Esclarecimentos, posicionamentos políticos, cobranças e anúncio de serviços dominam a pauta da sessão na CMC

Últimas Notícias

Agradecendo a participação dos colegas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Caxias (CMC) dessa segunda-feira, 21, que para ele foi decisiva e contribuiu mais para esclarecer a política do município, o presidente do legislativo caxiense, vereador Teódulo Damasceno de Aragão (PP), elogiou os discursos que valorizaram a entrega de mais uma obra importante para o município, no último fim de semana, que foi a nova Avenida Beira Rio, realização da parceria do Governo do Maranhão com a Prefeitura de Caxias, em solenidade na manhã de sábado, 19, com a presença do governador Flávio Dino.

O presidente anunciou que a Câmara Municipal de Caxias irá criar dentro em breve um ponto alternativo para a emissão de títulos eleitorais, assim como documentos de identidade, CPF e carteira de trabalho, a fim de que a comunidade possa fazer jus a esses serviços com mais comodidade. Revelou também que o legislativo convidou a OAB/MA Seccional de Caxias a participar dos trabalhos da casa, para colaborar na elaboração de projetos e assuntos pertinentes, os quais passarão a ter um parecer da conceituada entidade.

Teódulo Aragão também deu ciência aos pares e aos expectadores que a Procuradoria do legislativo estará à frente de todas as licitações realizadas pelo poder, que acontecerão em modo eletrônico, na forma da lei, mas também transmitidas ao vivo, mostrando mais transparência nas ações.

Recado aos indecisos

Abordando o momento político, o presidente da CMC declarou que políticos que ficam em cima do muro, políticos que não tomam posição, acabam acertados pela iniciativa de alguém e não têm como se segurar. Ele lamentou que pessoas preguiçosas que não tem o que fazer fiquem denegrindo a imagem de quem trabalha, e, mesmo se dizendo de um lado, não tomam providências para dizer do lado que estão.

Fazendo alusão ao pronunciamento que o vereador Mário assunção (Republicanos) fez no fim do grande expediente da sessão, Teódulo Aragão disse: “Essas pessoas deveriam ter vergonha, e simplesmente mostrar de que lado realmente querem ficar, assim como fez o vereador Mário Assunção, quando saiu do grupo político dos Coutinho, e não ficar provocando para ser tirado”, concluiu Teódulo, lembrando que a colega Ângela Machado (PTC) participou da reunião de forma remota.
Sessão concorrida

A sessão foi bastante concorrida, mas ainda respeitando os protocolos sanitários. Participaram os vereadores Teódulo Aragão, Durval Júnior (Republicanos), Torneirinho (PV), Irmã Nelzir (Republicanos), Luís Lacerda (PCdoB), Júnior Barros (PMN), Gentil Oliveira (PV), Charles James (Solidariedade), Daniel Barros (PDT), Thyago Vilanova (Avante), Antônio Ramos (Republicanos), Cynthia Lucena (PP), Ricardo Rodrigues (PT), Darlan Almeida (PL) e Ângela Machado (PTC) – de forma remota.

Expediente do dia

Após a leitura da ata da sessão anterior, o expediente registrou proposições de oito (08) vereadores (Irmã Nelzir, Torneirinho, Charles James, Cynthia Lucena, Thyago Vilanova, Antônio Ramos, Gentil Oliveira e Daniel Barros) num total de 15 requerimentos e um projeto de lei, assim distribuídos à apreciação e posterior aprovação:

Irmã Nelzir – requereu ao prefeito uma operação tapa-buracos na rua da Mariinha, no bairro Campo de Belém; e o asfaltamento da rua Santa Rita, no bairro Ponte;

Torneirinho – reivindicou ao prefeito a implantação de uma ciclovia na avenida Edison Lobão, no bairro Volta Redonda; e à Câmara Municipal a realização de uma audiência pública em relação à prática desportiva de tiro em Caxias;

Charles James – pediu ao prefeito que reforme a Unidade Escolar Municipal João Rodrigues Lima, no povoado Centro das Cabeceiras, no 3º Distrito; e a construção de duas (02) salas de aula e a reforma do auditório da escola José Castro,no bairro Ponte;

Cynthia Lucena – solicitou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura realize um projeto de limpeza, urbanização e revitalização das áreas do entorno do Centro de Educação Infantil Maria Luiza Pereira, na rua Santa Teresinha, no bairro Vila Arias; e que seja instalada iluminação pública com lâmpadas de led nas seguintes vias públicas do bairro Vila Lobão: Ruas Chapadinha, Amarante, Colinas, Parnarama, Arari, Presidente Dutra, Tutóia, Gonçalves Dias , Barreirinhas, Esperantinópolis I e II, Pedreiras, Santa Inês e Tuntum;

