Vereadores aprovam nota emitida pela Prefeitura de Caxias atestando que não existe a doença da urina preta no município

Últimas Notícias

Menos de 48 horas após haver cobrado das autoridades sanitárias do município um posicionamento oficial sobre a presença da síndrome de Haff, popularmente conhecida como doença da urina preta, transmitida por peixes e crustáceos, a Câmara Municipal de Caxias (CMC) ficou satisfeita com a nota emitida pela Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio em conjunto com a Vigilância Sanitária, comunicando a toda a população caxiense que não existem casos registrados da citada síndrome no Maranhão.

A informação, dirigida ao presidente do legislativo, vereador Teódulo Aragão (PP), foi transmitida pelo vereador Mário Assunção (Republicanos), durante o pequeno expediente da sessão ordinária na manhã de quarta-feira, 29/09.

De acordo com a nota, os registros de casos em outros estados foram todos provenientes da pesca extrativista, sendo, portanto, seguro o consumo de espécies de peixes provenientes do cultivo em criatórios no município.

A Secretaria de Agricultura informou ainda que acompanha os piscicultores, disponibilizando medidas preventivas e manejo adequado, minimizando assim os riscos de contaminação.

Os parlamentares ficaram aliviados porque uma sequência de fakes news propagou nas redes sociais, nos últimos dias, que havia peixe contaminado no município. Postadas nas redes como fatos verídicos, essas notícias falsas amedrontaram tanto a comunidade, ao ponto das vendas de pescado terem despencado, causando grande prejuízo aos criadores e vendedores e abalando a economia da cidade já fragilizada com os efeitos da pandemia e a elevação dos preços dos combustíveis e da carne bovina.

A sessão, que havia sido iniciada com o presidente Teódulo Aragão convidando os expectadores das reuniões legislativas a participarem da última rodada de palestras da Campanha Setembro Amarelo que a casa promoverá na quinta-feira, 30, quebrou a tensão que ficara bem acentuada na última segunda-feira, 27, quando a pauta da doença da urina preta e o prejuízo causado aos produtores e revendedores de peixe caxienses dominou a reunião.

Engrossando a plateia da galeria do plenário, uma turma de alunos da tradicional escola Centro de Ensino Estadual Thales Ribeiro Gonçalves, acompanhada da professora Gardênia Lebre, assistiu ao debate dos parlamentares.

Satisfeito com as boas notícias, o vereador Teódulo Aragão confidenciou aos colegas que naquela manhã tinha comprado peixe no Mercado Central de Caxias, enquanto o vereador Daniel Barros (PDT) postou vídeos se alimentando com peixes produzidos na cidade e exortando os colegas a fazerem o mesmo sempre que consumirem pescado, atestando para toda a comunidade que não há risco de doença da urina preta nos peixes criados nos criatórios do município, e o vereador Darlan Almeida (PL) informou que o seu almoço, no dia, seria com acompanhamento de peixe no cardápio.

Mário Assunção, que é médico veterinário e professor universitário da área, ressaltou no encontro que será interessante todos os vereadores compartilharem o post em suas redes sociais, para conscientizar mais a população, até porque, conforme enfatizou, “a carne de peixe é mais saudável, é uma carne nobre e também é uma carne que é mais barata que a proteína animal, que é a carne de gado, e não tem sentido nós deixarmos de consumir uma carne de tão grande qualidade por causa de uma fake news, uma informação mentirosa”.

Expediente do Dia

Foram protocolados à apreciação das Comissões Permanentes e posterior votação em plenário, as seguintes proposições:

– Requerimento ao Prefeito Municipal, solicitando uma operação tapa-buracos/ recuperação asfáltica na Rua Nova Vida, no Bairro Vila São José. Autoria: Vereador Thyago Vilanova (Avante);

– Requerimentos ao Prefeito Municipal, solicitando a substituição das lâmpadas convencionais por iluminação de led na Rua Manoel Gonçalves, no Centro; e pavimentação asfáltica e iluminação de led na Rua 11, no Bairro Refinaria. Autoria: Vereadora Ângela Machado (PTC);

– Requerimento ao Prefeito Municipal, solicitando a reforma da Praça Magalhães de Almeida, no Centro. Autoria: Vereador Professor Chiquinho (Republicanos); e

– Requerimento ao Prefeito Municipal, solicitando que seja feito o calçamento por piso intertravado de concreto e a iluminação pública em lâmpadas de led na 1ª Travessa do Fumo Verde. Autoria: Vereador Daniel Barros (PDT).

