Vereadores aprovam indicações de projeto de lei para que sejam instuídos mês da visão perfeita e atenção integral a pessoas autistas em Caxias

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Caxias (CMC), nesta quarta-feira, 22, mais uma vez permitiu a aprovação de proposições parlamentares no interesse de resolver demandas da comunidade. Desta feita, foram duas indicações de projeto de lei ao Poder Executivo Municipal, de autoria do vereador Charles James Costa Sobrinho (Solidariedade), uma, para que seja instituído o “Mês da visão perfeita na Cidade de Caxias”; e outra, para que seja instituído o “Programa de Atenção Integral ao Autismo” no Município de Caxias; além de 12 requerimentos, dirigidos também ao poder executivo, por vereadores da bancada.

O vereador Charles James recebeu apoio unânime de toda a bancada na votação das duas matérias.
Em relação à proposta “Mês da visão perfeita na Cidade de Caxias”, ele justificou que a mesma visava chamar a atenção do Executivo e das pessoas sobre a importância das visitas regulares que devem ser feiras ao médico oftalmologista, ponderando que a falta de cuidados com os olhos pode provocar complicações na visão e até mesmo cegueira total.

Ver. Charles James (Solidariedade)

Quanto à que sugere o “Programa de Atenção Integral ao Autismo em Caxias”, ele demonstrou que o transtorno do espectro autista é uma condição com a qual o indivíduo conviverá por toda a vida e que lhe impactará de diferentes formas, a depender do seu meio social, e que, em muitos casos, por apresentarem variações de dependência, precisam de auxílio em atividades da vida diária por longos períodos ou de maneira permanente, os quais só o município e as famílias mais abastadas podem custear.