Neto do Sindicato volta ao legislativo com a proposta de continuar sua luta em favor dos trabalhadores rurais de Caxias

Retornando à Câmara Municipal de Caxias (CMC) para dar sequência ao seu terceiro mandato, o vereador José Wilson da Silva (Republicanos), mais conhecido como Neto do Sindicato, estreou na tribuna do parlamento com um discurso que fez jus ao trabalho que sempre desenvolveu em favor dos trabalhadores rurais e no meio sindical, abordando a situação do avanço do agronegócio, que considera desenfreado no município de Caxias.

Ver. Neto do Sindicato ( PL)

Inicialmente o vereador fez questão de agradecer o apoio de seus eleitores pelos 1.180 votos obtidos no pleito de 2020. Depois, agradeceu também ao prefeito Fábio Gentil (Republicanos) por lhe ter permitido atuar na Secretaria de Governo do município, onde pode continuar desenvolvendo ações em prol de toda a comunidade caxiense, sobretudo para o povo da zona rural.

Voltando ao seu pronunciamento, acompanhando de forma mais contundente o pensamento dos vereadores Catulé (Republicanos) e Antônio Ximenes (Republicanos), que já haviam se reportado sobre o assunto, mesmo garantindo que não é contra esse tipo de investimento na cidade, ele disse: “Nós estamos vivendo um momento muito problemático na nossa cidade, porque o agronegócio se instalou de vez na nossa cidade, mas de uma forma sem medida, a torto e a direita, com licenças ambientais sendo dadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranhão, que estão desmatando nossas matas, estão aterrando nossas nascentes”.

Neto ressaltou que, por conta disso, boa parte da reserva ambiental do Inhamum, próxima ao perímetro urbano de Caxias, já foi adquirida por grandes grupos econômicos que correm contra o tempo atrás dessas licenças ambientais para prosseguirem desmatando. Ele denunciou também que na região do povoado Caxirimbú, onde esses investidores conseguiram comprar grandes áreas, o desmatamento corre solto, e o que se vê hoje são as casas daquela região sendo aterradas porque vem a chuva e carrega toda a água e toda lama.

Experiente no movimento sindical do município, o vereador disse que já está em tratativas com o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Caxias (STTR/Caxias), visando levar essas preocupações ao plenário da Assembleia Legislativa do Estado. “Conversei com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR), e ele já está entrando com um questionamento junto a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, através da Federação dos Trabalhadores do Estado do Maranhão, questionando como são emitidas essas licenças ambientais e que tipo de licenças são essas”, assinalou.

Neto do Sindicato relatou depois um caso grave que aconteceu recentemente no povoado Mimoso, quando o presidente do Sindicato dos Trabalhadores foi ameaçado de morte. “Nós temos agora um grande conflito ali no povoado Mimoso, onde o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi ameaçado de morte, por um cidadão não sei de onde, que trouxe uma licença ambiental fajuta e começou a desmatar aquelas áreas, inclusive criando grandes problemas para população que mora ali e os mais velhos têm até 90 anos”.

O parlamentar informou que a sua voz não se calará diante daqueles que querem ficar cada vez mais ricos em detrimento daqueles mais pobres e, por acreditar no governo do presidente Lula, afirmou também que receberá agora as respostas para aquelas lutas que sempre fez e continuará fazendo. Entusiasmado com as primeiras ações do presidente que apoiou nas últimas eleições, Neto destacou o aumento significativo anunciado recentemente pelo governo federal para a merenda escolar. “E aí nós já começamos a ver o aumento do recurso da merenda escolar, pois é inadmissível a criança voltar para casa antes do horário normal, porque não tinha merenda, porque o dinheiro não dá pra comprar merenda. Lula aumentou o valor da questão da merenda escolar, e o Minha Casa, Minha Vida também já está de volta para o pobre ter direito à sua moradia”, pontuou.

Ao longo do seu discurso no grande expediente, Neto recebeu apartes dos colegas Catulé, Darlan Almeida (PL) e Magno Magalhães (PL), que reconheceram a força da sua voz como grande representante da zona rural do município e o parabenizaram pelo retorno.
Contudo, ao finalizar seu discurso, Neto do Sindicato avisou que aquele era apenas o começo dos grandes temas que levará ao legislativo caxiense. “Esse é apenas o início de grandes discussões que serão feitas nesta Casa, porque todas essas reivindicações precisam de resposta para o povo da zona rural, que está sofrendo todos esses absurdos cometidos”.