Vereadores demonstram contrariedade por Caxias ainda não estar incluída na rede de internet 5G

A notícia de que o Ministro Juscelino Filho, das Comunicações, deixou para depois a ativação da cidade de Caxias na nova rede de internet 5G foi recebida com indignação no parlamento caxiense, na sessão ordinária da Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 27. Muitos vereadores lamentaram que os dois primeiros lotes liberados pelo Ministério das Comunicações, o primeiro com 13 cidades, e posteriormente outro com 11, já tenham sido anunciados pelo governo federal, sem, contudo, beneficiar Caxias.

Ver. Catulé (Republicanos) discursando no Pequeno Expediente

O vereador Catulé (Republicanos), primeiro a falar sobre a questão no pequeno expediente, protestou dizendo que “Caxias está desmoralizada, diminuída”. Para ele, o ministro das comunicações, que é maranhense, escolheu primeiro 13 cidades para liberar a tecnologia 5G, e no meio destas, Timon, próxima a Caxias, fato que deixou decepcionado e perplexo o próprio repórter da TV Mirante que informou a notícia na manhã de segunda-feira. Mostrando sua indignação diante do fato, Catulé disse: “Caxias, mais uma vez, ficando de fora. Se eu fosse deputado federal, duvido que não teria ido ao Juscelino e Caxias não teria 5G”, protestou o decano do parlamento municipal.

Outro que também não gostou da notícia foi o vereador Darlan Almeida (PL), revelando que, além das 13 primeiras cidades ativadas na segunda-feira, 27, noutras 11, que passarão a operar no mês de junho, Caxias também não está incluída. “Tem cidadezinha menor que o bairro Volta Redonda contemplada com o sinal 5G, e, Caxias, necas de quitibiriba. Isso é uma vergonha para todos nós!”, disse o vereador, destacando que a 5G traria um impacto direto na economia, nos negócios e até na educação, pois a nova tecnologia de internet possibilitaria soluções inovadoras em várias áreas.

Ver. Darlan Almeida (PL)

Segundo cronograma divulgado pelo Ministério das Comunicações, desde segunda-feira, 27, a tecnologia 5G já está funcionando nas cidades maranhenses de Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Raposa, Rosário, Santa Rita, São José de Ribamar e em Timon. Até o dia 30 de junho o sinal 5G será liberado para mais 11 cidades maranhenses: Bacurituba, Barreirinhas, Cajapió, Cidelândia, Governador Edson Lobão, Imperatriz, João Lisboa, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Senador La Roque e Vila Nova dos Martírios.