Gentil Oliveira destaca lei que disciplina o planejamento familiar e pede que a classe política lute por mais empregos em Caxias

O vereador Gentil Oliveira (PV) parabenizou a secretária de Educação do município, Ana Célia Damasceno, no pequeno expediente da sessão ordinária do legislativo municipal, nesta quarta-feirta, 1º, por estar reformando as escolas públicas da rede municipal, refletindo que isso é um ponto muito positivo para a gestão municipal, na medida em que os alunos retornarão às aulas tendo acesso a salas climatizadas, carteiras novas, banheiros limpos, merenda escolar, e com direito, enfim, a toda uma infraestrutura moderna que irá contribuir para o aprendizado nessas unidades de ensino.
O parlamentar afirmou que a oposição até tem o direito de reclamar de algo que não esteja sendo feito a contento, mas frisou que essa é a função de cada membro da Casa, já que todos estão ali para trabalhar pelo povo caxiense, e que, se erros forem constatados, o melhor a fazer é toda a bancada se unir para resolvê-los da melhor forma, inclusive ajudando no que for possível a administração municipal.

Ver. Gentil Oliveira (PV)

Gentil parabenizou também a colega Ângela Machado (PTC) por ter assumido a Procuradoria da Mulher do legislativo. Em sua concepção, ela fará um grande trabalho na pasta, já que conta com o apoio de todos os colegas de parlamento e de uma excelente assessoria que a apoia em sua vida parlamentar. Depois, abordou a situação das mulheres no país, passando a falar da Lei Nº 14.443, voltada ao planejamento familiar, que entrara em vigor na data.
Segundo o parlamentar, por conta da nova legislação, um projeto de laqueadura para as mulheres, por exemplo, sai de 25 para 21 anos, e com dispensa de autorização do cônjuge, autorização que permitia até que médicos fossem processados pelos maridos de suas companheiras, inconformados por elas não poderem mais gerar filhos. “A mulher, no entanto, tem que ter o direito de escolher quantos filhos deseja ter. A partir de 21 anos de idade, se tem, por exemplo, dois filhos vivos, ela já tem o direito de optar pela laqueadura, e isso é importante para facilitar o planejamento familiar”, frisou.

Gentil Oliveira, mudando a linha do seu discurso, falou também sobre a questão do desemprego em Caxias, mostrando que, de 10 pessoas que o procuram no gabinete da CMC, oito chegam lá à procura de emprego, de oportunidade de trabalhar. Ele enfatizou que tem plena consciência de que a prefeitura municipal não tem mais condições de contratar, pois tem que acomodar as pessoas que passaram no último concurso público, e só vê solução, nesse caso, por meio de cobranças que os vereadores façam aos representantes maiores do município, no sentido de que possam trazer indústrias e outras empresas para Caxias. “É uma vergonha, aquele parque industrial que está ali na Br-316, que há mais de 10 anos não tem, praticamente, funcionamento, já que somente uma empresa de asfalto se instalou no local”, salientou, argumentando que a saída é mais empresas se instalarem em Caxias, estimuladas por ofertas de incentivo fiscal da prefeitura aos empreendedores, ações de parcerias de linhas de crédito da rede bancária, e especialização técnica aos trabalhadores, a exemplo da que já estava sendo oferecida pelo SESI/SENAI de Caxias, ofertando nessa semana quatro cursos técnicos gratuitos para a população.
O vereador expôs que, além dos representantes eleitos pela cidade, será importante contar também com o governador Carlos Brandão (PSB), que foi muito bem votado no município. O governante, no seu entendimento, poderia aumentar, por exemplo, o efetivo policial da cidade, visando combater melhor a criminalidade, que está grande, pois o que se mais observa é assalto a motocicletas todos os dias