Parlamentares protagonizam discursos importantes em favor de Caxias

A sessão de segunda-feira, 20, na Câmara de Vereadores de Caxias (CMC), não protagonizou somente disputas de cunho político no plenário. Diversos parlamentares abordaram outros temas de importância para o município. O vereador Darlan Almeida (PL), durante o pequeno, voltou a evidenciar o clima de insegurança que paira sobre a região de Caxias, pela ação de marginais que passaram a agir abertamente, de dia e de noite, praticando assaltos, invadindo residências, comércios, roubando carros e motos a torto e a direito. Para o parlamentar, é imperativo que as representações políticas da cidade pressionem as autoridades a aumentarem o efetivo e o equipamento das forças de segurança que atuam no município, de sorte a erradicar o estado de pânico que cresce em Caxias, por causa das investidas da marginalidade e dos traficantes de drogas.

Ver. Darlan Almeida (PL)

O vereador Gentil Oliveira (PV) ressaltou o tema do autismo, tema de um projeto de lei de autoria do colega Charles James (Solidariedade) em pauta de aprovação na casa, destacando que está na casa para apoiar qualquer aspecto positivo em favor de cuidar de pessoas com autismo. O vereador parabenizou a secretária de Educação Ana Célia Damasceno pelo trabalho de reforma das escolas do município, o qual, para ele, é um serviço que prima pelo conforto dos alunos; e destacou que a segurança pública é um tema preferencial nos debates diários na CMC, reivindicando que o governo estadual melhore o efetivo de segurança da cidade; se manifestou contra o desmatamento irregular que está ocorrendo na zona rural de Caxias, e indagou se está havendo fiscalização contra as carradas de madeira que todos os dias chegam à cidade para abastecer os comerciantes locais.

Ver. Gentil Oliveira (PV)

Já o vereador Catulé (Republicanos), em luta aberta declarada contra irregularidades no setor cartorial de Caxias, entrou com um requerimento, aprovado na sessão, solicitando que a casa ofície o titular do Cartório do 1º Ofício de Caxias a apresentar, sob penas de lei, as informações constantes em determinados livros em poder do órgão, as quais, no seu entendimento, irão corroborar para que a verdade seja trazida à luz, a fim de que se faça justiça e isso alivie os muitos problemas enfrentados pelos cidadãos caxienses que precisam dos serviços cartoriais no município.

Ver. Catulé (Republicanos)

Outros vereadores, porém, também trataram de temas importantes, como Magno Magalhães (PL), que falou em defesa da presença de um intérprete de libras no legislativo e sobre a causa do autismo no município; Neto do Sindicato (Republicanos), que retomou sua luta em favor dos trabalhadores rurais e da população caxiense prejudicados por ações de desmatamentos na zona rural do município; e Professor Chiquinho (Republicanos), que falou sobre a conveniente postura da classe parlamentar local no plenário da CMC, ao identificar colegas frequentemente transgredindo a ordem nas sessões legislativas.

Ver. Professor Chiquinho (Republicanos) 1° Secretário da CMC