Pequeno expediente foi espaço de destaque na sessão inaugural de 2022

Últimas Notícias

Como não houve orador inscrito para o grande expediente, uso da tribuna, na sessão de abertura dos trabalhos do legislativo caxiense, na última segunda-feira, 14, todos os pronunciamentos dos parlamentares, tanto dos que estiveram no plenário como em modo remoto, ocorreram no pequeno expediente, momento em que aproveitaram para desejar que 2022 seja um ano repleto de muitas ações positivas para os caxienses. Convalescente de enfermidade e já se preparando para realizar mais uma cirurgia, a vereadora Ângela Machado (PTC), que fez discurso na sessão, foi lembrada e recebeu apoio e carinho de todos os colegas.

Ricardo Rodrigues pediu aprovação urgente ao projeto de auxílio aos artistas de Caxias

Presente no plenário, o vereador Ricardo Rodrigues (PT) foi o primeiro orador do dia, e aproveitou seu espaço para destacar o pacote de medidas que o prefeito Fábio Gentil (Republicanos) enviou à CMC para ajudar os artistas caxienses da noite, em decorrência da suspensão dos eventos carnavalescos em 2022, por força da permanência da pandemia do covid-19 no município.

Entendendo que a matéria era da maior importância para esses artistas, uma vez que os mesmos ficarão sem poder trabalhar durante o carnaval, o líder do governo na Casa solicitou à Mesa Diretora dispensa de interstícios para que a proposição fosse logo aprovada na ordem do dia da sessão, sendo atendido.

E, conforme pontuou na oportunidade, o governo municipal, utilizando recursos próprios, irá garantir três parcelas de 500 reais como auxílio a esses profissionais, ajudando no sustento de suas famílias.

Ricardo Rodrigues informou também que o prefeito já prepara outro auxílio para comunidade, desta feita providenciando a aquisição de peixes que serão distribuídos durante a próxima Semana Santa.

O vereador também destacou a visita que o vice-governador Carlos Brandão (PSB) fez ao município, no último fim de semana, oportunidade em que participou de diversas ações promovidas pela Prefeitura de Caxias, dentre as quais, a inauguração do asfaltamento de ruas no povoado Rodagem, início deste mesmo tipo de serviço no povoado Engenho d’Água e anúncio de mais asfaltamento ou calçamento em outros povoados da região do 2º Distrito, assim como no bairro São Pedro e em muitos outros bairros da cidade.

Ele parabenizou a gestão municipal pelas ações que sendo implementada em Caxias e pediu a união dos amigos vereadores no ano 2022.

Júnior Barros defende candidaturas que valorizem Caxias

Já o vereador Júnior Barros (PMN), em modo remoto, enfatizou que 2022 estava começando em Caxias com o pé direito, uma vez que a administração municipal retomou suas ações para o bem-estar da comunidade caxiense. Na sua opinião, Caxias está voltando ao cenário de destaque da política estadual e federal.

O parlamentar agradeceu o empenho da deputada estadual Daniella (União Brasil), juntamente com a secretária de Governo Amanda Gentil, em participarem dos trabalhos da gestão de Fábio Gentil, avaliando que as duas estão afinadas e que deputada chegou a Caxias, não com promessas ou falácias, mas trazendo recursos para melhorar a malha asfáltica do município, inclusive na zona rural.

Na opinião do vereador, o trabalho da deputada valoriza o modo de viver das pessoas e proporciona a todos esperança por melhores dias. “Caxias precisa de políticos que estejam aqui para fazer a diferença”, acentuou na ocasião.

Ângela Machado agradece o apoio dos amigos e diz que segue na base política de Fábio Gentil

Participando de casa, onde se prepara para realizar mais uma cirurgia, a fim de recuperar a saúde, a vereadora Ângela Machado (PTC) manifestou palavras de agradecimento e gratidão a todos que vem lhe ajudando a superar o susto com sua saúde, desde o ano passado.

Segundo ela, o suporte que tem recebido dos colegas, do presidente Teódulo Aragão e do prefeito Fábio Gentil tem sido fundamental para o seu tratamento e restabelecimento.

Usando de franqueza, bem ao seu estilo de falar o que pensa, Ângela aproveitou para descartar qualquer tipo de animosidade no contexto político local, reforçou que segue na base política do seu grupo, que é o do prefeito Fábio Gentil, e recomendou que as pessoas de Caxias se cuidem e não deixem de tomar as vacinas, para não serem prejudicadas pelo covid-19.

