Pequeno Expediente da Sessão Ordinária de 28/08

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caxias (CMC) foi completa, na noite de segunda-feira, 28 de agosto. Tanto o Pequeno Expediente quanto o Grande Expediente, momentos em que se sobressalta a oratória dos parlamentares, foram marcados por uma série de discursos abordando diferentes temas e preocupações relacionados à saúde na cidade de Caxias e à educação na região.

Abrindo o Pequeno Expediente, a vereadora Ângela Machado (PTC) expressou sua gratidão pelo sucesso do evento “Agosto Lilás”, promovido pela Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, e agradeceu a todos os envolvidos, destacando o trabalho das equipes de amigos que a ajudaram e a colaboração de assessores, secretários e diversas autoridades, como o presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Rodrigues (PT), o prefeito Fábio Gentil (Republicanos) e a deputada estadual Daniella. Ela também  manifestou o desejo de realizar mais eventos e ações em prol da cidade, por intermédio de sua atuação parlamentar e também como Procuradora da Mulher do legislativo municipal.

Ver. Ângela Machado ( PTC)

Em seguida, o vereador Neto do Sindicato (PRB) falou sobre sua dedicação à defesa dos direitos da classe trabalhadora e do homem do campo. Ele abordou a importância do transporte escolar para os alunos da zona rural e denunciou a falta de ônibus escolares adequados, destacando que na zona rural muitos pais estão pagando do próprio bolso para garantir o transporte de seus filhos que cursam o ensino médio. Ele também criticou a postura do presidente da Famem em relação à falta de recursos para o transporte escolar.

Ver. Neto do Sindicato ( PL)

Sucedendo o colega, o vereador Catulé (Republicanos) parabenizou o vereador Neto do Sindicato por sua atuação em defesa da classe dos trabalhadores rurais e também comentou sobre a responsabilidade do município em relação ao transporte escolar, uma vez que, no seu entendimento, embora o transporte dos alunos do segundo grau seja da alçada do Estado, há, na atualidade, uma parceria nesse sentido com o município de Caxias.

Ver. Catulé (Republicanos)

O vereador Daniel Barros (PDT), líder da oposição, trouxe depois ao plenário a atual questão dos profissionais de enfermagem e cobrou à Prefeitura de Caxias o pagamento do novo piso salarial retroativo para essa classe, que, segundo ele, deve ser a partir de maio passado. Ele também falou sobre a importância da educação e da luta pela melhoria da qualidade de vida da população.

Ver. Daniel Barros (PDT)

Na sequência, o vereador Darlan Almeida (PL) ressaltou a importância de olhar com atenção para a zona rural e destacou a necessidade de solução para questões como o transporte escolar e a educação no campo. Ele elogiou o vereador Neto do Sindicato por suas palavras e pela cobrança em prol da população.

Ver. Darlan Almeida (PL)

Por fim, o vereador Torneirinho (PV) agradeceu ao vereador Neto do Sindicato por suas palavras e enfatizou a importância do trabalho do vereador em representar os interesses da população. Ele também parabenizou a implantação do ensino médio em uma escola na zona rural, precisamente no povoado Porto do Paiol, distante cerca de 100 quilômetros da sede do município, graças a proposição de sua autoria reivindicando que a escola fosse construída pela gestão municipal, abrindo espaço para aulas do ensino básico e do ensino médio naquela região.

Ver. Torneirinho (PV)