Thyago Vilanova – reivindicação ao prefeito, pedindo a recuperação da Cabeceira da Ponte, localizada na rua Nova, no bairro Itapecuruzinho; e a reforma e ampliação da Unidae Integrada Municipal Marly Sarney Costa, na rua Nova, no bairro Itapecuruzinho;

Antônio Ramos Correia – reivindicação ao prefeito, pedindo a interligação da Travessa Paraíba com a rua Aluízio Lobo, no bairro Antenor Viana; e a instalação de calçamento intertravado, com meio fio e sarjeta, em todo o bairro Vila Conquista;

Gentil Oliveira – pedido ao prefeito, reivindicando a instalação de lixeiras nos postes do centro da cidade de Caxias;

Daniel Barros – solicitação ao prefeito, pedindo a pavimentação asfáltica e a implantação da iluminação pública de led na rua 21 de abril, no bairro Vila Alecrim; e que seja implantada iluminação pública de led, interligação de bueiro para escoamento de água e calçamento de concreto intertravado na continuação da rua Parnasio, próximo à Creche Aluízio Lobo, no bairro Ponte;

Daniel Barros – projeto de lei propondo que o município disponha “Sobre a autorização de um espaço para a prática de manobras com motocicletas, o ‘Wheeling’, e crie a Rua do Grau, destinada a práticas esportivas e culturais em logradouros públicos de Caxias”.
Pequeno Expediente

Depois da leitura do expediente do dia, 10 vereadores aproveitaram o momento para se manifestarem livremente, durante o pequeno expediente

Irmã Nelzir

Solicitou agilidade no pedido que fez para a Rua Santa Rita, antigo “Beco do Mimi”, reivindicando recapeamento asfáltico, apesar de entender as dificuldades de realização imediata por conta das chuvas.

Gentil Oliveira

Enalteceu a inauguração da nova avenida Beira Rio, obra que potencializou ainda mais o turismo em Caxias, ao mesmo tempo que parabenizou a ação do governador Flávio Dino e o trabalho prestado ao Maranhão. Elogiou também a competência do secretário de Estado de Turismo, Catulé Júnior, apesar deste não ter seu apoio político, por optar pela deputada Daniela, que tem feito um grande trabalho junto com o vice-governador, Carlos Brandão. A chegada de quatro novas viaturas policiais, enviadas pelo Estado para melhorar a segurança da cidade, foi outro ação elogiada, lembrando a luta constante dos vereadores nessa área. Destacou ainda um requerimento verbal feito em 05 de maior de 2021, pedindo a instalação de ciclovias na cidade, proposição feita também pelo vereador Daniel Barros, agora atendida pelo prefeito Fábio Gentil, ressaltando que esses investimentos oferecerão mais dignidades aos ciclistas e desportistas. E, finalizando, agradeceu ao IFMA/Caxias por sempre atender às suas solicitações e parcerias, a exemplo do trabalho recente que desenvolveu na zona rural, executando um projeto de vacinação gratuita de animais contra a brucelose.

Luís Lacerda

Falou sobre a inauguração da nova Beira Rio, segundo ele, de grande importância para Caxias, em parceria com o governador Flávio Dino, o prefeito Fábio Gentil e o secretário de Turismo, Catulé Júnior, este que fez com que novos pontos turísticos chegassem também para o município e as vizinhas cidades de São João do Sóter e Aldeias Altas. E cobrou o retorno das obras da Rua do Mangueirão, que no site da prefeitura figura como a primeira rua a ser asfaltada, cujo trabalho, realmente, começou e parou, e os moradores estão cobrando a conclusão da obra. O vereador voltou a reclamar de correção em ata lida em sessão anterior, na qual foi omitido parte do episódio em que o vereador Durval Júnior revidou agressão numa tentativa de assalto a um bar no bairro Teso Duro.

Daniel Barros

Saudou os praticantes do “Grau” que estavam na galeria e disse da legislação que fez adequando Caxias para a prática deste esporte, com uma rua fechada, de forma organizada, levando em conta os requisitos de habilitação, moto regular e equipamentos de segurança, como já acontece em vários municípios do Brasil. Para dar celeridade à aprovação do seu PL, ele chegou a solicitar a quebra de interstícios para sua votação ainda na ordem do dia da sessão. Ressaltou depois que no dia 23 de abril de 2021 fez uma lei do sistema cicloviário municipal, que foi aprovada por todos os vereadores, foi para a prefeitura, mas nunca foi sancionada. A título de correção, reivindicou à mesa diretora que peça à prefeitura o retorno desses projetos aprovados, após decorrido o prazo de 15 dias que o prefeito tem para aprovar ou vetar a matéria. Sem qualquer sanção ou veto, no seu entendimento, o presidente da Casa pode promulgar a lei, pois são leis que objetivam tão somente alcançar a sociedade.

