CMC inaugura controle eletrônico de tempo para pronunciamentos de seus vereadores

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Caxias (CMC), nesta segunda-feira, 20, marcou a adoção de um sistema eletrônico de tempo para controlar o pronunciamento dos parlamentares estabelecido no regimento interno da Casa.

Plenário da CMC, Sessão Ordinária

A medida foi necessária, segundo a presidência, para disciplinar melhor o tempo que cada parlamentar pode usar no pequeno expediente (cinco minutos sem direito a apartes), assim como no grande expediente (15 minutos com direito a apartes). Mas visa, essencialmente, de acordo com o presidente Ricardo Rodrigues (PT), resguardar o direito de cada um no tocante a intervenções inesperadas, já que ceder espaço em demasiado acaba por diminuir o tempo de participação de quem está com a palavra. Um sinal sonoro serve de alerta quando o parlamentar chega ao seu limite de tempo de pronunciamento em cada momento da sessão.

Dentro do novo modelo adotado, 12 edis usaram a palavra no pequeno expediente, e três no grande expediente, a maioria explorando os temas das matérias que deram entrada no expediente do dia ou foram votadas e aprovadas na ordem do dia da sessão.