da ALEMA com a cidadania caxiense transcorrerá em meio à Campanha Agôsto Lilás, promovida pela Procuradoria da Mulher da CMC, em ocasião alusiva ao aniversário de dois anos da entidade e também ao trabalho que as vereadoras Ângela Machado (PTC) e Irmã Nelzir (Republicanos), respectivamente presidente e vice-presidente da procuradoria da mulher, promovem para conscientizar a comunidade caxiense em relação ao enfrentamento contra a violência às mulheres caxienses, principalmente ocorrências domésticas.

Entusiasta da causa, a deputada Iracema do Vale, como é conhecida politicamente no estado, nasceu em São Luís, em 18 de junho de 1968, é enfermeira, funcionária pública federal e filha do taxista João Ivo Vale e da professora Francisca das Graças Lima Vale. Está na política partidária há três décadas, é casada com Herlon Costa e mãe de dois filhos, e foi eleita deputada estadual no pleito de 2022, após ter sido vereadora por dois mandatos em Urbano Santos (MA), e depois prefeita deste município, eleita em 2012 e reeleita em 2016.

Nos dois mandatos que exerceu na Câmara de Urbano Santos, ela desenvolveu diversos projetos que impulsionaram o desenvolvimento do município, beneficiando setores como agricultura familiar, gerando emprego e renda para a comunidade. Suas ações lhe renderam três premiações de Prefeita Empreendedora, concedidas pelo Sebrae.

Além disso, como gestora, construiu estradas, abrindo canais de acesso para cidade vizinhas e povoados adjacentes. Na Cultura, apoiou grupos de manifestações folclóricas, e criou também as secretarias de Emprego e Renda e da Mulher. E, na Educação, recuperou e construiu mais de 40 escolas, erradicou barracões usados como unidades de ensino, e incentivou o esporte com a construção de quadras poliesportivas.