LEGISLATIVO CAXIENSE IRÁ TRATAR FAKE NEWS COMO CASO DE POLÍCIA

O presidente do legislativo caxiense, vereador Ricardo Rodrigues (PT), disse na sessão ordinária da Câmara Municipal de Caxias (CMC), nesta segunda-feira, 27, que todos os parlamentares da Casa, e o próprio órgão, estarão doravante legalmente amparados contra ataques de fake news (divulgações mentirosas) nos meios de comunicação e nas redes sociais.

Presidente da CMC ver. Ricardo Rodrigues (PT)

De acordo com o presidente da CMC, o setor jurídico da CMC já está de prontidão para tratar do tema e a Polícia Federal será imediatamente acionada sempre que forem constatados ataques dessa natureza contra o parlamento caxiense. “Sou uma pessoa oriunda dos meios de comunicação, e a imprensa nesta Casa será respeitada e deve ser respeitada, mas precisamos separar o que é imprensa de algo que se esconde em páginas para denegrir pessoas”, ressaltou na oportunidade.

Plenário da CMC

A decisão do vereador foi em resposta a ele ter sido alvo de fake news nas redes sociais caxienses, no último fim de semana, e ao fato do vereador Daniel Barros (PDT), líder da oposição, ter levantado suspeitas de que a gestão da CMC estaria pagando blogueiros para emitir notas contra adversários políticos, durante o pequeno expediente da sessão.
“Os fatos do último fim de semana já estão merecendo os procedimentos adequados, inclusive com o apoio da Polícia Federal. Muito em breve serão identificados os autores e os mesmos serão convocados a prestarem esclarecimentos à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMC, porque a Casa tem poder de polícia e iremos mostrar quem estiver por trás disso, e pode ser até parente de quem quer que seja”, pontuou Ricardo Rodrigues.

O presidente da CMC recebeu apoio verbal de grande parte da bancada. A vereadora Ângela Machado (PTC), por exemplo, demonstrou solidariedade ao colega, salientando que conhecia a extensão dos danos provocados por fake news, haja vista que ela mesmo já fora vítima de ataques covardes desse tipo nas redes sociais.