Charles James apoia auxílio aos músicos

De sua poltrona no plenário, o vereador Charles James (Solidariedade) também se pronunciou na sessão. Primeiro, para agradecer a Deus, pelo início de mais um ano legislativo. Depois, para enfatizar o seu apoio ao projeto que irá beneficiar os músicos caxienses prejudicados de trabalharem durante o carnaval, profissionais que passam de dois a três meses sem uma renda fixa e que não podem ser deixados de lado nesse momento de precaução sanitária.

James parabenizou também o prefeito Fábio Gentil e o secretário de Cultura Léo Barata, pela iniciativa e, em seguida, falou da sua participação na caravana de ações que a Prefeitura de Caxias realizou no último sábado, ressaltando o mutirão da catarata na cidade, e o asfaltamento nos povoados Rodagem e Engenho d’Água, juntamente com o prefeito, secretários municipais, colegas vereadores e ao lado do vice-governador Carlos Brandão, da deputada Daniella e da secretária de Governo Amanda Gentil.

No entendimento do vereador, com ações desse tipo “a população fica satisfeita, alegre, mas é preciso considerar que ainda há muito por se fazer, já que atingir a perfeição é praticamente impossível. Daí porque o mais importante é continuar trabalhando a cada dia para melhorar mais a vida do nosso povo, unidos em prol de um só propósito, que é trabalhar pelo povo de Caxias”, ressaltou.

Thyago Vilanova afirma que toda parceria que está dando certo tem que ser mantida em Caxias

Em sua participação, também no plenário, o vereador Thyago Vilanova (Avante) demonstrou satisfação com o retorno dos trabalhos legislativos na CMC.
Iniciando, ele aprovou o envio do projeto de auxílio aos músicos caxienses, pelo governo municipal, e disse que estava pronto para votar favoravelmente ao projeto.

Depois, teceu palavras de agradecimento ao prefeito Fábio Gentil pelo recente asfaltamento realizado na rua Parnarama, no bairro Vila Lobão, a seu pedido. E lembrou das ações que a prefeitura realizou na cidade e na zona rural, no último sábado, às quais compareceu na companhia do prefeito, vereadores, assessores, do vice-governador Carlos Brandão, da secretária Amanda Gentil e da deputada Daniella.

Ciente dos futuros investimentos que o governo estadual realizará em Caxias, ele elogiou o anúncio que Carlos Brandão fez no povoado Rodagem, ao revelar que a primeira obra da sua gestão, que se iniciará em 31 de março próximo, será instalar uma policlínica com várias especialidades médicas no município, para elevar a eficiência do serviço municipal de saúde. “O investimento, sem dúvida, irá ajudar muito a saúde do município”, assinalou, reportando ainda que uma parceria que tem dado certo, precisa ser mantida.

Professor Chiquinho prevê ano político aguerrido em Caxias

Participando depois, o vereador Professor Chiquinho (Republicanos), inicialmente saudando os colegas, almejando um bom trabalho a todos e desejando votos de pleno restabelecimento à saúde da colega Ângela Machado, destacou e parabenizou a iniciativa do Poder Executivo Municipal ao propor à Casa a aprovação do programa social “Auxílio Municipal Emergencial Artístico Cultural de Caxias”, que permitirá a músicos caxienses receberem três bolsas de 500 reais, nos próximos meses, por conta das restrições impostas às suas atividades no período do carnaval.

O vereador, que preside a Comissão de Constituição e Justiça da CMC, concordou com a solicitação de quebra de interstícios para votação da matéria na ordem do dia da sessão, em razão dos benefícios que ela proporcionará a uma categoria em dificuldade.

Ele explicou que a matéria não estava afeta à Lei Rouanet, e pediu que o edital, quando de sua publicação, seja disponibilizado ao conhecimento do legislativo, para que o mesmo tenha conhecimento dos critérios e saber quais as pessoas que trabalham na noite, no Município de Caxias, que serão beneficiadas. Na sua concepção, esses artistas devem estar cadastrados na Secretaria Municipal de Cultura.

Dizendo da sua expectativa em relação ao trabalho legislativo de 2022, Professor Chiquinho pontuou que o ano será muito aguerrido para cada parlamentar da casa, pois estarão combatendo e sempre buscando melhorias para a cidade de Caxias.

Torneirinho declara apoio à candidatura de Catulé Júnior

O vereador Torneirinho (PV), por sua vez, começou parabenizando a equipe da Defesa Civil do Município, nas pessoas do capitão Malheiros e o secretário de Meio Ambiente Pedro Marinho, pelas ações implementadas em prol da população ribeirinha de Caxias quando na última enchente, em decorrência das fortes chuvas que banharam o leste maranhense no início do ano. Ele pediu,

O parlamentar direcionou, em seguida, apelo ao prefeito municipal e à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, para que promovam trabalho emergencial que ajude as pessoas que trabalham na agricultura de subsistência, evidenciando que as mesmas estão muito prejudicadas, sobretudo na zona rural, em razão dos solos de plantio se encontrarem impróprios para a produção.

