Vereador Ximenes faz alerta sobre a avanço do agronegócio e degradação de riachos em Caxias

Satisfeito por retornar às atividades parlamentares dentro da CMC, o vereador Antônio José Ximenes (Republicanos) alertou os colegas sobre o problema que considera, no momento mais preocupante para Caxias: o avanço desordenado do agronegócio no município e a degradação do meio ambiente nas nascentes dos riachos da região.

Ver. Antônio Ximenes ( Republicanos)

O vereador entende que um dos principais perigos para o município, para sua natureza, seus mananciais de água, a implementação do agronegócio. Embora tenha deixado claro que não é contra a atividade, já que atualmente é um dos pilares da economia do município, ele pontuou que a exploração econômica está acontecendo de forma desordenada, com os investidores chegando a Caxias, alguns até vindo de outros países vizinhos, sem se importarem em cumprir as leis brasileiras e do município de Caxias.

O vereador também questionou a origem dos recursos que financiam a atividade do agronegócio na cidade. Para ele, é um dinheiro sem procedência, e há a hipótese de ser originário do mundo do crime, do tráfico de drogas, do tráfico de armas, a alimentar tais investidores a grilar terras, como está acontecendo no 3º distrito de Caxias. Muitas dessas terras, na sua opinião, estão situadas em áreas de proteção permanente que por lei não podem ser desmatadas, já que são exatamente as que abastecem os mananciais caxienses. Ximenes destacou ainda que o município fica de mãos atadas devido ao fato das licenças ambientais virem de cima pra baixo., e que partem da secretaria estadual de Meio Ambiente, órgão que delimita as terras que podem ser desmatadas e trabalhadas pelo agronegócio.

Conclamando os representantes políticos votados no município, com ênfase para o governador Carlos Brandão e o senador Flávio Dino, Ximenes disse que, junto com os demais colegas, “tem que denunciar, tem que gritar”, pois, segundo ele, “o município está de mãos atadas nesse aspecto ambiental”. “Mas nós temos a quem recorrer”, continuou, “e se isso foge da nossa competência de legislar, temos que cobrar daqueles que nós elegemos e que têm competência pra isso”.

Reportando ao caso da ferrovia que corta o município, AX assinalou que ela, atualmente, não está oferecendo nenhum benefício para a cidade, mas só problemas, embora entenda que o caso possa ser resolvido com entendimento. E falou sobre a indicação que fez ao prefeito, reindicando que a secretaria de Infraestrutura realize melhorias na estrada para o povoado Boa Vista dos Lima, que está interditada pela ausência de uma ponte. O vereador antecipou seu voto ao projeto de lei da escola especial Maria Luíza Pereira, justificando que se trata de uma ação de extrema importância para toda coletividade caxiense, já que mais de mil famílias vivenciam hoje dificuldades com familiares em tal situação.