Assembleia Legislativa do Maranhão realiza segunda sessão itinerante na Câmara Municipal de Caxias

Após uma semana de muito trabalho e adaptações na casa, a Câmara Municipal de Caxias (CMC) recepcionou em sua sede, na tarde desta sexta-feira (05), a Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), a qual, sob a direção da sua presidente, deputada Iracema do Vale (PSB), promoveu em Caxias a segunda edição da Assembleia Legislativa do Maranhão Itinerante.

Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão histórica em Caxias

O evento, subdividido em duas sessões solenes e uma sessão ordinária, mobilizou grande número da classe política do leste maranhense e trouxe a Caxias 26 deputados estaduais, além do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Ivo Resende (PSB), da cidade de São Mateus, da deputada federal Amanda Gentil (PP) e do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). Para haver o quórum necessário à aprovação de matérias na ordem do dia da sessão do parlamento estadual, cinco outros deputados participaram remotamente da reunião. A sessão da Alema Itinerante foi a primeira realização do gênero que ocorreu em Caxias em toda a sua história política. O encontro entre os vereadores locais e os deputados maranhenses transcorreu em clima de congraçamento, com os dois grupos louvando a iniciativa da presidente Iracema do Vale de estreitar cada vez mais os laços do municipalismo por todo o estado. Concorreu decisivamente para a iniciativa a reivindicação conjunta das deputadas estaduais Daniella (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT), ambas representantes de Caxias, bem como a aquiescência de seus pares aceitando que a vez agora seria da Princesa do Sertão Maranhense, conforme foi evidenciado no plenário da CMC.

Deputadas Iracema do Vale (PSB), Daniella (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Fabiana Vilar (PL), Solange Almeida (PL) e Ana do Gás (PCdoB), de mãos dadas para resolverem as demandas da população maranhense e fortalecerem a imagem do estado no cenário nacional.

Ainda pela manhã, às 10h30, a presidente Iracema do Vale, acompanhada das deputadas Daniella e Cláudia Coutinho, mais o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), mantiveram uma reunião com o presidente da CMC, Ricardo Rodrigues, e pelo menos 17 vereadores caxienses. Depois, o grupo assistiu a uma apresentação no gabinete da presidência em que o presidente da CMC mostrou o seu projeto físico para modernizar, ampliar e oferecer mais comodidade dentro da Casa do Povo de Caxias.

Vereadores e deputados assistindo à exposição do projeto de reforma da Câmara de Caxias.

Readaptações no plenário dos vereadores, a introdução de um mezanino para melhor receber os expectadores na galeria do plenário, com espaço exclusivo para a imprensa, reestruturações no pátio interno do prédio, a construção de mais três gabinetes parlamentares, dentre outras, foram providências anunciadas.

Clima de congraçamento entre vereadores locais e deputados do Maranhão foi dominante na sessão itinerante da ALEMA em Caxias.

O vereador Ricardo Rodrigues, aproveitando a presença das autoridades, solicitou a ajuda dos deputados da ALEMA para a materialização deste que é, atualmente, o maior ensejo da edilidade caxiense, mantendo-se as expectativas de que permaneçam trabalhando no prédio histórico e secular do legislativo local no centro da cidade.
A sessão histórica da ALEMA na CMC iniciou pouco depois do meio da tarde, com abertura do hino oficial de Caxias. A presidente Iracema do Vale registrou a presença dos vereadores caxienses que assistiam da galeria do plenário, exortando nominalmente sob aplausos os anfitriões e as anfitriãs do acontecimento.

Vereadores caxiense participaram da sessão itinerante da ALEMA da galeria do plenário da CMC.

Depois, convidou o prefeito Fábio Gentil e o presidente Ricardo Rodrigues, para integrarem a mesa diretora que era compartilhada com os deputados Roberto Costa (MDB) e Antônio Pereira (PSB).

A presidente da ALEMA, deputada Iracema do Vale (PSB), na companhia do presidente da CMC, vereador Ricardo Rodrigues (segundo à direita), concedendo entrevista coletiva à imprensa de Caxias e do Maranhão nas dependências do legislativo caxiense. Na foto com a presidente, as deputadas Fabiana Vilar (PL) e Ana do Gás (PCdoB), ladeadas pelos deputados Zé Inácio Lula (PT), Antônio Pereira (PSB) Francisco Nagib (PSB), Florència Neto (PSB), Roberto Costa (MDB), Rodrigo Lago (PCdoB), Arnaldo Melo (PP), Wellington do Curso (PSC), Leandro Bello (Podemos), Ricardo Arruda (Podemos), Carlos Lula (PSB) e Yglésio Moysés (PSB

Na galeria do plenário, o espaço da audiência foi reservado para os vereadores da cidade, secretários e visitantes de outros municípios; enquanto no pátio interno da CMC, em local coberto e refrigerado, o povo acompanhou os trabalhos visualizando uma grande tela e ouvindo muito boa sonorização

Convidados e populares assistiram à sessão histórica itinerante da ALEMA através de um telão, em ambiente climatizado no pátio externo da Câmara de Caxias.