Pequeno Expediente

Melhoria de acesso no Eugênio Coutinho

Com os ânimos serenados, os vereadores passaram a pautar outros assuntos de interesse da comunidade na sessão, e no pequeno expediente o próprio Mário Assunção, que trouxe a boa notícia, aproveitou para agradecer o prefeito Fábio Gentil, o presidente da CMC, a secretária de Governo Amanda Gentil e o secretário de Infraestrutura, José Miguel, pelo empenho em favor da construção da rua de ligação da parte alta da avenida Matões com a parte baixa do Conjunto Residencial Eugênio Coutinho, que já está sendo utilizada pela comunidade e muito em breve será inaugurada oficialmente.

O vereador ressaltou que sem a via estava muito complicado para as pessoas terem acesso da parte alta para a parte baixa do Eugênio Coutinho, principalmente para chegarem ao posto de saúde.

Falácia

Falando em seguida, o vereador Daniel Barros cumprimentou todos os expectadores, estudantes e a professora Gardênia, que para ele é um exemplo de docência na cidade de Caxias, e disse que o que aconteceu em relação à doença da urina preta no Maranhão não passou de uma falácia, uma vez que ela nunca chegou ao território estadual.

Enfatizando a conversa que teve com a médica veterinária Alanessa Araújo, responsável pela vigilância sanitária que guarda a saúde pública no município, informou que recomendara ao órgão promover blitzen pelo município e instituir um selo de garantia de qualidade aos peixes criados em cativeiro, a fim de salvaguardar a atividade que foi muito prejudicada em suas vendas.

Para Daniel Barros, não era possível “o mal vencer o bem, uma fake news, mentira, convencer os caxienses a não consumirem o nosso saudável peixe”.

Serviços no rumo certo e Copa de Queimado

O vereador Gentil Oliveira (PV) pediu a palavra para louvar a iniciativa do prefeito municipal em contratar o engenheiro José Miguel Viana para comandar a Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Em sua concepção, os serviços de infraestrutura estão indo no rumo certo, a partir da vigorosa operação tapa-buracos que já está beneficiando o centro e boa parte dos bairros, bem como o alargamento e calçamento dos acessos à cidade, por ele considerados como prioritários, já que são como cartões postais e só engrandecem Caxias.

Oliveira depois falou a respeito da Copa Caxiense de Queimado, cuja semifinal ocorrerá no sábado, 2, no Ginásio Mundico Santos, localizado no bairro Nova Caxias, e a grande final, no domingo, 3, às 15 horas, no Ginásio Governador João Castelo, situado no Largo de São Sebastião, no centro.

Parabenizando o sucesso alcançado pela prática desportiva que hoje já se alastra por todo o município, o vereador enfatizou a iniciativa do colega Teódulo Aragão ao se associar decisivamente com os profissionais desportistas que estão levando o queimado a todos os quadrantes de Caxias.

Aprovação a investimentos na CMC

O vereador Thyago Vilanova (Avante), participando em seguida, enfatizou sua satisfação por ver que as duas reivindicações que fez na sessão anterior já estavam sendo atendidas na casa.

Ele parabenizou Teódulo Aragão por incentivar o esporte do queimado em Caxias, o desportista Queiroz Neto, que está à frente dos eventos, mas acentuou que estava mais satisfeito e feliz por ver que a presidência já tomou providências para adquirir um elevador para dotar o auditório da CMC de acessibilidade às pessoas com deficiências físicas, incluiu espaço para cadeirantes na galeria do plenário, e trouxe ao plenário também o serviço de intérprete de libras, para auxiliar o entendimento das pessoas surdo/mudas aos trabalhos do legislativo que acontecem no recinto.

E, encerrando, parabenizou o prefeito Fábio Gentil por atender a um requerimento seu datado de 21 de maio deste ano, que concorrerá para o recapeamento, asfaltamento e o calçamento do bairro São Pedro, serviço que será iniciado nas próximas semanas, resolvendo uma demanda que há bom tempo é reclamada pela população da área.

Clima de união no parlamento

Durante a sua participação na sessão, a vereadora Ângela Machado (PTC) pautou a sua fala destacando a participação da escola estadual Thales Ribeiro Gonçalves, unidade em que estudou, e sua contribuição para muitos jovens caxienses que querem estudar , tem sonhos e querem vencer na vida.

