Câmara Municipal entrega comenda Bicentenária Caxias +200 e Gonçalves Dias

A Câmara de Caxias (MA), realizou na noite último dia 31 de julho, sessão solene para a entrega da Comenda Bicentenária “Caxias + 200”, alusiva aos mais de dois séculos da Princesa do Sertão e nascimento do imortal poeta Antônio Gonçalves Dias, celebrado em 10 de agosto.O Legislativo Caxiense abriu espaço para a valorização de personalidades de diferentes áreas como o judiciário, política e militância social, pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade que aconteceu no auditório da UniFacema, foi presidida pelo presidente da Câmara de Municipal, vereador Ricardo Rodrigues (PT).A sessão também contou com a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), do prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos) e das deputadas federal Amanda Gentil (PP), e estadual: Daniella (PSB) e Cláudia Coutinho (PDT). Ainda marcaram presença, familiares dos homenageados, secretários, demais autoridades, convidados e comunidade em geral.As homenagens foram escolhidas pelos vereadores proponentes e aprovadas por todos os vereadores da Casa Legislativa. A Câmara Municipal de Caxias entregou 39 comendas em destaque a pessoas que merecem a estima, tendo vista que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da cidade, desta honrarias, cinco exaltadas postumamente .

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias, a solenidade +200 também ressalta a relevância histórica e cultural da cidade, e fortalece o senso de pertencimento dos caxienses.
“É um momento de muito orgulho participar desse evento histórico. Por indicação do Executivo e com aprovação unânime da Câmara, pudemos conceder, na data de hoje, uma comenda às personalidades que realizaram grandes serviços na nossa cidade. E eu tenho certeza que continuarão prestando serviços e que é uma justa homenagem, também, ao poeta Gonçalves Dias e às pessoas da nossa cidade”, pontuou.

Ricardo Rodrigues – Presidente da Câmara Municipal de Caxias

“Trata-se da comenda 200+, um grande momento para Caxias como ato de reconhecimento a todos aqueles que propiciaram grandes serviços à nossa comunidade, pessoas que prestaram serviços de grande relevância, acima de tudo, nas ações junto ao município. Não poderíamos deixar de agradecer às pessoas que fizeram e continuam a fazer o bem. Aqui, todos saem gratificados e com o compromisso de continuar”, pontuou o prefeito Fábio Gentil.

“É uma alegria muito grande estar recebendo essa homenagem. São 200 anos de Gonçalves Dias em sua terra. Nós temos muito serviços prestados, parcerias com o município; então, sabemos que essa essa comenda é a todos os que prestaram serviços à cidade. Eu quero agradecer à Câmara Municipal por essa honraria tão importante”, agradeceu o governador Carlos Brandão.

Veja lista dos homenageados indicação do Legislativo

Joaquim Washington Luís de Oliveira – Conselheiro do Tribunal de Contas do Maranhão.
Indicação: Vereador Ricardo Rodrigues

Fábio José Gentil Pereira Rosa – Prefeito de Caxias
Indicação: Vereadora Ângela Machado

Hélio de Sousa Queiroz – Ex-prefeito de Caxias
Indicação: Vereador Gentil Oliveira

Leonardo Barroso Coutinho – Ex-prefeito de Caxias
Indicação: Vereador Charles James

Maria de Jesus Ribeiro da Silva Azevedo – Ex-vereadora por Caxias
Indicação: Vereador Torneirinho

Renato Queiroz Vilanova – Ex-vereador por Caxias
Indicação: Vereador Thiago Vilanova

José Ivan Ferreira – Empresário
Indicação: Vereador Antônio Ximenes

Edimée de Maria Chaves Assunção – Ex-vereadora por Caxias (in memorian)
Indicação: Vereador Mário Assunção

Veja lista dos homenageados indicação do Executivo

Carlos Orleans Brandão Júnior – Governador do Maranhão

Eduardo Jorge Hiluy Nicolau – Procurador do Tribunal de Justiça do Maranhão

Amanda Kelly Gentil Guimarães Rosa – Deputada Federal

Daniella Jadão Meneses – Deputada Estadual

Cláudia Fabiana Vieira Silva – Ex-vereadora e atual Deputada Estadual

Jamil de Miranda Gedeon Neto – Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão

Jaime Ferreira de Araújo – Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão

José de Ribamar Froz Sobrinho – Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão

Luzia de Jesus Waquim – Secretária de Estado

Ana Caroline Aguiar Andrade Neitzke – Procuradora da República em Caxias

Ana Claudia Cruz dos Anjos – Promotora de Justiça de Caxias

Vicente Gildásio Leite Júnior – Promotor de Justiça de Caxias

Francisco de Assis da Silva Júnior – Promotor de Justiça de Caxias

Marcela Santana Lobo – Juíza de Direito do Tribunal de Justiça em Caxias

Cleide Barroso Coutinho – Ex-deputada estadual

Ana Lúcia Soares da Silva Ximenes – Ex-vereadora e atual Secretária de Assistencia Social

Maria do Rosário Pereira Rosa – Ex-servidora pública do município.

Ferdinando Araújo Coutinho – Ex-vereador por Caxias e atual prefeito de Matões

Ironaldo José Bezerra de Alancar – Ex-vereador por Caxias

José Gentil Rosa – Ex-deputado Estadual (in memorian)

Teódolo Damasceno de Aragão – Ex-vereador por Caxias (in memorian)