Torneirinho aproveitou a ocasião para formalizar apoio à pré-candidatura de deputado estadual do secretário de Estado de Turismo do Maranhão, o caxiense Catulé Júnior.

“A princípio pensei, juntamente com o meu grupo, projetar o meu nome para deputado estadual, mas na necessidade de dar um passo para trás para no futuro dar um passo para frente, ou até dois, gostaria aqui de deixar claro para a sociedade caxiense o meu apoio irrestrito à candidatura do secretário de Turismo, Catulé Júnior”, declarou.

Cynthia elogia ações promovidas pela prefeitura, mas pede atenção para o serviço de motoboys

A vereadora Cynthia Lucena (PP) também usou a palavra para enaltecer a iniciativa da Prefeitura de Caxias em trazer para a apreciação dos edis caxienses um projeto de lei para auxiliar os músicos caxienses a superarem os prejuízos com a suspensão de festas no período do carnaval.

Ela elogiou, em ato contínuo, a forma com que está sendo conduzida a vacinação de crianças na cidade contra covid-19, assim como a preparação que está sendo feita pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia para o retorno das aulas na rede municipal de ensino, no próximo dia 03 de março.

Cynthia demonstrou preocupação com a atividade dos motoboys que trabalham no sistema de delivery, sobretudo os que realizam entrega de alimentos, e recomendou que a Comissão de Segurança da CMC promova uma mobilização com empresários do ramo, no sentido de que haja um maior cuidado e controle de velocidade por parte dos condutores que realizam esse tipo de serviço em Caxias.

Para a vereadora, a medida tem de ser operada com urgência, afim de que sejam evitados graves acidentes no trânsito, alguns até com vítima fatal, como ocorreu recentemente no bairro Nova Caxias, quando um motoboy, pai de família, se chocou violentamente com uma dupla de jovens numa motocicleta, na saída de um culto evangélico na avenida Jerusalem. Com o choque violento, o motoboy faleceu no local, enquanto os dois jovens ainda se encontram em tratamento médico.

E, finalizando, destacou a visita que o vice-governador Carlos Brandão realizou a Caxias no último sábado, um dia movimentado, segundo ela, pelos investimentos de asfalto trazidos para o município pela deputada estadual Daniella, através dos quais o prefeito Fábio Gentil já está asfaltando as ruas da cidade e também povoados importantes, a exemplo da Rodagem e do Engenho d’Água, no 2º Distrito.

Gentil Oliveira afirma que vereadores não interromperam atividades durante o recesso parlamentar

O vereador Gentil Oliveira (PV), por sua vez, louvou o reinício dos trabalhos na legislatura, mas disse que ficou satisfeito também por saber que, mesmo no período do recesso da CMC, nenhum edil caxiense ficou parado, sem fazer nada. Ele lembrou a assistência que foi levada às pessoas que estiveram prejudicadas pela última enchente e a distribuição de muitas cestas básicas em muitas comunidades afetadas.

Oliveira enfatizou que espera dos colegas o mesmo empenho de combate aos problemas decorrentes da pandemia que ainda está presente no município, principalmente contribuindo com o trabalho da vacinação infantil. Depois, parabenizou o prefeito e o secretário de Cultura por fazerem chegar à Casa um projeto de lei para auxiliar os músicos caxienses que este ano não irão poder trabalhar no período do carnaval.

A visita do vice-governador Carlos Brandão ao município, no fim de semana, e todas as benesses e boas perspectivas que o fato gerou, foi outro destaque apontado pelo vereador. Ele aproveitou o momento para declarar antecipadamente o seu apoio à reeleição da deputada Daniella, à pré-candidatura de deputada federal da secretária Amanda Gentil, e à reeleição do futuro governador Carlos Brandão.

Darlan declara que a hora é de luta pelos menos favorecidos

Reportando à bíblia, precisamente ao salmo do rei Salomão, que diz ser imperativo para o crente em Deus abrir a boca em favor de todos que se acham desamparados, o vereador Darlan Almeida (PL) iniciou o seu discurso, dizendo que a função de todo vereador é lutar pelos menos favorecidos.

