Darlan Almeida esclarece que o Censo de 2022, em Caxias, foi uma surpresa que serve de alerta para futuros recenseamentos no município

Participando da audiência pública sobre o Censo 2022 na cidade de Caxias, realizada na quarta-feira, 08, no plenário da Câmara Municipal (CMC), o vereador Darlan Almeida (PL), ao receber a informação do consultor da Prefeitura Daniel Mota de que mais de 7 mil casas estão fechadas no município, declarou que considerava a informação uma surpresa, já que o município, que em 2010 tinha 47.170 moradias, agora tem 59.728, que representam 12.558 domicílios a mais.

Ver. Darlan Almeida (PL)

Para o vereador, esse fato era um indicativo de que o município cresceu, mas não pode ser fato conclusivo, haja vista que a cidade tem muita casa desocupada em razão de seus proprietários possuírem várias residências que não ocupam e apenas servem para especulação, como acontece, por exemplo, nos conjuntos residenciais Vila Paraíso e Eugênio Coutinho.“Quando o Daniel Mota fala aqui que Caxias tem muita casa desocupada, muitos ficaram surpresos. Gostaríamos que nós já tivéssemos alcançado 180 ou 200 mil habitantes. Mas não dá. Mesmo com criteriosa revisão, Caxias tem, no máximo, de 160 mil a 165 mil habitantes. E falo isso porque tenho ciência de que nesses conjuntos residenciais tem gente que é dona de até 10 imóveis que nunca foram utilizados, muitos deles até com os telhados caindo”, considerou o parlamentar, informando que chegou até a ser ameaçado por tentar levantar criteriosamente a propriedade dessas moradias financiadas pela Caixa Econômica Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Darlan isentou o IBGE local de praticar qualquer ilegalidade no censo, defendendo que o órgão vem fazendo o que pode e o prefeito Fábio Gentil (Republicanos) tem colaborado com o trabalho. Mas entende, no entanto, que é desnecessário prosseguir tentando encontrar quem não se recenseou, através do telefone IBGE 0800 721 8181, porque isso não resultará em nada, muito embora o consultor Daniel Mota ache importante seguir tentando até o fim de março, porque, se ficar registrado que a pessoa não participou do senso, o órgão sempre será obrigado a responder.

Essas anomalias no censo de 2022, segundo o parlamentar, servem de alerta para as autoridades locais quando do advento do futuro senso a ser realizado no município, que tem estimativa projetada para os anos de 2025 ou 2027, mencionando que o mais importante, agora, é todo mundo trabalhar com afinco, em busca de melhorias para a cidade, já que o perigo de redução do FPM foi afastado pela justiça.