Câmara Municipal sedia I Simpósio Inclusivo da Pessoa com Deficiência de Caxias

A Câmara Municipal sediou, na manhã desta quinta-feira (14), o I Simpósio Inclusivo da Pessoa com Deficiência de Caxias.

O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped). “Agradeço o espaço cedido pelo presidente da Câmara, Teódulo Aragão. A partir da explanação de hoje, vamos pedir ajuda dos vereadores para montarmos uma Frente Parlamentar, para começarmos a cobrar os direitos das pessoas com deficiência em empresas privadas e repartições públicas”, disse Camilla Braúna, presidente da entidade.

Da tribuna, o advogado Rafael Araújo palestrou sobre a Lei Brasileira de Inclusão. “Em uma conversa com as pessoas, mostramos que existem direitos, que existem leis positivadas, que o ordenamento jurídico brasileiro avançou muito com relação a pessoas com deficiência e quem pode tornar esse direito efetivo que acaba se tornando omisso e não faz nada. Nosso objetivo foi educar”, explicou.

O plenário contou com representantes de secretarias municipais, bancos, igrejas e das forças de segurança. “Hoje os vereadores, o prefeito e todos os secretários estão de portas abertas para aprender cada vez mais sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, para que possamos trabalhar mais do que já temos trabalhado para que não se sintam excluídas da sociedade como um todo”, frisou a secretária de Governo, Amanda Gentil.

Os vereadores Teódulo Aragão, Júnior Barros, Luís Lacerda, Ramos, Ângela Machado e Cynthia Lucena prestigiaram o evento. “É com satisfação que o Poder Legislativo de Caxias se associa às organizações que trabalham pela inclusão social de nossos cidadãos e cidadãs com algum tipo de deficiência que lhes dificulta o direito de participar diretamente na vida da nossa comunidade. Aqui, nesta casa, onde estamos valorizando uma maior interatividade com a população caxiense, também estamos fazendo o direito de inclusão a essas pessoas. Aqui mesmo no plenário, no espaço reservado à plateia de expectadores que assistem ao trabalho de nossos parlamentares, há espaço reservado para a inclusão, porque entendemos que todas as pessoas, indistintamente, devem ser tratadas com igualdade de direitos. Outro exemplo da importância que cultivamos pela inclusão social é o nosso auditório, localizado no pátio desta sede legislativa, que somente voltará a ser utilizado quando estiver equipado com um elevador que permitirá o acesso a pessoas cadeirantes, o qual já estamos providenciando”, afirmou o presidente da Câmara.