Palestras dão continuidade à campanha Setembro Amarelo no legislativo caxiense

Dando continuidade às ações da programação da campanha Setembro Amarelo, nessa terça-feira (21), a Câmara Municipal de Caxias (CMC) realizou palestras que abordaram a “Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio”, ministrado pela bacharel em Direito Naane Maia, e o “Bullying nas escolas como fator de depressão”, com o assistente social Absalão Júnior.

O evento contou com a presença dos vereadores Mário Assunção, Cynthia Lucena, Ricardo Rodrigues, Charles James, Luis Lacerda, Ramos, Darlan e do presidente da Câmara, Teódulo Aragão, que dessa vez optou por acompanhar da galeria, em meio ao público presente.

Após pronunciamento dos parlamentares acerca da importância de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática em Caxias, foi a vez do cantor Júnior Maia deixar a sua mensagem através da canção “Mais Uma Vez”, de Renato Russo.

“Existe algo bem peculiar no suicídio, que leva a pessoa a entrar em um estado de desespero tão grande e pensar que tirar a sua própria vida seria a solução. Então, esse mês é de extrema importância não só pelo Setembro Amarelo, mas durante todo o ano precisamos falar sobre essa temática e suas causas. Mas estamos usando esse espaço da Câmara para dizer que ‘quem acredita sempre alcança’, assim como a música que foi cantada”, reforçou Naane Maia no início de sua palestra.

“Para a gente entender esse tema como fator de depressão, que é o bullying, precisamos conhecer mais a fundo os tipos, os envolvidos, quem é vítima, quem é agressor e qual o comportamento de cada um. Parabenizo ao presidente da Câmara e os demais vereadores por darem relevância ao Setembro Amarelo, para que entendamos que o suicídio é uma realidade e que pode afetar crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta”, destacou Absalão Júnior.

Certificado

O certificado de participação será emitido no último dia de programação. Para obtê-lo, o participante terá que responder um questionário que ficará disponível no site da CMC e terá em retorno o documento digitalizado.