Parlamentares parabenizam Ricardo Rodrigues, pelo aniversário, defendem shopping popular e os professores e retomam reivindicações por melhorias na infraestrutura de Caxias

Destaque

A sessão desta quarta-feira (17), no legislativo caxiense, registrou o aniversário do presidente da casa, vereador Ricardo Rodrigues (PT), e os vereadores presentes, 14, fizeram questão de homenagear o confrade pela passagem do seu natalício. 

O homenageado agradeceu a Deus por mais um aniversário de vida, bem como a cada um dos pares pela lembrança. Depois, comunicou a todos que na próxima segunda-feira (22) haverá eleição para escolha do edil ou da vereadora que irá assumir a quarta secretaria da Mesa Diretora, cargo que ficou vago desde que a vereadora Cynthia Lucena teve o seu mandato cassado no início do ano.

Abrindo o pequeno expediente da sessão, o fato marcante foi a iniciativa dos vereadores Daniel Barros (PDT) e Luís Lacerda (PCdoB) em assinarem conjuntamente uma indicação de projeto de lei ao poder executivo municipal, propondo uma mudança no artigo 3º da Lei Municipal nº 2.268/2023, através do qual o gestor do município fora autorizado recentemente a antecipar precatórios do Fundef, mediante licitação. Os dois vereadores se aproveitaram da presença de professores municipais no plenário, portando faixa de protesto contra a lei que fora recentemente aprovada na casa.

Como o prefeito Fábio Gentil (Republicanos), em razão de manifestação em contrário da entidade sindical dos profissionais da educação, informara a casa que desistira de utilizar a legislação, os dois vereadores acharam por bem retirar o artigo do texto, inclusive pedindo que os colegas aprovassem pedido de quebrar de interstícios para a matéria (no que foram atendidos), a fim de agilizarem o seu processo de encaminhamento até à consideração do gestor municipal.

Os primeiros momentos da reunião legislativa também marcou a estreia do vereador Marcos Costa – Pastor Marquinho – (PV), que assumiu o lugar do vereador Torneirinho (PV), afastado por 121 dias da CMC por razões de tratamento de saúde. Iniciando, Marquinho justificou dois requerimentos que dera entrada no expediente do dia. Depois, manifestou palavras de agradecimentos aos colegas da casa, pela boa recepção, e também aos membros do seu grupo político, por haverem honrado os acertos anteriormente firmados que o levaram a estar naquele momento no plenário da Câmara de Caxias, substituindo o colega Torneirinho.

O vereador Luís Lacerda, falando em seguida, parabenizou Ricardo Rodrigues pelo aniversário, falou da indicação de projeto de lei que assinara juntamente com o vereador Daniel Barros, e depois deu ciência aos pares que estava havendo demissão em massa de profissionais de saúde no sistema público municipal. Revelando que a situação evidenciava o atual descontrole da gestão municipal, o vereador denunciou que os garis da prefeitura continuam trabalhando sem equipamento de proteção. Ele voltou a dizer que a iluminação pública de Caxias, em certos bairros, como no Cangalheiro, está caótica. “Da igrejinha do Cangalheiro ao Pau do Dirceu, ninguém enxerga nada durante a noite”, protestou.

No mesmo sentido das palavras do colega, o vereador José Wilson da Silva, o Neto do Sindicato (Republicanos), voltou a reivindicar que a administração municipal atente para a falta de iluminação pública também na zona rural do município, onde vários povoados sofrem com a precariedade do serviço.

“Eu queria que o poder público municipal também se preocupe com a iluminação pública da zona rural”, cobrou Neto. “Tem povoados, como o Caxirimbú, por exemplo, que hoje nenhuma das ruas tem sequer lâmpadas nos postes”, ressaltou.

Cobrando mais um olhar social da administração, Neto do Sindicato deixou registrado que o poder público “precisa estar atento pra atender, principalmente, as pessoas mais necessitadas”.

Para o parlamentar, o fato dos consumidores pagarem pela iluminação pública lhes dá o direito pelo serviço. “A questão da iluminação pública também é um direito da população, porque, afinal de contas, a população paga por ela”.

Neto também abordou a situação das estradas da zona rural do município, e elogiou a sugestão apresentada recentemente pelo vereador Ximenes (Republicanos) no intuito de ajudar na solução do problema.