Como uma das alunas do colégio, em 1989, na época que era dirigido pelo professor Nerval Bento da Cunha, a vereadora lembrou que era uma das jovens que sonhavam em ser alguém nada vida, recomendando que os alunos presentes mantivessem seus sonhos, porque com eles será possível chegar onde quiserem.

Ângela observou que o gosto que adquiriu pelo esporte vem dessa época em que conheceu seu esposo e chegou a dirigir um dos times da Thales Ribeiro, e parabenizou os alunos, a professora Gardênia Lebre, por estarem conhecendo de perto como trabalham os vereadores caxienses, compreensão que só podiam ter assistindo uma sessão ordinária da casa em prol do povo.

A parlamentar parabenizou também o presidente da CMC pela foma como está conduzindo os trabalhos do legislativo, onde, para ela, prevalece um clima de união entre os vereadores que é muito favorável às ações demandadas pelo povo caxiense. Depois, saudou amigos do povoado Caxirimbu que estavam presentes e apresentou o amigo Rogério, um intérprete de língua brasileira de sinais (libras) que estava trabalhando no plenário, agradecendo-o por estar presente e vendo onde a sua vereadora chegou.

Marco do esporte

O vereador Darlan Almeida (PL) se manifestou iniciando por agradecer a Deus pelas chuvas que caíram no município nos últimos dias, amenizando o clima tórrido dessa época do ano na região.

Ele agradeceu também o prefeito Fábio Gentil e o secretário Zé Miguel por haverem atendido suas solicitações, assim como do vereador Torneirinho, iniciando nos próximos dias a feitura do calçamento com bloquetes da rua da BR, que fica à margem da Br-316, via caótica que tem importunado muito a população da área.

Depois, teceu agradecimentos à professora Gardênia Lebre, que com seus alunos da escola Thales Ribeiro Gonçalves estavam honrando a casa, uma vez que dela já haviam saído professores, doutores e muitas outras pessoas que contribuem para sociedade de Caxias, reclamando um pedido de salva de palmas à memória do professor Nerval, que por muitos dirigiu a elogiada unidade de segundo grau caxiense, que é considerada modelo no ensino público da cidade.

Encerrando, Darlan concluiu suas palavras elogiando a I Copa de Queimado de Caxias, idealizada pelo colega Teódulo Aragão, que será decidida no fim de semana, a qual, para ele, já se consolidou com um marco do esporte local por estar conseguindo receptividade em toda a cidade e até mesmo na zona rural.

Pelo fim de abastecimento com carro pipa

O vereador Antônio Ramos (Republicanos), por sua vez, usou o espaço para justificar seus requerimentos apresentados à casa no dia, a exemplo da implantação da estrutura com caixas de água e rede de abastecimento no poço já perfurado do povoado São José dos Mesquitas, demanda reivindicada por essa comunidade e pelas comunidades adjacentes que ainda são abastecidas com carros pipa, uma situação que o SAAE deve encontrar um meio de solucionar, a fim de modernizar o serviço naquela região do segundo distrito.

Ramos parabenizou depois o prefeito Fábio Gentil pelo início dos melhoramentos das estradas vicinais do segundo distrito, e também pelo início do trabalho de substituição das lâmpadas frias por lâmpadas de led na rua São Pedro, no bairro Seriema, que dá acesso à avenida Santos Dumont até o final da rua Esplanada da Estação, próximo ao Mercado Central.

O vereador encerrou suas palavras cumprimentando a plateia, a professora Gardênia Lebre e os seus alunos presentes no plenário, e se colocou também na mesma posição do colega Mário Assunção e Daniel Barros, em relação às fakes news relacionadas aos peixes produzidos nos criatórios caxienses, revelando para todos que acreditava nas autoridades sanitárias e que no dia iria almoçar peixe.

Soluções práticas à venda de peixes

O vereador Torneirinho (PV), sucedendo o colega, após saudar toda a plateia e dizer da sua relação amistosa com a escola Thales Ribeiro, onde dois de seus filhos estudaram, insistiu que a Câmara Municipal não pode ainda aliviar com a situação da falta de compra de peixes na cidade, informando que tem conversado com muitas pessoas sobre o assunto, mas mesmo assim está encontrando resistência, porque a mentira, por ter sido propagada muitas vezes, continua se sobrepondo à verdade e não sai da cabeça dos consumidores.

