#MeninasOcupam: meninas trocam de lugar com vereadores em Caxias

Na manhã desta terça-feira (19), em uma ação inesquecível de empoderamento, 19 meninas, com idade entre 17 e 21 anos, oriundas da sede do município e também da zona rural, sentaram nas cadeiras da Câmara Municipal de Caxias para simular uma sessão legislativa. A ação, chamada #MeninasOcupam, é fruto de um projeto que leva meninas a ocupar espaços de liderança por um dia.

Alusivo ao dia 11 de outubro, Dia Municipal da Menina, instituído através de projeto de lei de iniciativa do vereador Catulé na legislatura passada, o evento foi realizado pela Coordenação Municipal de Juventude, em parceria com a Câmara de Vereadores e o Selo Unicef. “Que lugar importante chegamos para ocupar. Estamos agradecidos à Câmara de Vereadores de Caxias por acolher esse projeto, que já desenvolvemos há três anos, pelo sim que vocês dão às meninas, para fortalecer o protagonismo delas, que elas podem chegar onde quiserem”, disse a coordenadora de Juventude, Kátia Braga.

No plenário, entre os convidados presentes, estiveram a secretária de Assistência Social, Ana Lúcia Ximenes, e sua adjunta, Kiara Braga, a secretária adjunta da Mulher, Elisa Torres, o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Léo Barata, a chefe de gabinete da prefeitura, Lycia Waquim, e a professora Marlizete.

Lembrando de quando era vereadora e foi a primeira mulher presidente da Câmara de Caxias, Ana Lúcia Ximenes destacou que “nada mais importante do que você enquanto mulher ver, sentir uma mulher ocupando espaço de poder e decisão. É uma responsabilidade grande, mas também é prazeroso, porque a mulher, a menina, tem uma sensibilidade maior. E aqui, na Câmara de Vereadores, façam desse momento um requerimento importante para a comunidade de cada um”.

“Nossa Câmara Municipal, que já patrocinou uma lei municipal para as meninas, hoje se associa à iniciativa da gestão municipal e presta reverência e solidariedade a todas as caxienses que têm a felicidade de viver esse momento sublime e inesquecível de suas vidas”, ressaltou o presidente da Câmara, vereador Teódulo Aragão.

Cada vereador se manifestou e acolheu a menina que ocupou o seu cargo, entregando os termos de posse:

1. Francisca Mikaelly ocupou o lugar do vereador Teódulo Aragão
2. Ana Letícia ocupou o lugar do vereador Ximenes
3. Lara Cibelly ocupou o lugar da vereadora Ângela Machado
4. Mariana Martins ocupou o lugar do vereador Thyago Vilanova
5. Vanessa da Silva ocupou o lugar do vereador Ramos
6. Mariane dos Santos ocupou o lugar do vereador Catulé
7. Alanna Vitória ocupou o lugar do vereador Charles James
8. Maria Francisca ocupou o lugar do vereadora Cynthia Lucena
9. Maysa Carla ocupou o lugar do vereador Daniel Barros
10. Cícera Layanne ocupou o lugar do vereador Darlan
11. Ana Caroline ocupou o lugar do vereador Durval Júnior
12. Ângela Estér ocupou o lugar do vereador Gentil Oliveira
13. Graziele Sousa ocupou o lugar da vereadora Irmã Nelzir
14. Kayllane Chagas ocupou o lugar do vereador Lacerda
15. Pâmela Vitória ocupou o lugar do vereador Mário Assunção
16. Rafaella Miranda ocupou o lugar do vereador Prof. Chiquinho
17. Sâmia Karolayne ocupou o lugar do vereador Ricardo Rodrigues
18. Camila Oliveira ocupou o lugar do vereador Torneirinho
19. Olga Batista ocupou o lugar do vereador Júnior Barros

“Sou estudante do ensino médio da Rede Estadual de Ensino, e é com enorme prazer que hoje estou em nome de todas as meninas dando início a ocupação nesta Casa. Quero iniciar agradecendo ao presidente Teódulo Aragão por nos proporcionar a ocupação desse espaço, e a cada vereador que aderiu a este movimento e nos acolheu”, declarou Francisca Mikaelly.