Ricardo Rodrigues

Tomando por base as recentes inaugurações e ordens de serviço no município, assim como a vinda do governador Flávio Dino e sua comitiva, enfatizou e parabenizou o fortalecimento da parceria do legislativo com os governos municipal e estadual. Salientou que política se faz com agregação, a exemplo do que faz o prefeito Fábio Gentil, admitindo que é por isso que ele tem hoje a maioria dos vereadores na Câmara e continua na busca de parcerias, pelo desenvolvimento da cidade. Convocou a Casa e o próprio gestor municipal para começarem a colocar limites em algumas situações. Segundo argumentou, quem não estiver satisfeito com a aliança com Flávio Dino, com os benefícios que vêm para a cidade de Caxias, que peça para não fazer mais parte do grupo, pois só atrapalha. Afirmou que quando Carlos Brandão assumir o governo, as obras serão triplicadas e quem ganhará com isso é a população.

Júnior Barros

Ratificando o pronunciamento de de Ricardo Rodrigues, Júnior Barros disse que é de grande valia tudo que está sendo feito em Caxias, através do Governo do Estado, pelo prefeito, com o apoio do vice-governador Carlos Brandão, da deputada Daniela e do governador Flávio Dino. Ele citou como exemplo o anúncio da reforma da Praça do Ponte, a inauguração da Beira Rio, asfaltamento de ruas e de povoados, a exemplo do Rodagem, no 2º Distrito. Para o vereador, “isso está incomodando alguns políticos que só querem o bem próprio, não querem o crescimento da cidade, falam mal, não têm trabalho prestado e não pedem para sair”. O que está acontecendo em Caxias, na sua avaliação, é o reflexo de um trabalho honesto feito pelo prefeito e seu grupo, voltado para a população, aplicação dos recursos de forma correta, gerando emprego, renda, desenvolvimento, e colocando Caxias como destaque nacional, sendo olhada com outros olhos, assim como está sendo a Câmara Municipal. Sobre o projeto de Daniel Barros em relação ao Grau, disse que precisa ser revisto com cautela pelas comissões de Trânsito e Segurança, por jogar a responsabilidade de uma questão de segurança para o Município.

Thyago Vilanova

Fez uso da palavra para destacar o quanto é importante um governador parceiro, que tem preocupação com as demandas de Caxias e região. No último sábado (19), na vinda de Flávio Dino, houve a entrega de uma obra de grande importância para o município, que foi a nova Beira Rio, e, na oportunidade, também entregou viaturas para a segurança pública. O governador anunciou a Praça do Ponte e a reforma do Mercado Central, obras que são do povo caxiense. O vereador disse que isso mostra que ele votou certo em Flávio Dino, primeiro para deputado federal, depois passou a votar nele para governador, e com certeza ele também terá o seu apoio para senador, neste ano. Adiantou que estará votando certo para governador novamente, ao escolher Carlos Brandão, pois sabe do seu compromisso em desenvolver Caxias, a região e o Maranhão. E se disse espantado com quem lhe diz que está no grupo do prefeito Fábio Gentil e se mostra contra todas essas benesses que Caxias está tendo hoje junto ao Governo do Estado. Segundo ele, não dá para fazer oposição em cima do muro, colhendo as benesses do governo e, por trás, sendo contra. Para o vereador, quem pensa assim deve ser como o vereador Daniel, que tem posição, tem lado, sem querer benesses do governo.