Para vencer o engano que está prejudicando a economia do município, impedindo que as pessoas tenham uma alimentação mais saudável, rica e de menor custo, o vereador apelou aos mais de 200 criadores de peixe em criatório que existem em Caxias a se fortalecerem na união, estreitando comunicação inclusive com o legislativo, visando a busca de soluções práticas.

Dizendo do contato que já manteve com outros municípios que tem buscado soluções práticas para reverter o problema, ele recomendou que os criadores instituissem, por exemplo, um dia para o peixe, no qual determinada quantidade de pescado viesse a ser vendida pela metade do preço, para atrair a população a comprar novamente.

Na sua concepção, sai mais caro manter o peixe comendo no criatório do que abrir uma pequena cota e liberar o pescado um pouco mais barato, um dia apenas, porque não adianta somente os vereadores cobrarem, brigarem, vigilância sanitária intervir, se os produtores também não estiverem fazendo a sua parte. E chamou a atenção para um fato curioso que ocorreu no dia que os produtores distribuíram peixe de graça no Mercado Central, quando centenas de pessoas receberam peixe.

Remanejamento do Centro Pop

O vereador Professor Chiquinho (Republicanos), fechando o bloco de pronunciamentos livres da manhã, começou o seu discurso convidando um grupo de professores que se manifestava no plenário a comparecer ao seu gabinete, após a reunião, para tratar de reivindicações da classe.

Depois, conduziu argumentação sobre a carta de uma mãe de aluno da escola Thales Ribeiro Gonçalves, solicitando que os vereadores busquem um meio de remover o Centro Pop, um equipamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social que trabalha com moradores de rua, grande parte usuários de drogas ilícitas, das proximidades da praça em que está alojado o colégio.

O parlamentar pontuou que as reclamações dos pais dos alunos da escola é o fato desses moradores de rua chegarem pela madrugada, dormir na praça e depois alguns mais excedidos partirem para admoestar e até assaltar os estudantes no translado para o estabelecimento de ensino. O assunto, segundo ele, irá merecer a atenção do legislativo, para encontrar inclusive ou outro local no centro da cidade para instalação do Centro Pop, já que se trata de um programa que, por suas peculiaridades legais, não pode atender na periferia.

Professor Chiquinho informou aos pares, em seguida, que na semana passada havia recebido um abaixo assinado de moradores do bairro São Pedro, através do qual a comunidade repetia reivindicações já formuladas por colegas da casa, como Thyago Vilanova, Cynthia Lucena e Daniel Barros.

Ressaltando que o melhor seria estar ao lado dos colegas, ele disse que havia conseguido levar o prefeito Fábio Gentil ao bairro, para ver a situação de perto, e lá mesmo foi determinado que a Secretaria de Infraestrutura realize a pavimentação das ruas da localidade, inclusive com o uso de correção topográfica, a seu pedido, para que as mesmas vias não sejam destruídas na época das chuvas, como vem acontecendo.

Ordem do Dia

Como não houve orador inscrito para o grande expediente, a sessão foi encerrada após a votação da ordem do dia, sendo aprovadas as seguintes proposições:

– Projeto de Lei Nº 033, Processo Nº 047, de 1º de setembro de 2021 – que “Dispõe sobre o regime de adiantamento para pequenas despesas de pronto pagamento no âmbito da administração pública direta da Prefeitura Municipal de Caxias, através de cartão corporativo de débito e dá outras providências”. Autoria: Poder Executivo Municipal;

– Requerimentos ao Prefeito Municipal, reivindicando a construção de escola de alvenaria, em substituição a escolas de palha, nos Povoados Cofre (2º Distrito) e Babu (1º Distrito), e a instalação de uma lombada na Rua Ernesto Geisel, à altura da residência de Nº 1.003, no Bairro Salobro;

– Requerimento ao Prefeito Municipal, reivindicando a implantação da estrutura com caixas de água e rede de abastecimento no poço já perfurado do povoado São José dos Mesquitas. Autoria: Vereador Antônio Ramos (Republicanos); e

– Requerimentos de Indicação ao Prefeito Municipal, reivindicando que a Secretaria Municipal de Infraestrutura realize o calçamento da Travessa Alto Alegre, no Bairro Fazendinha, operação tapa-buracos e recapeamento asfáltico na Rua da Aroeira e na Travessa Acrísio Cruz, no Centro. Autoria: Vereadora Cynthia Lucena (PP).