Genival Moto Peças retorna ao legislativo e Magno Magalhães lidera o PL na CMC

Em razão de ter sido suspensa na data, quando os trabalhos já transcorriam no Pequeno Expediente, por causa do falecimento de um familiar do vereador Darlan Almeida (PL), a sessão ordinária de 29 de maio de 2023, da Câmara Municipal de Caxias (CMC), somente teve prosseguimento na segunda-feira, 05 de junho.

Durante a reunião legislativa, dois fatos chamaram a atenção dos vereadores e vereadoras, no plenário, e também dos expectadores, na galeria da Casa do Povo de Caxias: a indicação formal do vereador Magno Magalhães (PL) para liderar a bancada do Partido Liberal (PL) na CMC, mediante ofício do diretório do PL Caxiense; e a recepção ao suplente de vereador Genival Moto Peças (Republicanos), que assumiu o lugar do vereador Professor Chiquinho (Republicanos), após ele ter sido convidado a compor o secretariado da gestão municipal.

Genival Moto Peças, que na última eleição recebeu cerca de 900 votos do eleitorado caxiense, está de volta à CMC para sequenciar o seu terceiro mandato. Na ocasião, ele foi saudado pelos pares com recepção calorosa, e recebeu votos de boa sorte do presidente Ricardo Rodrigues (PT), no reinício do seu trabalho parlamentar.

Genival agradeceu à Deus, pelo seu retorno à CMC, bem como a todos os colegas presentes pela acolhida. Mas não esqueceu de mencionar a importância dos votos que seus eleitores lhe conferiram no último pleito, assim como o trabalho esforçado de seus familiares e correligionários que muito contribuiu para que estivesse novamente na Câmara de Caxias.

Durante o grande expediente, quando o vereador Charles James (Solidariedade) discursava pela liderança do governo no legislativo municipal, a sessão chegou a ser incomodada por protestos de professores que querem uma definição sobre precatórios do FUNDEF, relativos ao período de 1998 a 2006, a que têm direito.

A situação mereceu a atenção do presidente Ricardo Rodrigues, que imediatamente fez ver, às pessoas na galeria do plenário, que as sessões legislativas, por imposição do regimento interno da CMC, que segue as mesmas normas da Assembleia Legislativa do Maranhão e do Congresso Nacional, não podem ser interrompidas por manifestações externas ao que se passa no plenário, local de exclusiva participação dos parlamentares escolhidos pelo povo para representá-lo.

Após serenados os ânimos, a sessão pode prosseguir, com Charles James encerrando a sua fala, e, na sequência, houve manifestação do vereador Júnior Barros (PMN). Depois, como o vereador Antônio Ramos (Republicanos) deixou de fazer uso da tribuna, a sessão foi encerrada.