Câmara de Vereadores de Caxias promove ação no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O legislativo caxiense realizou, nesta sexta-feira (10), a abertura das suas ações em alusão ao Setembro Amarelo, com o objetivo de discutir sobre a saúde mental, valorização da vida, conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e alertar a comunidade sobre esta realidade em Caxias.

Presentes no plenário, o presidente da Câmara, vereador Teódulo Aragão, os vereadores Mário Assunção, Gentil Oliveira, Ricardo Rodrigues, Luís Lacerda, Ximenes, Darlan, Durval Júnior, Torneirinho, o ex-vereador Paulo Simão, o ex-vereador e atual secretário municipal Sargento Moisés e o prefeito Fábio Gentil.

“Todo mundo fala em suicídio, e nós temos que falar é em valorização da vida. Dizer a todos que esta Casa não vai ficar somente nas sessões, nem somente nos trabalhos legislativos, vamos todos os meses fazer ações. Nosso objetivo é fazer uma Câmara Municipal mais participativa, aproximando o povo de seus vereadores”, afirmou o presidente Teódulo.

“Parabéns presidente e vereadores pela sabedoria em trazer para a Casa do Povo, que é o nome da Câmara Municipal, um momento de grande interesse para toda a coletividade do município de Caxias”, declarou o prefeito Fábio Gentil.

Os temas “Quem cuida da mente, cuida da vida!”, ministrado pelo Coordenador Municipal da Rede de Atenção Psicossocial, Luis Fernando Rocha, e “Depressão no universo escolar”, ministrado pelo Coordenador do CAPS AD III, José Ytaciano Silva Bezerra, abriram o ciclo de palestras promovido pela Câmara de Vereadores.

Para o palestrante Luis Fernando, “que bom poder estar neste dia 10 de setembro, que é o Dia Mundial de Prevenção e Combate ao Suicídio, nesta Casa Legislativa, uma vez que a gestão municipal, a saúde pública, só pode ser mais efetiva a partir do apoio também e incentivo que essa Casa pode dar ao município de Caxias”.

Segundo o palestrante José Ytaciano, “o suicídio é um mal, e tudo aquilo que é mal tem que ser combatido com o bem. E tudo que for bem serve para a gente crescer e nos tornar pessoas melhores. O amanhã não nos pertence, temos que viver o hoje. Ao primeiro sinal, sintoma, procure um profissional, procure ajuda, converse, e vamos elevar a bandeira da saúde mental”.

Na galeria, dentre os presentes, o ex-vereador Jerônimo, a gestora regional de Educação, Marciana Bezerra, FAI, pastorais da Criança e do Idoso, Associação dos Artesãos, Lar da Alegria de Deus, Centro Técnico Nossa Senhora das Graças, Adefic, Projeto Adevida, coordenadores, secretários e outros membros do executivo, e as escolas São José, representada pela Irmã Suely, e Coelho Neto, representada por alguns alunos e os professores Marcos André e Alessandra.

Setembro Amarelo

No Brasil, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Combate ao Suicídio, por este motivo foi criada a campanha do Setembro Amarelo, que teve início em 2015, com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A campanha promove, em todo o país, passeatas, debates, palestras e também a identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela.