Na sessão ordinária da quarta-feira 08/02 vereador Torneirinho usa da tribuna e pede audiências públicas na casa

Primeiro orador a discursar no grande expediente, Torneirinho levou a plenário a mesma argumentação que muitos colegas expressaram no pequeno expediente. Ele falou sobre a necessidade dos caxienses renovarem o plano diretor da cidade, da audiência pública que o legislativo caxiense irá fazer em conjunto com o legislativo de Timon, ainda sem data marcada, na qual a pauta deverá tratar da duplicação da Br-316 entre Caxias e Timon.

Ver. Torneirinho (PV) discursa na tribuna da CMC

Também ressaltou a necessidade de uma eventual convocação de audiência pública para trazer a Caxias uma representação da empresa que administra a estrada de ferro São Luís/Teresina, a fim de que seja encontrada uma solução para melhorar a circulação das composições de trem na região, de forma a considerar o povo da cidade, especialmente as pessoas que rotineiramente são prejudicadas nos locais de cruzamento de vias, onde falta sinalização apropriada e cancelas para disciplinar o trânsito quando da passagem dos trens pelos bairros e em alguns povoados da zona rural. Segundo Torneirinho, que recebeu apartes dos vereadores Professor Chiquinho (Republicanos) e Durval Júnior (Republicanos), apoiando o seu discurso, a audiência com o vereadores de Timon irá tratar ainda da questão da segurança nesse quadrante do leste maranhense, uma vez que ações da criminalidade e do tráfico de drogas passaram a ser comuns nos dois municípios; mas deixou claro que, mesmo possuindo um aparato melhor e menos povoados para cobrir, a segurança de Timon nem por isso é melhor do que a de Caxias, em razão de baixo efetivo policial e pequeno número de viaturas.

O vereador aproveitou a ocasião para alertar o Governo do Estado, mais precisamente o governador Carlos Brandão (PSB), sobre coisas que são da alçada da gestão estadual e que estão deixando a desejar, na visão do povo caxiense, frisando, por exemplo, o atendimento na área da saúde e a manutenção das estradas que cortam o interior de Caxias, cobrando operação tapa buracos e a duplicação da MA 034, que liga a sede do município ao povoado Baú, no 1° distrito. Conclamando também o apoio da deputada estadual Daniella (PSB), o vereador também alertou sobre o perigo em uma ponte que teve os pilares de sustentação levados por enxurrada, no povoado Barriguda, e que pode a qualquer momento causar acidente. Ele informou que a situação está levando condutores de carretas de mais de 40 toneladas a se utilizarem de um acesso para seguir viagem.

Ver. Torneirinho (PV)

Com relação à segurança pública, tema amplamente bordado por pares no pequeno expediente, ele ressaltou: “Falta aumento no efetivo de investigadores. O governo do estado precisa se atentar para a questão da segurança pública no nosso município. Nós temos aqui os delegados trabalhando sobrecarregados. A cidade cresceu muito”, acautelou Torneirinho. Na sua opinião, é preciso uma atitude mais concreta em Caxias, que sofre relatos diários de crimes. Para ele, é imperativo melhorar a polícia civil e o 2º Batalhão da Polícia Militar em efetivo e equipamentos.

Torneirinho enfatizou ainda denúncias da população em relação aos serviços prestados pela empresa Equatorial Energia Maranhão, e lembrou que uma audiência pública já fora realizada na casa com uma representação da empresa citada, a fim de melhorar a qualidade do serviço prestado. Por fim, elogiou o trabalho da Secretaria de Educação Ciências e Tecnologia em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura pelas reformas realizadas em escolas do 1° Distrito,
contemplando os povoados Porto do Paiol e Monte Valeriano, alé de outras comunidades da região.