Câmara de Vereadores de Caxias adere à campanha Setembro Amarelo

Últimas Notícias

“A partir de hoje a Câmara Municipal de Caxias se engaja a campanha Setembro Amarelo”, declarou o presidente Teódulo Aragão na abertura da primeira sessão plenária do mês.

O Setembro Amarelo conta com o suporte da Associação Brasileira de Psiquiatria, do Conselho Federal de Medicina e do Centro de Valorização da Vida para conscientizar a população sobre o tema do suicídio, prática geralmente associada a problemas de depressão nas pessoas.

Segundo Teódulo Aragão, “a participação desta Casa na campanha Setembro Amarelo consistirá, dentre outras ações, em promover palestras ao longo do mês com especialistas sobre o assunto, afim de despertar a consciência da população para o problema que vem se tornando comum no município de Caxias, e que precisamos reduzir para manter em equilíbrio a saúde mental de nossa comunidade”.

Na ocasião, o presidente do legislativo e demais vereadores saudaram a presença na galeria de profissionais de saúde, educação, assistentes sociais e acadêmicos do curso de Psicologia da UniFacema, que prestigiaram a sessão e foram contemplados pela Câmara com um certificado de participação.

Dados

De acordo com o site oficial da campanha Setembro Amarelo, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. É com o objetivo de prevenir mais mortes e reduzir esses números que a campanha cresceu alertando a população para a necessidade da discussão do tema.