Presidente afirma que o legislativo sempre irá participar de eventos que favoreçam o desenvolvimento de Caxias

O presidente da Câmara Municipal de Caxias (CMC), vereador Ricardo Rodrigues (PT), declarou na manhã desta segunda-feira, 20, que o poder legislativo caxiense sempre estará atento e participará de encontros com gestores administrativos ou com a classe política no interesse do desenvolvimento de Caxias. A afirmação ocorreu na sessão ordinária do legislativo municipal, em resposta a críticas tecidas contra diversos parlamentares da Casa que estiveram na primeira edição do Congresso Estadual Municipalista Maranhense, promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) na semana passada, em São Luís.

Ricardo Rodrigues explicou que o evento teve a duração de três dias e foi importante pela oportunidade que os edis caxienses tiveram de participar de discussões de temas relacionados ao retorno do programa de habitação popular federal Minha Casa, Minha Vida, regularização fundiária, assistência e desenvolvimento social, segurança, comunicações e educação, dentre outros, com a participação de outros parlamentares maranhenses, secretários do Governo do Maranhão e de ministros do Governo Federal, a exemplo de Flávio Dino (Segurança Pública) e Juscelino Filho (Comunicações). Sem declinar nomes, mas deixando claro que as críticas partiram de políticos da oposição e de outros parlamentares que por iniciativa própria deixaram de ir ao congresso, o presidente da CMC fez a seguinte declaração: “Eu já disse aqui no plenário, mais de uma vez, que não sou babá de ninguém nesta casa. Todos os colegas foram informados que existia uma inscrição no site da FAMEM, para vereadores, para prefeitos, para secretários e quem quisesse participar daquele congresso. Muitos acharam interessante e eu, inclusive, os parabenizo porque trouxeram temas relevantes e aprimoraram seus conhecimentos. Nossa presença não atrapalhou em nada o andamento dos trabalhos da casa, e foram apenas duas sessões adiadas que não prejudicaram a votação das matérias que aprovamos na data de hoje”.

Ricardo Rodrigues informou também aos pares que a Câmara de Caxias irá participar de um novo congresso municipalista, desta feita, em Brasília (DF), que terá a duração de três dias, começando no próximo dia 27, e finalizando em 30 de março vindouro. Ele avisou que na capital federal já estão previstas também agendas com o ministro Flávio Dino, da Justiça, oportunidade para serem levadas as preocupações com o quadro de segurança da cidade, com o ministro Wellington Dias, da Assistência e Desenvolvimento Social, além de encontros com senadores e outras pessoas que possam ajudar Caxias, a exemplo da presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann.

Evidenciando que participar de encontros dessa natureza também é um papel a ser exercido por cada vereador caxiense, o presidente da CMC ressaltou que a viagem estará à disposição de todos, mas só participará dela aquele que a desejar. O momento, no entanto, conforme frisou, será mais do que oportuno para os vereadores e vereadoras buscarem ajuda junto ao governo Lula, a fim de que ninguém possa mais dizer na cidade que seus representantes não estão indo atrás de solucionar os problemas do município. Antes de encerrar a sessão e convocar os pares para novo encontro na manhã da próxima quarta-feira, 22, Ricardo Rodrigues solicitou a presença de todos para uma sessão solene na manhã de quinta-feira, 23, em homenagem a todas as mulheres caxienses, chancelado pela Procuradoria da Mulher da CMC.