Durval Júnior

Frisou que continua firme, forte e seguindo seu propósito político de fazer parte da base do prefeito Fábio Gentil, estando junto nos bons e maus momentos. Ele lembrou a passagem do governador Flávio Dino e do relato que recebeu do deputado Márcio Jerry e Ronaldo Chaves, que estavam há dois meses lutando para fazer o projeto de revitalização da Piscina do Ponte, mas não no sentido ecológico, e sim urbanístico, quando chegou o deputado Adelmo e pegou o projeto dizendo que ia fazer. No seu entendimento, isso exemplifica o quanto fazer política é difícil. Outra questão abordada por Durval, disse respeito à situação de aliados que se dizem dentro do governo, que têm empregos, secretarias e prestígio na máquina pública, mas ficam o tempo todo tramando para a queda do gestor municipal e, consequentemente, a queda de Caxias. Afirmou que o prefeito hoje tem uma deputada do lado dele, a Daniela, tem a filha que está com grande chance de ser deputada federal, um vice-governador que no fim do mês estará assumindo o comando do Governo do Estado como o seu aliado, e é um grande aliado de Flávio Dino. Ele disse isso para frisar que Caxias atualmente é a maior potência do Leste Maranhense em questão de voto, já que em Timon está dividido. Acha que a Câmara tem força para resolver do seu jeito essa questão de posicionamento de políticos que ficam em cima do muro. Falou sobre o chamado do prefeito, para fazer de Flávio Dino o senador e de Brandão o governador mais votados da história de Caxias.

Ramos

Justificou seus requerimentos: pedido de pavimentação e meio fio para ruas do bairro Vila Conquista, em conformidade a demanda de moradores, e; solicitação da interligação de todas as ruas do bairro Antenor Viana ao Teso Duro e à Rua Aluísio Lobo, sendo que algumas já foram executadas, mas ainda tem três ruas para concluir. Comunicou aos moradores do Antenor Viana que está com uma programação de fazer um mutirão de limpeza e melhoramento das ruas do bairro. Agradeceu ao governador Flávio Dino por tudo que tem feito pela cidade, como a nova Beira Rio e a assinatura da autorização para a reforma do Mercado Central e da Praça do Ponte. Reafirmou o apoio ao governador Flávio Dino e ao vice, pré-candidato a governador, Carlos Brandão, à Amanda Gentil e à deputada Daniela.

Darlan

Parabenizou a Câmara e o prefeito Fábio Gentil, por se tornar o maior líder da Região dos Cocais, pioneiro em conduzir o nome de Carlos Brandão por toda essa região e também pelo Maranhão. Disse que o gestor municipal tem levado vários prefeitos a apoiar o vice-governador, que será logo o próximo o governador do Estado. Para ele, se tudo isso foi plantado, Caxias vai colher grandes frutos. Ele assinalou que o próprio vice-governador, em sua última visita, anunciou que a cidade ganhará uma policlínica, para melhorar ainda mais a saúde do município. Segundo ele, o povo não pode ficar no fogo cruzado, tem que ser defendido e respeitado, e o prefeito agregando, trazendo pessoas para o governo, é importante. Finalizou dizendo que estará junto com a deputada Daniela, que tem feito muito pela cidade, trazendo asfalto, infraestrutura, e deseja que Amanda Gentil seja nossa deputada federal.

Torneirinho

Usando de intervenção por questão de ordem, já que preside a Comissão de Segurança da Casa, explicou aos praticantes do “Grau” na galeria que, enquanto presidente da referida comissão, há a necessidade primeiramente do projeto solicitado pelo vereador Daniel Barros ser apreciado pela comissão. Ao término da sessão, ele convidou Daniel e os desportistas para uma reunião, a fim de saber se há necessidade de alguma emenda ou alteração, por se tratar de uma proposição de grande complexidade. Enfatizou que todos têm interesse de ajudar a comunidade como um todo, mas dentro das responsabilidades.

Ordem do dia

A sessão prosseguiu com a votação da ordem do dia, sendo aprovados diversos requerimentos dirigidos ao prefeito municipal.

Vereadora Irmã Nelzir (Republicanos) – solicitando o asfaltamento da rua São José, no bairro Fazendinha, e a troca das lâmpadas frias por lâmpadas de led no bairro Campo de Belém.

Vereador Charles James (Solidariedade) – a substituição de lâmpadas quentes por lâmpadas de led na Rua Campo de Belém,no bairro Campo de Belém, e o recapeamento asfáltico das ruas Itapecuru, Segisnando Moura, São Judas Tadeu, Santa Rita, Travessa Santa Rita, Travessa do Fio, Travessa 1º de agosto, e avenidas Independência e Francisco Castro, no bairro Ponte.

Vereador Antônio Ramos – solicitação pela melhoria da iluminação pública, com a substituição de lâmpadas frias por lâmpadas de led, em todas as ruas do Residencial Cohab/Caxias, e mais a melhoria da iluminação pública, com a substituição de lâmpadas frias por lâmpadas de led, na rua Vereador Gentil Oliveira, em toda a sua extensão, desde o bairro Refinaria ao bairro Baixinha.

Vereador Gentil Oliveira – a pavimentação asfáltica da rua São Francisco, no bairro Volta Redonda, assim como na Travessa Beira-Rio, no bairro São Pedro.