“Na sessão passada, eu falei e fui aparteado pelo vereador Ximenes, que deu a ideia de que seria importante a criação de um departamento só para cuidar das estradas vicinais, coisa que eu acho importantíssimo e o tempo justamente é esse”, frisou, solicitando o apoio do presidente Ricardo Rodrigues e do líder do governo, Charles James, para que também se reúnam com o prefeito, tanto para tratar desse assunto, mas de tudo em quanto for de natureza básica para a população consolidar seus direitos.

Sucedendo o colega, o vereador Thyago Vilanova (Avante), após dar parabéns a Ricardo Rodrigues, também abordou as necessidades da população caxiense em relação aos problemas de iluminação pública que, a seu ver, está péssima tanto na cidade quanto na zona rural. O parlamentar enfatizou até que tem insistido, mas não consegue qualquer providência da empresa que ficou responsável pela prestação do serviço em Caxias. Vilanova, como Neto do Sindicato, acha que não é mais possível adiar a recuperação das estradas vicinais do município, pontuando que o fato está oferecendo prejuízos incalculáveis para a economia do município.

O vereador Darlan Almeida (PL), usando depois o espaço, aproveitou para dar boas vindas ao vereador Marcos Soares – Pastor Marquinho – (PV), dizendo que Deus o conduziu a este mandato de quatro meses, e que tem a espectativa de que nesse tempo em que sucederá o colega Torneirinho ele venha a transformá-los nos melhores dias da sua vida, trazendo para a casa projetos de paz e alegria para a cidade. Saudando também os professores que se achavam na galeria do plenário, ele defendeu a obra do Shopping da Gente, inaugurada recentemente pela prefeitura na Avenida Otávio Passos, que no seu entendimento tem sido alvo de injustificáveis descontentamentos de quem se opõe ao governo municipal.

“Já está na hora disso parar, porque o shopping popular de Caxias é a mais importante obra pública construída nos últimos anos, aqui na Princesa do Sertão. Se você pegar o estado do Maranhão, de Timon até Porto Franco, próximo a Estreito, você não vai encontrar nada como o novo shopping da nossa cidade. Ao contrário do que dizem que pode cair, lembro de uma conversa em 2018 com o engenheiro Murilo Novais, que começou a obra, na qual ele me explicou em detalhes como estava sendo feita a fundação do edifício, tudo construído sobre laje e 145 estacas de concreto com 20 metros de profundidade”, ressaltou.

Darlan evidenciou ainda que o tempo de duração da obra teve relação também com a grande crise mundial, a pandemia do covid-19. Poderou que ,na cidade de Santos, em São Paulo, até hoje há prédios que começaram a ser construídos naquele época, que nunca foram entregues, em que pese serem investimentos que já foram pagos pelos compradores. Para ele, a crise gerou dificuldades, problemas de insumos, e tudo parou, fosse obra pública ou particular, e o novo governo federal começou dizendo que havia mais de cinco mil obras paradas no país.

“Aí, queriam que o nosso shopping fosse ser construído dentro de um mês, um ano, sabendo a dificuldade que teve; que nenhum trabalhador poderia trabalhar devido ao covid-19. O fato é que o shopping está entregue para o povo, as pessoas que necessitam, os camelôs, estarão lá. Mas ninguém espere que o comércio informal não estará mais nas ruas, porque em Teresina, aqui perto, tem gente ainda vendendo verduras e frutas nas ruas”, pontuou, parabenizando a gestão pela entrega do espaço que vai enriquecer o comércio de Caxias.

Fechando o pequeno expediente, o vereador Durval Júnior (Republicanos) relatou a viagem que fez à zona rural no último fim de semana, onde viu a necessidade de ser implementada a iluminação pública nos povoados, que a seu ver deve ser igual à que emoldura o perímetro urbano da cidade, já que os moradores também contribuem com a taxa de iluminação pública.

Para o vereador, é da maior importância também a recuperação das estradas vicinais, embora reconhecendo que as chuvas atrapalham a realização tanto de serviço definitivo como paliativo. Ele agradeceu ao prefeito Fábio Gentil por lhe revelado, em conversa particular, que a recuperação das estradas começará tão logo cesse o período de chuvas. Depois elogiou o trabalho que já foi feito no que tange à reforma das escolas municipais.

Aos professores que estavam como expectadores da sessão, disse-lhes que os vereadores da casa estavam irmanados para defendê-los, estar ao lado deles, e que a lei dos precatórios que foi aprovada na CMC jamais irá mexer ou burlar o direito que eles têm, até porque todos ali sabem da importância da categoria dos professores para o município.