Vereadores participam da Audiência do Orçamento Participativo do Maranhão para o ano de 2023

A Câmara Municipal de Caxias (CMC) sediou na quinta-feira 13 de julho a audiência pública do Orçamento Participativo do Maranhão, relativo ao ano de 2023, reunindo representações de municípios que o Governo do Estado classifica como Região dos Timbiras, na qual estão inseridos Caxias, Aldeias Altas, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João do Sóter.

O presidente da CMC/MA, Ricardo Rodrigues, com participantes da Audiência Pública do Orçamento Participativo.

A audiência, que trouxe como tema a afirmação “Transparência, Controle e Desenvolvimento com Participação Popular”, foi bastante concorrida, entre 8h e 13h30m, e tanto o plenário quanto as galerias e demais dependências do legislativo estiveram repletas de pessoas dos mais variados segmentos das populações dos municípios envolvidos, que vieram a Caxias na intenção de contribuir com demandas para serem incluídas e solucionadas pelo orçamento estadual.

Mesa de trabalho que abriu a solenidade da audiência pública do Orçamento Participativo. Da esquerda para direita, a professora Jesus Andrade, o secretário Adjunto de Planejamento Vidigal Torres, o vereador Ricardo Rodrigues, presidente da CMC/MA, a secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Kelly Araújo, a secretária de Saúde de Aldeias altas, Núbia Oliveira da Silva, e Marcelo Santos, da equipe técnica da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão.

Na companhia dos vereadores Júnior Barros (PMN), Genival Moto Peças (Republicanos), Neto do Sindicato (Republicanos), Magno Magalhães (PL) e Torneiriinho (PV), o vereador Ricardo Rodrigues (PT), presidente da CMC, participou da solenidade de abertura da audiência do Orçamento Participativo, o qual, para ele, é muito importante para as cidades da região, e saudou efusivamente todos que estavam participando dos trabalhos na casa.

Comunidades da região mandaram representantes para a audiência pública na CMC/MA.

Em certo momento, ele disse: “No ano passado, por conta de demandas na área de proteção às nossas mulheres, conseguimos instalar uma Casa da Mulher, em Caxias, onde já funciona o Centro de Referência de Atendimento à Mulher. Esse, portanto, é um momento único, para a população de Caxias e também da Região dos Cocais, uma vez que vejo uma grande participação popular, que, para nós, tem a mesma representatividade da acolhida que fizemos antes à Assembleia Legislativa do Maranhão, e até chegamos a ser criticados por isso, muito embora sigamos entendendo que é preciso abrir a nossa Casa do Povo para ouvir as necessidades da população, levando essas demandas ao governo do estado”.

E prosseguindo: “Nesse momento, o governo do estado vem para nossa região novamente, para colher as indicações de todos os segmentos das nossas comunidades, através de suas entidades representativas, a fim de que possam ser incluídas como prioridades no orçamento participativo do nosso estado. É importante que cada um de nós possamos aproveitar ao máximo esse encontro, porque é a partir desse momento que nós vamos ter projetos concretos. Então, é necessário que tenhamos foco, e colocar aqui o que realmente as pessoas vejam como prioridade, para que nesse novo momento que vive o país, o Estado do Maranhão está passando, a gente possa, realmente, de fato e de direito, incluir os mais necessitados nesse orçamento do estado, para termos um Maranhão mais desenvolvido”.

Como ouvinte das manifestações que foram feitas antes de sua fala, Ricardo Rodrigues agradeceu a demanda oferecida pelo cidadão Paulo Carneiro, presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, quando este enfatizou a necessidade do plenário do legislativo ter também acesso para cadeirantes. Segundo o presidente, a CMC já possui acesso fácil a pessoas com dificuldades de locomoção, tendo inclusive um elevador privativo para esse público no prédio anexo que abriga o auditório da casa. Contudo, explicou que no interior do plenário o problema somente será resolvido com a reforma que já está programada e deverá ser realizada com o apoio do governo do estado, até porque há uma necessidade improrrogável do legislativo de Caxias ser todo modernizado. “Pelas minhas pretensões, ele será o mais moderno legislativo do interior do Maranhão, e em um futuro bem próximo”, conforme salientou em relação a esse anseio da população caxiense.

A Câmara de Vereadores de Caxias recebeu, para a audiência, a equipe formada por profissionais da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular; Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. Além das secretarias municipais envolvidas, foi registrada a presença do secretário Adjunto de Planejamento, Vidigal Torres, e de representante do comando do 2º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão.

Desfeita a mesa da solenidade, todos que se inscreveram para debates e reuniões de pauta foram distribuídos nas dependências da CMC. Desta feita, cinco eixos nortearam os debates: economia próspera e inclusiva; educação, identidade e cultura transformadora e estruturante; meio ambiente valorizado e resiliente; governança efetiva, conectada e inovadora e sociedade saudável, segura e justa. O relatório da audiência será conhecido posteriormente.