Vereador Torneirinho – a implantação de um sistema de drenagem na rua Clodomir Cardoso, nas proximidades do Hotel Nossa Senhora de Fátima, no bairro Cangalheiro, e mais o recapeamento asfáltico da avenida Senador Edison Lobão, no bairro Volta Redonda.

Grande expediente

O grande expediente da sessão ordinária do legislativo caxiense nesta segunda-feira, 21, levou três oradores à tribuna da casa: os vereadores Torneirinho (PV), Charles James (Solidariedade) e Mário Assunção (Republicanos). A participação de Charles James chegou a ser aparteada por três colegas, que se associaram às suas colocações em plenário.

Burocracia atrapalha

Pedindo providência às autoridades municipais, Torneirinho, primeiro vereador a se pronunciar, voltou a destacar o problema porque passam as estradas vicinais do município, as quais, segundo ele, já se encontravam deterioradas e estão mais ainda agora em razão da grande incidência de chuvas em toda a região de Caxias.

O parlamentar informou do seu compromisso de continuar visitando as povoações interioranas, principalmente aos sábados e domingos, lembrando que na zona rural tem sido muito cobrado pela população, sobretudo nas comunidades que se acham prejudicadas e esquecidas pela gestão municipal. “Essas cobranças já estão me abalando os nervos, faço reivindicações, procuro os órgãos do município, mas o atendimento demora, as licitações não chegam ao fim”, reclamou, inconformado com as dificuldades que tem encontrado para solucionar as demandas recebidas.

Torneirinho falou da estrada para o povoado Buenos Aires, cuja extensão é de 42 quilômetros, onde a maior dificuldade é transpor o lugar conhecido como ladeira de São Pedro. Nessa localidade, segundo ele, há necessidade de implosão de uma grande rocha. Explanou também sobre a estrada para o povoado Condave, que ora está bastante deteriorada e tem dificultado a circulação de ônibus, inclusive os escolares, mas “há um milhão de reais só para esta estrada no Ministério da Agricultura”, indica.

Membro de algumas comissões permanentes da casa, ele reconhece o valor desse serviço prestado pela Câmara de Vereadores de Caxias. “As comissões, como a de segurança, a de transportes, das quais participo, foram criadas por esta casa para que nós tenhamos um norte, a fim de conduzirmos com segurança as demandas da população até o poder executivo. Mas esbarramos em muita burocracia. Na Secretaria Municipal de Educação, não consigo obter a tabela dos ônibus escolares, seus valores, as empresas e quem são seus proprietários”, informou.

Problemas não podem ser resolvidos todos de uma vez

O vereador Charles James, em sua participação, começou seu discurso agradecendo ao prefeito Fábio Gentil (Republicanos), à secretária de Saúde do município, Mônica Lima, e ao coordenador dos postos de saúde Rubenilson Luna, pela presença de um médico na unidade básica de saúde do povoado Cabeceira dos Cavalos, uma de suas bases de atuação.

James concordou com as preocupações do colega Torneirinho em relação ao estado das estradas vicinais caxienses, salientando que muito em breve todos serão surpreendidos com as ações que o governo municipal empreenderá para recuperá-las. Segundo ele, a cidade está precisando de muita coisa, mas é preciso ter consciência que os problemas vão sendo resolvidos aos poucos, pois não é possível solucionar tudo ao mesmo tempo.

Respeito ao parlamento municipal

O vereador, porém, pediu que os colegas se empenhem em respeitar mais a casa, revelando que tem sido muito procurado por pessoas que lhe cobram explicações sobre o comportamento de parlamentares, questionando até quem estaria agindo como marginal no interior do parlamento, conforme foi noticiado recentemente.

A esses questionamentos, conforme frisou, ele tem respondido sempre que não conhece nenhum marginal na Câmara de Caxias, mas homens e mulheres que foram votados pelo povo de Caxias, eleitos pelo voto popular. “Contudo, se houver algo, que seja denunciado, para que nós possamos investigar, ir atrás, porque aqui não é lugar de marginal”, recomendou.

Falando do momento político que a cidade atravessa, James ressaltou que a Câmara de Caxias está renovada, quase a totalidade dos vereadores e vereadoras apoiam o governo municipal, e que é assim, agindo de forma coesa, que Caxias vai avançar e se desenvolver.

