Mesmo considerando que o ano é eleitoral, sujeito a todo tipo de injunções no cenário político local e estadual, o presidente da Câmara Municipal de Caxias (CMC), vereador Teódulo Damasceno de Aragão (PP), afirmou na sessão de abertura do 1º Período Legislativo da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, nessa segunda-feira (14), que vê com otimismo os trabalhos que a Casa irá retomar no decorrer de 2022, inclusive ampliando tudo o que foi produzido pelos pares no ano passado, quando centenas de proposições foram aprovadas e entraram em vigor, visando o bem-estar da população caxiense.
O chefe do legislativo caxiense lamentou ao final da sessão que a reunião inicial do ano não tenha cumprido o protocolo de sessão especial, mas o de sessão ordinária comum presencial/remota, em função de restrições que permanecem na CMC por causa da pandemia que ainda marca presença no município.
Até posterior deliberação, por exemplo, para ter acesso ao poder, a pessoa, o funcionário, tem que apresentar na entrada a carteira de vacinação contra o covid-19. A precaução não é descabida nem um exagero, segundo o presidente, porque no final de janeiro passado e nos primeiros dias de fevereiro diversos servidores e parlamentares testaram positivo para a enfermidade.
De acordo com Teódulo, a Câmara de Caxias reeditará e até ampliará as atividades que promoveu ao longo do ano passado, sempre no interesse maior de corresponder às expectativas da comunidade nas mais variadas áreas de atuação da sociedade, mas respeitando o protocolo e as autorizações das autoridades sanitárias.
Fazendo pronunciamento sobre o atual momento, Teódulo Aragão assim se expressou:
“Sei que 2022 será um ano especial, porque está relacionado com todas as possibilidades que surgirão a toda hora no contexto de mais um período eleitoral que os caxienses estarão vivenciando até o próximo mês de outubro. O instante, agora, evidencia as pré-candidaturas, para presidente da república, governantes estaduais, senado federal, câmara dos deputados e assembleia legislativa maranhense. Depois, será a vez das convenções partidárias que irão definir candidaturas e permitir a formação das alianças que concorrerão no pleito.
Neste mister, tenho a honra de dizer que Caxias vive hoje uma época muito distinta na política, onde um forte grupo político renovado avaliza a administração do município que, ressalte-se, com toda a sorte de dificuldades, seja por causa da pandemia ou pela baixa arrecadação de impostos e distribuição de receitas no país, vem realizando uma gestão que em tudo se empenha para oferecer o melhor aos caxienses.
Em momento tão peculiar, é imperativo que os caxienses entendam que nossa cidade clama por verdadeiros amigos que a ajudem a transpor e a vencer as dificuldades do momento, que são muitas; dizer também que neste ano eleitoral não nos interessa o desembarque por aqui de pessoas à procura de voto, mas sem trabalho pela cidade.
Não. Esta foi uma época que já passou, e nosso grupo político estará empenhado a somar forças ao lado dos verdadeiros amigos, dentre os quais destaco o governador Flávio Dino, que concorrerá a uma vaga no Senado Federal, e nosso futuro governador Carlos Brandão, assim como todas as demais candidaturas identificadas com o nosso modo de pensar e fazer o melhor por nossa terra, a exemplo de Amanda Gentil, Catulé Júnior e a deputada Daniella.
Mas, como disse há pouco, a Casa, a despeito de todas essas expectativas no correr do ano, manterá seu compromisso com o povo caxiense, sem deixar que as disputas eleitorais interfiram no andamento de nossos trabalhos.
Mesmo enfrentando os dissabores de toda ordem provocados pela pandemia do coronavírus, a qual, infelizmente, ainda continua entre nós e a merecer efetiva colaboração de todos, respeitando os protocolos sanitários e com a vacinação que segue ampla em nossos postos de saúde, minha expectativa é que os parlamentares continuem produzindo no interesse maior da comunidade.
Enfatizo que como vereador e presidente eu sempre procurei o diálogo e assim continuarei, tendo em vista os interesses maiores da nossa comunidade. E aqui dizer também que é sempre muito salutar nos colocarmos no lugar do próximo, já que os problemas são mais passíveis de solução pelo diálogo, e a unidade faz a força para que a individualidade possa aparecer”.
Pauta da sessão inaugural
Após a leitura e aprovação da ata da última sessão do ano passado, no expediente da reunião foi apresentada à apreciação do plenário uma indicação de projeto de lei de autoria do vereador Teódulo Aragão (PP), propondo que o município institua a Semana do Bebê no Município de Caxias, na primeira semana do mês de agosto de cada ano.