Câmara Municipal realiza a Campanha Agosto Lilás para marcar sua participação de enfrentamento à violência contra a mulher caxiense

Na sessão ordinária da noite de segunda-feira, 21, na Câmara Municipal de Caxias (CMC), a vereadora Ângela Machado (PTC), ao falar no pequeno expediente da reunião parlamentar, convidou a população caxiense a participar da Campanha Agosto Lilás do Legislativo Caxiense, que do dia 23 a 25 de agosto ocorrerá nas dependências do órgão. O evento será promovido pela Procuradoria da Mulher da CMC, da qual é presidente, para marcar a participação da entidade no enfrentamento à violência contra a mulher caxiense, especialmente para inibir os casos de violência doméstica no município.
Ângela informou aos pares, e à população em geral, que na quarta-feira, 23, terá início a campanha, já estando programados dois eventos para a data, a serem realizadas pela manhã. Às 9h, no pátio interno da sede do legislativo, ocorrerá uma solenidade para marcar o aniversário de dois anos de atividades da Procuradoria da Mulher da CMC, seguido de um coffe break oferecido aos presentes. Às 10h, haverá sessão solene de entrega do Título de Cidadania Honorária Caxiense à Senhora Iracema Cristina Vale Lima, deputada estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA).

Presidente da Câmara Municipal de Caxias Ricardo Rodrigues (PT), Iracema Vale (PSB) Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão e vereadora Angela Machado (PTC) Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Caxias, professora Dandara, primeira dama da Câmara Municipal de Caxias

O título de cidadania à presidente da ALEMA foi indicação do presidente da Câmara de Vereadores de Caxias, Ricardo Rodrigues (PT), louvado nos bons serviços prestados pela parlamentar à sociedade caxiense, e também por ser uma das maiores entusiastas na defesa da mulher no Estado, sendo inclusive grande incentivadora da Procuradoria da Mulher no Poder Legislativo Estadual.
A programação da Procuradoria da Mulher da CMC incluirá, ainda, adesivaço de mensagens em frente à Câmara Municipal, na quinta-feira, 24. Na sexta-feira, pela manhã, encerrando a campanha, o pátio da CMC estará aberto para a programação Beleza da Mulher, quando haverá entrega de brindes, sorteios, além de serviços de beleza para o público feminino. À noite, na rua das Sombrinhas, diante do Memorial da Balaiada, no Morro do Alecrim, será realizado um aulão, novamente sorteio de brindes e um show de encerramento com a banda Janaína Show.

A vereadora exortou os colegas a participarem efetivamente da campanha, aludindo que os vereadores da casa têm que estar sintonizados para defenderem as mulheres do município contra qualquer tipo de violência, neste agosto que comemora 17 anos da implementação da Lei Maria da Penha, que disciplina exatamente o enfrentamento à violência contra as mulheres no Brasil.

Ângela Machado recebeu na ocasião apoio incondicional da presidência da CMC a todas etapas do seu projeto. Ela aproveitou a ocasião também para protestar contra uma lacuna que, a seu ver, não está sendo resolvida pela Secretaria Municipal de Limpeza, face às reclamações que tem recebido contra a coleta de lixo que não está sendo feita nos novos bairros de Caxias, assim como na pista do antigo aeroporto, que já está se transformando em um novo lixão da cidade, nas imediações do bairro Eugênio Coutinho.