Políticos devem apoiar e trabalhar com mais coesão

“Quem não estiver satisfeito, que peça para sair. Faça como colocou agora a pouco o líder do governo. Fica mais bonito, do que ficar em cima do muro. Eu estive na oposição. Hoje estou com o governo. O prefeito Fábio Gentil me chamou, disse que tinha sido eleito com quase 80 mil votos, e que eu tinha sido eleito pelo povo. Então que trabalhássemos pela população de Caxias, e foi isso que me trouxe a estar no governo, foi isso que me trouxe a estar aqui, mas não deixo de cobrar não”.

E, continuando: “Quando eu vejo que uma coisa não está legal, eu vou lá no prefeito e cobro. Cobro na Secretaria de Saúde, na Secretaria de Educação. Mas não posso usar a Casa do Povo para estar atacando. Diante de qualquer insatisfação, atacar o prefeito e os vereadores também. E não pode ser desta forma, como pessoas do grupo que tem ido lá para as redes sociais. O prefeito, o vereador, o deputado, precisam de apoio. Já pensaram se o governador do Estado vem a Caxias e o prefeito não presta apoio ao secretário de Estado que está trazendo recursos para o município?!”.

O vereador elogiou o trabalho do secretário Catulé Júnior, por trazer um empreendimento belíssimo para Caxias, que é a nova avenida Beira Rio, acrescentando que os caxienses devem ser agradecidos a ele por isso. Da mesma forma, o deputado Adelmo Soares (PSB), que é oposição, mas também está trazendo algo legal. Ele criticou os que ficam lá fora atacando as coisas que a cidade está conseguindo, porque não pensam em prol do município, mas em proveito próprio.

Charles James agradeceu ao prefeito pela futura reforma da área da Piscina do Ponte, lugar onde cresceu, e disse que a cidade está repleta de novidades, como a nova praça da Chapada, a nova Beira Rio, o Mirante da Balaiada, muito embora careça de mais investimentos, como melhor asfalto, uma melhor saúde, ainda que nem tudo se faça de uma vez.

O pronunciamento de Charles James recebeu apartes dos colegas Durval Júnior (Republicanos), Torneirinho e Júnior Barros (PMN), que o parabenizaram por suas colocações na tribuna.

Câmara é o espaço da democracia e do diálogo

Durval enfatizou que a Câmara Municipal é o espaço da democracia, do direito de todos os parlamentares se defenderem e de acreditarem no prefeito Fábio Gentil. “Quem não quiser acreditar nele, e eu acredito, que saia do governo; quem quiser desacreditar dele, peça para sair, entregue seus cargos. Agora, no momento em que eu chego no prefeito Fábio Gentil, e eu não posso resolver o problema que o povo me demandou, eu vou chegar aqui e vou achincalhar, não, isso não é atitude de um parlamentar que tenha o seu pensamento centrado, sua atitude. Aqui somos 18 vereadores da base do governo. Eu tenho certeza que em um mês o prefeito não consegue atender todos os vereadores. Se não pode me atender neste mês, vou tentar no outro, pois é assim que funciona, é assim que eu aprendi a fazer política”, explicou.

De acordo com Durval Júnior, os vereadores tem bons e maus momentos e, em relação às estradas vicinais, não tem dúvida de que irão resolver o problema, porque o prefeito trabalha para encontrar soluções e não fica só na falácia. Conforme frisou, muitos irão querer ser pais de tais obras, mas as coisas não funcionam assim, e o que prevalece é o diálogo. A situação cobra e tem que cobrar, e a oposição tem que vender o seu peixe forte, falar o lado negativo. Entretanto o governo está acertando muito mais do que está errando. As coisas não podem ser totalmente resolvidas ao mesmo tempo, porque assim o município estaria decretando a sua falência.

Torneirinho pontuou sobre a reforma da piscina do ponte apresentada por Charles James, garantindo que tem conhecimento do que deve ser feito naquela área. Contudo, informou que hoje o que está previsto em caixa é para a revitalização, mas tem esperança de que seja feito também o trabalho de desintoxicação do riacho, sua despoluição, porque não adianta só arrumar por fora, pintar, fazer quiosque, e a poluição ficar concentrada dentro do riacho.

Transparência é prioridade na gestão

Ajudando a esclarecer mais o posicionamento de Charles James, o vereador Júnior Barros fez questão de informar que não se trata de revitalização do riacho, mas da construção de uma praça na área da piscina. E observou que a casa tem o dever de esclarecer todos os fatos que chegam à sua apreciação da forma mais transparente possível, para que as coisas sejam oferecidas da forma correta à população caxiense.

Para ele, o inverno rigoroso está dificultando a solução de muitas demandas, tanto na cidade como na zona rural, apesar do esforço que muitos colegas movem para resolvê-los, inclusive o presidente do legislativo, vereador Teódulo Aragão, movidos pelo interesse de ajudar. É do seu entendimento que a administração pública, como um todo, vem se adequando a várias situações para dar transparência e mais garantias da utilização do dinheiro público.