Conforme declarou: “Nós estamos em ano de eleição, olhamos para o Brasil, um país em nível de terceiro mundo, com pouco desenvolvimento, e precisamos lutar nesta casa pelo nosso povo. Temos uma eleição de governo, em que, sabiamente, o governador atual, Flávio Dino, está indicando para a sua sucessão o vice-governador Carlos Brandão, e esta Casa, com certeza, estará apoiando o vice-governador que já conhece nossa cidade, tem amizade com vários políticos, como Ximenes, Catulé, Teódulo Aragão, o prefeito Fábio Gentil, e isso é bom, porque nós não podemos ficar numa guerra na qual quem sofre é o povo”.

Darlan, em seguida, parabenizou o parlamento caxiense porque, na sua concepção, independente ou não, sob surto de gripe, do covid, nunca parou suas atividades, uma vez que tem assistido ações dos vereadores da casa todos os dias, e isso prova que há uma representação muito boa para a sociedade caxiense.

No final de suas palavras, ele agradeceu o prefeito Fábio Gentil por ter atendido às suas solicitações, algumas ligadas a asfaltamento de ruas da cidade, a exemplo das ruas Santa Inês, Tuntum, Barreirinhas, e também a rua Parnarama, onde agora está chegando o asfalto.

Vereador Catulé defende maior atuação da Câmara Municipal

Na volta dos trabalhos legislativos, o vereador Catulé (Republicanos) chamou a atenção dos colegas de parlamento para o desempenho da atual legislatura caxiense diante do pedido de socorro da população.

“Passamos mais de um ano sem funcionar 100%, a Casa do Povo. Para alguns, isso foi até bom; para os que representam mal; para os que vivem sempre na basta da subserviência e, sobretudo, na basta do bajulismo, da preguiça e da irresponsabilidade, que sempre foi”, disparou o vereador.

Catulé acrescentou que se a Câmara estava fechada independia da vontade de todos: “As razões todos sabem, e nós teríamos que dar o bom exemplo, uma vez que aqui é a caixa de ressonância da sociedade caxiense. Mas houve luta externa para que essa Casa não funcionasse”.

O vereador reconheceu a força de vontade do presidente Teódulo Aragão, ao mesmo tempo em que criticou 60% dos colegas que continuam como se não tivesse protocolo, participando de várias reuniões políticas e fazendo coro que a Casa não pode funcionar por causa da pandemia.

Ele lamentou a falta repercussão de recentes assuntos, como a própria Covid e a apreensão de um carro com meio milhão de reais, “que ninguém sabe quem é o dono”.

“Em todos esses anos nunca tinha visto um legislativo funcionar como esse, onde aqui não temos oposição. Mas estou vendo que quando não tem oposição isso termina se transformando como uma cobra de duas cabeças, onde os próprios colegas começam a se bater, a se morder, e não vejo o prefeito se movimentando para impedir isso”, observou.

Se depender do parlamentar, nenhum colega terá problema pessoal com ele, independente de sua escolha a deputado estadual, federal ou governador, porque cada um escolhe quem quiser. Ele defende candidatos ficha-limpa.

Para Catulé, é louvável a atividade dos vereadores quando pedem para calçar uma rua ou botar um asfalto, pois acabam sendo também assistencialistas, mas é preciso estimular mais os empregos, a indústria, o comércio de fora vir se instalar na cidade, para gerar renda, gerar impostos.

O vereador defendeu também uma maior atuação do Ministério Público Eleitoral diante de comícios antecipados.

Ximenes apoiará Carlos Brandão, deputada Daniella e Amanda Gentil

Discursando em seguida, o vereador Antônio José Ximenes (Republicanos) parabenizou a recuperação da colega Ângela Machado e mostrou seu apoio ao vice-governador Governador Carlos Brandão, que assumirá o governo estadual no próximo dia 31 de março, e já anunciou como obras iniciais da sua administração, em Caxias, a instalação de uma policlínica médica com todas as especialidades na cidade, bem como a recuperação de estradas vicinais, além de calçamento ou asfaltamento em diversos povoados.

O vereador falou também do seu compromisso com a reeleição da deputada Daniella e com a eleição da secretária de Governo Amanda Gentil, que já lançou pré-candidatura a deputada federal nas próximas eleições de outubro.

Durval espera política em clima de guerra, mas pede respeito

O vereador Durval Júnior (Republicanos), por sua vez, agradeceu, na sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2022, ao prefeito Fábio Gentil e à deputada Daniella, por terem levado asfalto aos povoados Rodagem e Engenho d’Água, e comentou, em seguida, que o futuro governador Carlos Brandão, o senador Flávio Dino, a deputada estadual Daniella e a deputada federal Amanda Gentil farão um Maranhão e, principalmente Caxias, muito melhores.

Mesmo considerando que a política eleitoral deste ano, no município, será uma verdadeira guerra, ele pediu a todos que já fazem parte do processo uma política com respeito.