Novembro Azul: Câmara de Caxias promove 3º dia de atividades com palestra e ações de saúde e de estética para a população

Na manhã desta quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Caxias (CMC) abriu suas portas para mais uma atividade da Campanha Novembro Azul, de prevenção à saúde do homem, mas que se estendeu para o público geral, em face da grande procura que aconteceu nas dependências da Casa do Povo de Caxias.

E não era para menos. Em parceria com o Instituto Visão Nova, Oftocenter Laboratório Social, Centro Técnico Nossa Senhora das Graças e o Instituto Mix de Profissões, o poder legislativo caxiense ofereceu, de forma gratuita, consultas oftalmológicas, procedimentos de saúde, como consultas médicas, aferição de pressão arterial, glicemia e massoterapia, e mais ginástica laboral, design de sobrancelhas, corte de cabelos masculino e uma palestra relacionada às prevenções que os homens devem fazer para manter e preservar a saúde.

O vereador Júnior Barros (PMN) conferiu o trabalho realizado nos stands de atendimento ao público, enquanto a vereadora Ângela Machado (PTC) explanou para o público a importância que tem para a cidade e seus habitantes essa parceria que o presidente da Casa, vereador Teódulo Aragão (PP), tem proporcionado aos caxienses na atual legislatura (19ª) do legislativo municipal, sobretudo abrindo as portas do poder para a população interagir e participar mais dos trabalhos políticos dos parlamentares, os quais, segundo ela, são fundamentais para o desenvolvimento da cidade e o progresso da cidadania.

O médico César Marney Goes de Sousa, que atua na rede de saúde do município, proferindo palestra no plenário da Casa, foi mais um conferencista a se apresentar no órgão, durante a semana, falando ao público sobre a expectativa de vida dos homens no Brasil, as quais, segundo ele, são menores do que a das mulheres, mais em função do público masculino não cuidar da saúde preventivamente e também devido a estar mais sujeito a adversidades externas, como acidentes de trânsito e agressões, por exemplo.

Contudo, conforme assinalou no plenário da CMC, é da falta de exames de prevenção que possam identificar neoplasias dos brônquios e pulmões, estômago e próstata, que enfermidades graves e até óbitos aparecem em grande proporção. O câncer de pele figura entre os mais diagnosticados, e só é superado pelo câncer de próstata, no contexto da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Em sua explicação, o médico destacou que o Maranhão, por exemplo, figura entre os estados brasileiros com mais incidência de câncer de pênis, ficando abaixo de São Paulo e do Ceará, e o tratamento, em 96% dos casos, se dá com a remoção do órgão. A falta de higiene é um dos fatores que mais concorrem para essa forma da doença.

E, no final, César Marney louvou a influência que os meios de comunicação estão tendo ao veicularem informações sobre doenças que são peculiares ao sexo masculino. “Quando estou atendendo na zona rural, é impressionante o número de homens que comparecem às unidades básicas de saúde, solicitando exames de PSA, depois que a televisão e o rádio expõem situações ligadas à saúde masculina”, ressaltou, advertindo que o público masculino, mais conservador e machista, não deve apenas ser estimulado pelos meios de comunicação, por familiares e amigos, mas realizar periodicamente exames médicos preventivos assim como o fazem rotineiramente as mulheres. Para ele, a identificação precoce de cânceres é fundamental para salvar vidas.