“As licitações públicas, por exemplo, já não são feitas em forma presencial, mas de modo on-line, justamente para coibir vícios e fraudes, e Caxias, com a sua magnitude, teve que se adequar aos novos tempos e isso é de suma importância para garantir que empresas legalizadas, o compromisso de prestar serviço, honestas e honradas, sejam realmente contratadas”, assinalou.

“Só que isso gera um ônus, criado por empresas que vem de longe, que muitas vezes mais atrapalham do que ajudam no andamento dos processos. Exemplo disso é que hoje tem processo que durava 60 dias e hoje dura até sete meses. Hoje o participante pode ter um milhão, 10 milhões na conta, mas se não prestar contas de tudo, com notas fiscais, com certidões da empresa que está prestando serviço, isso incorre em improbidade administrativa, fato com o qual o governo municipal não compactua”, garantiu.

Júnior acha uma temeridade a prefeitura resolver o problema dos 42 quilômetros da estrada vicinal para o povoado Baú numa época de tanta chuva, preferindo acreditar que não só a Comissão de Licitação, mas também a Secretaria de Infraestrutura e a empresa que vai ser contratada, chegarão a bom termo para poder prestar o serviço necessário.

Charles James anuncia apoio nas próximas eleições

Encerrando suas palavras, o vereador Charles James parabenizou todos os edis da casa, e confirmou que o seu apoio nas próximas eleições será para a secretária Amanda Gentil, sua candidata a deputada federal, com a reeleição da deputada Daniella, que tem trabalhado e trazido emendas para Caxias, asfalto, calçamento, ajudando o prefeito Fábio Gentil a fazer bem mais pela cidade.

“Estou do lado daqueles que estão fazendo mais por Caxias e declaro apoio ao vice-governador Carlos Brandão, para o governo do Estado do Maranhão. E quero dizer mais uma vez que, quem não estiver satisfeito, entregue as secretarias, os cargos de confiança, os empregos e vá para a oposição”, concluiu.

Hora de ouvir, hora de falar e hora de se posicionar

Último a falar no grande expediente, o vereador Mário Assunção começou enfatizando que fizera poucos discursos no ano passado (2021), porque reservara para si um ano sabático, ou seja, decidira ouvir mais do que falar, até porque queria sentir o novo clima da casa que renovou seu quadro de vereadores, algo sem precedentes na história do legislativo caxiense.

Ele ressaltou que agiu assim porque, mesmo sendo um jovem com 39 anos de idade, ele já é um dos vereadores mais antigos da casa, e precisava escutar mais, saber o que as vozes das ruas escolheram. Mas, passado o ano, revelou que chegara o momento de participar de uma forma mais ativa e mais concreta dos debates, que ora estão sendo feitos na casa do povo.

Mário observou que os parlamentares caxienses, eleitos pela população, estão ali para representar os anseios de toda a comunidade, e não apenas os daqueles que votaram em cada um deles. Segundo ele, é por isso que agora estão sendo discutidos problemas como estradas vicinais, a reforma das escolas que estão sendo feitas, assim como todos os serviços públicos e obras que estão sendo debatidos e tratados no município.

Ouvindo atentamente os oradores que o precederam, ele destacou que foi dito no plenário uma coisa muito real: o fato de que ninguém consegue resolver os problemas de uma cidade em quatro anos, em quatro meses, em quatro dias, em um mandato, apenas. “Foi como disse o vereador Durval, no auge da sapiência do seu terceiro mandato, que devemos tentar dia após dia, mesmo sendo de forma vagarosa, mas conseguindo resolver os problemas do nosso município”, frisou.

Continuando, Assunção ressaltou que uma das coisas que o seu pai lhe ensinou foi a ter voz, a ter vez e a ter posição. “Há três, quatro anos atrás, quando o prefeito Fábio Gentil ganhou a Prefeitura de Caxias, eu não fazia parte do grupo político dele. E eu tenho vergonha de dizer isso, porque eu acredito que na política você tem que ter posição, e assumi a minha posição de maneira clara, de maneira precisa, e, no momento em que decidi, que o melhor caminho a trilhar, pelo povo que me elegeu naquele momento, era trilhar com o prefeito Fábio Gentil, eu pedi uma audiência com o meu presidente da Assembleia do Maranhão, Humberto Coutinho, e fui lá e entreguei todos os cargos que o deputado tinha me proporcionado a indicação, para que eu pudesse sair de lá pela porta da frente, de cabeça erguida e dizer, às pessoas que estavam me apoiando, que a decisão foi tomada por uma causa nobre”, explicou.

