Vereadores pedem nova sinalização para o trânsito e a retirada de fios sem serventia na rede elétrica de Caxias

Abrindo o pequeno expediente da sessão ordinária do legislativo caxiense, nesta quarta-feira, 15, o vereador Antônio José Ximenes (Republicanos), que em sessão anterior externou preocupação com a atividade do agronegócio e a relação que esse tipo de investimento tem com a grande quantidade de áreas desmatadas na região, degradando o meio ambiente e concorrendo para o desaparecimento de preciosos riachos na zona rural, desta feita, apoiou iniciativa do vereador Professor Chiquinho (Republicanos), recomendando que o poder Executivo adote o regime de eleições democráticas para as gestões das escolas municipais; considerou a inatividade do serviço assistencial do INSS no município; e a situação, que entende como caótica, da sinalização do trânsito de Caxias.

Ver. Antônio Ximenes (Repúblicanos)

Parabenizando o colega Darlan Almeida (PL) por haver trazido à Casa o fato da ausência do INSS em Caxias, após a sede do órgão, na avenida Otávio Passos, ter sido fechada pelo Corpo de Bombeiros, em razão de constada insegurança e insalubridade nas instalações, o vereador enfatizou que é uma vergonha uma cidade do porte de Caxias estar sem o suporte federal assistencial do INSS, desde 2019, quando sua sede teve as atividades suspensas.
“É um fato inaceitável, vergonhoso, a gente ver o povo caxiense, principalmente os trabalhadores da zona rural, se deslocando para São Luís, Imperatriz, Teresina e até mesmo cidades vizinhas, à procura de resolverem suas questões de benefício assistencial”, disse o vereador, mencionando que, além do incômodo desses deslocamentos, os trabalhadores são onerados com despesas que não podem fazer. Para ele, o legislativo da cidade tem de se posicionar, exigir que a superintendência do órgão ponha fim à situação, como alugando um prédio, por exemplo, a fim de retomar a sua atividade em Caxias.

Depois, antecipadando o seu voto favorável, AX considerou como oportuna e atual a proposta de projeto de lei de Professor Chiquinho recomendando que os gestores das escolas do município seja escolhidos em eleição direta; e falou, em seguida, sobre a indicação que estava encaminhando ao prefeito Fábio Gentil, pedindo-lhe que a prefeitura contrate uma empresa especializada para resolver o problema da sinalização do trânsito de Caxias.
“A sinalização de Caxias não pode mais continuar do jeito que está. Todo mundo observa que o trânsito de Caxias está hoje numa sinalização caótica, onde há estacionamentos irregulares, condutores trafegando na contra mão, situações que concorrem para elevado número de acidentes; e basta ir ao Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) que a gente facilmente constata isso”, ressaltou o vereador, defendendo que o município contrate uma empresa para fazer um projeto de trânsito para a cidade, porque não adianta só instalar mais semáforos, como tentativa de solução à desorganização que impera por todos os lugares.

Discursando depois, o vereador Darlan Almeida (PL) trouxe para o plenário um problema que já fora objeto de uma manifestação anterior do vereador Mário Assunção (Republicanos): os emaranhados de fios de internet dispostos na rede de postes de energia de Caxias. O vereador fez contundente cobrança aos administradores das empresas responsáveis por deixarem suas fiações de forma desleixada ao longo da rede elétrica, por entender que a negligência traz riscos para a população, seja no centro da cidade, como nos bairros. “Aqui próximo a Câmara mesmo, na escola São José, essa fiação está praticamente a meio metro do chão, oferecendo risco por onde crianças estão correndo, muitas delas triscando nesses fios”, alertou, afirmando que a maioria desses fios é do tipo F.E., oriundo da extinta Telemar.

Ver. Darlan Almeida (PL)

Justificando o fato de que a maior parte dos fios emaranhados já não tem mais serventia para o serviço de internet, Darlan informou os pares que pretende mobilizar uma audiência pública na Casa, com o propósito de resolver tal situação. “Já identifiquei os responsáveis, e iremos convocar toda a equipe de Telecom das empresas de internet, em especial a direção da antiga Oi, para que seja feito a retirada de todos esses fios antigos, que não são mais utilizados, que são obsoletos, para a segurança de nossa população”, explicou, revelando que já conta com o apoio de empresas caxienses que trabalham no ramo e se sentem prejudicadas com a quantidade de fios emaranhados que encontram por toda a cidade.