Outubro Rosa: prevenção do câncer de mama pauta roda de conversa na Câmara Municipal de Caxias

Últimas Notícias

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Caxias (CMC) realizou, na manhã desta terça-feira (25), uma roda de conversa alusiva à Campanha Outubro Rosa. O evento foi bastante concorrido e contou com as presenças da procuradora da Mulher, vereadora Cynthia Lucena (PP), da secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Kiara Braga, das vereadoras Ângela Machado (PTC), sub-procuradora da Mulher, e Gardênia Evangelista (PV), da policial militar Valquíria Aquino, representando a PMMA, da secretária executiva da CMC, a assistente social Gracy Viana, da advogada da Procuradoria da Mulher, Thacyra Ferreira, da coordenadora do CREAS, Andréa Damasceno, dentre outras convidadas.

Falando na abertura dos trabalhos, a vereadora Gardênia Evangelista lembrou que há anos lutava pela causa, ressaltando que no início eram apenas pequenas ações, a partir do bairro Volta Redonda, nas quais ela e companheiras com liderança no bairro, empresárias, assistiam individualmente pessoas portadoras de câncer, e participavam também de caminhadas e orações pelas ruas de Caxias, pedindo um acompanhamento mais presente, ou seja, um atendimento médico público diretamente às pessoas alcançadas pela doença na cidade.

A vereadora Gardênia declarou que a chegada do Hospital Macrorregional de Caxias mudou essa realidade, e que atualmente já é possível tratar doentes de câncer no município. Mas a seu ver, a grande vitória estava vendo agora na Casa do Povo, na gestão do presidente Teódulo Aragão (PP), que está abrindo as portas do poder para que as mulheres de Caxias, juntas, possam continuar levando esse projeto adiante, não somente durante o mês de outubro, mas por todo o ano, uma vez que o câncer não escolhe cara, não escolhe pessoa e, principalmente, não escolhe idade ou gênero.

A oradora seguinte, a vereadora Ângela Machado ofereceu à plateia, inicialmente, o testemunho do que passou ao tratar de uma doença intestinal que, felizmente não era câncer, mas que lhe deu uma ideia melhor do que acontece com os portadores dessa enfermidade, as dificuldades que enfrentam, mesmo aqueles que podem pagar por assistência particular.

A parlamentar fez questão de destacar o trabalho atual da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres em relação ao assunto. Contudo, admitiu também que algumas vezes, sobretudo quando se fala em prevenção, ele seja falho, na prática, tendo em vista a dificuldade que as pessoas de Caxias continuam tendo em relação a tratamento de saúde. Depois fez um apelo ao prefeito Fábio Gentil, para que o gestor municipal fortaleça a área de saúde do município, frisando que o Hospital Macrorregional está sob a sua responsabilidade, e deve ter um centro oncológico para que as pessoas de Caxias façam seus tratamentos no município.

Falando a respeito da atuação da sua pasta na campanha Outubro Rosa, a secretária Kiara Braga destacou a presença da Carreta da Mulher Maranhense na cidade, ao longo de dois dias e meio, para que pudesse ser atendido o maior número de mulheres no município. Segundo ela, cerca de 300 caxienses procuraram a unidade enviada ao município pela Secretaria de Estado da Mulher. Entretanto, foi uma oportunidade para a sua pasta levar também os serviços que já estão sendo oferecidos em Caxias, a exemplo do trabalho realizado por uma equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), viabilizando orientação e atendimento na questão jurídica, psicossocial e nutricional.

Com o apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por exemplo, foi realizado o trabalho de atualização cadastral, carteira do idoso, BPC, e houve ainda interação com a Secretaria de Saúde do município, que levou os testes e vacinas. E, ao mesmo tempo, oficinas de artesanato aconteceram no local, tudo numa demonstração de que órgão procurou envolver todos os segmentos e trabalhar a mulher na sua totalidade e integralidade, não só em relação ao câncer de mama.
Kiara Braga confirmou que, na condição de um órgão de articulação, a sua secretaria está fazendo tudo que está a seu alcance e que, assim como o fazem as vereadoras, o presidente Teódulo Aragão, no comando do legislativo, ela também faz cobranças e sempre corre atrás para que sejam efetivadas as políticas públicas para as mulheres de Caxias.

A procuradora Cynthia Lucena, discursando em seguida, louvou a atitude do legislativo em colaborar e promover evento de tal natureza, afirmando que o mesmo só engrandece a casa, assim como fortalece as políticas públicas voltadas para as mulheres caxienses. A procuradora insistiu que estava nessa luta, que envolve o câncer de mama de homens e mulheres, defendendo a prevenção e o tratamento da doença, não porque era uma política, mas porque antes ser uma política é uma assistente social.

A vereadora ressaltou que o seu trabalho na área sempre esteve voltado para a bandeira de defender as mulheres e os idosos de Caxias. Segundo informou, cerca de 80% dos seus projetos de lei aprovados na CMC foram direcionados às mulheres do município.

“Porque entendo que tenho que defender, de estar lado a lado com o meu mandato, e minhas companheiras também. Mas hoje nós não viemos apenas para falar da procuradoria. Nós viemos também para falar desta campanha, a Campanha Outubro Rosa que, para mim, é a campanha mais importante que tem durante o ano, é especial, porque é voltada para uma causa nobre, às pessoas que estão debilitadas em cima de uma cama com câncer, sem receber um auxílio, uma visita, o apoio de uma família”, explicou a vereadora Cynthia, dizendo do caso de uma pessoa conhecida que no espaço de poucos dias, após ter conhecimento da doença no fígado, faleceu no Hospital Macrorregional de Caxias, mesmo tendo recebido tratamento à base de quimioterapia.

Falando especificamente sobre a Outubro Rosa, a procuradora da Mulher CMC insistiu na premissa de que, não só as mulheres, mas também os homens, não devem deixar de lado a prevenção contra o câncer de mama, e fazerem prevenção, se cuidarem, não somente durante esse momento da campanha, mas durante o ano inteiro, porque o câncer é uma doença que evolui muito rápido e pode matar, se não for diagnosticada precocemente.

Cynthia destacou que a presença da Carreta da Mulher na cidade é muito importante agora. Contudo, lembrou que o município já dispõe de outros pontos de assistência permanentes, como nas unidades básicas de saúde, no CEAMI, que tem exame de mamografia durante ano inteiro, além de profissionais muito bons, inclusive mastologistas, na Policlínica Médica de Caxias, localizada no antigo prédio do PAM, no bairro Seriema, sendo desnecessário procurar atendimento em Teresina (PI) ou em clínica particular.

O encontro contou com a mediação da advogada Naane Maya, que fez a apresentação inicial e interveio em diversos momentos, defendendo que as atividades da Campanha Outubro Rosa, na verdade, integram um tipo de política pública para as mulheres que faz muita diferença, a exemplo da Carreta da Mulher instalada na praça do Panteon.

Por outro lado, a roda de conversa com a plateia foi dirigida pela advogada Thacyra Ferreira, intermediando situações abordadas pelos expectadores, à luz da atuação da própria procuradoria legislativa e no campo de direito.