O parlamentar republicano lembrou também que não tinha medo de assumir suas posições, pois quando dissera na Câmara que o senador Weverton Rocha (PDT) não tinha destinado, ao longo do mandato de um vereador, um real de dinheiro para Caxias, o vereador Daniel Barros não lhe deixou mentir, e através de suas palavras ele procurou o senador, e este gravou um vídeo, dizendo que destinaria um milhão de reais para o Município de Caxias.

Mário Assunção enfatizou também que, diante de certos fatos, as pessoas ficam diante de situações em que a cada ação fica-se sujeito a uma reação. Mas, nesse caso, quem ganhou com isso foi o Município de Caxias, que não tinha recebido um real de emenda parlamentar do senador e hoje pode dizer que tem a promessa de receber um milhão de reais. Ele lembrou da senadora Eliziane Gama (PCdoB), que apesar de votada em Caxias, junto com o senador Weverton Rocha, e ter o vereador Daniel Barros que vai votar no marido dela, nunca destinou um só real de emenda parlamentar para o município.

Candidaturas não são pessoais, mas de grupos

Para o vereador, o certo é continuar trilhando e traçando o seu caminho. E salientou que, há um ano atrás, dissera na tribuna da casa que estava encabeçando o projeto do presidente Teódulo Aragão para ser um dos candidatos a deputado estadual. “Mas, uma candidatura, ela nunca poderá ser um projeto pessoal, ela tem que ser um projeto de grupo, um projeto que consiga agregar e unir o máximo de lideranças, principalmente as que trilham em nosso campo político, no nosso grupo político. E o líder, a pessoa que dá a decisão final, que consegue agregar e congregar a maioria das pessoas, é o prefeito Fábio Gentil. E uma decisão do prefeito Fábio Gentil, nós, eu, o vereador Teódulo Aragão e o grupo que acompanha ele, nós decidimos a retirada da sua candidatura a deputado estadual e, a partir desse momento, nós trabalharmos unidos, e trabalharmos juntos para eleger a deputada Daniella como a deputada que irá representar o novo grupo político de Caxias, junto com o secretário de Turismo Catulé Júnior”, revelou.

Segundo o parlamentar, é de maneira justa que é possível fazer mais pela cidade. E pontuou que a deputada Daniella, sozinha, conseguiu para Caxias mais de seis milhões de reais em asfalto, enquanto que o secretário Catulé Júnior, sem ter mandato eletivo, mas com a força que o governador lhe deu, trouxe para Caxias mais de três milhões de reais em investimentos.

Ele falou também a respeito da diferença desses dois investimentos em relação à promessa do senador Weverton que, para corrigir um erro de três anos sem mandar nada para o município, prometeu somente um milhão de reais do lote de mais de 45 milhões de emendas impositivas à sua disposição. E ressalvou que, assim como Weverton, a senadora Eliziane, que não mandou nada para a cidade nesses três anos, logo estarão na porta dos caxienses para pedir voto.
Voto dos caxienses é para quem ajuda a cidade

Para Mário, é partir dos exemplos que citou que a população deverá se posicionar nas eleições do dia 4 de outubro, votando em quem ajuda Caxias. Falou também que o vice-governador Brandão (PSB), que ainda não tem a força da caneta, a força do orçamento do Estado, tem lutado diuturnamente para ajudar o prefeito Fábio Gentil a conseguir as coisas que o Município de Caxias precisa.

“Só para dar uma ideia da situação, um município do tamanho de Caxias não recebeu nem cinco milhões de emendas parlamentares de deputados federais no ano de 2022. Por causa disso é que nós precisamos ter um deputado federal que seja ligado ao nosso grupo, para que ele possa, ao longo do seu mandato, destinar as emendas parlamentares que o Município de Caxias precisa e, principalmente, que o povo de Caxias merece”, orientou.

Concluindo suas palavras, o vereador Mário Assunção anunciou: “É dessa forma, de uma forma clara, muito justa e muito precisa, que digo que o vereador Mário Assunção, o grupo político do vereador Mário Assunção, hoje declara que vai votar no vice-governador Carlos Brandão, para governador, no amigo Flávio Dino, para senador, Amanda Gentil, para deputada federal, e Daniella, para deputado estadual. E eu tenho certeza que, com a ajuda de Deus e de todos vocês, nós vamos, sim, eleger a nossa chapa, para fazer a Caxias que nós todos queremos”.