Líder do governo cobra presença da oposição, destaca problemas em escolas do ensino médio e apresenta projeto para teste de visão e audição nas escolas da rede municipal

O vereador Charles James (Solidariedade), criticou na sessão ordinária desta quarta-feira, 1º, a postura dos vereadores Daniel Barros (PDT) e Luís Lacerda (PCdoB), por assumirem o comportamento de atacar a gestão municipal no plenário e, em seguida, imediatamente deixarem o recinto da Câmara Municipal de Caxias (CMC) para não ouvirem as respostas dos parlamentares da situação. O líder do governo, em relação a Daniel Barros, disse que ninguém estava ali para disciplinar o seu mandato, conforme o oposicionista afirmara ao deixar a sessão, mas para pedir-lhe que tivesse a decência de ouvir os outros, pois quando há ataque o justo é que se ouça o contraditório no plenário. “Isso é falta de respeito e de decência nesta Casa. Você só fala e depois vai embora. Todas as vezes é dessa forma. Tem de respeitar a Casa, as pessoas que vêm aqui, e também os vereadores que estão aqui”, protestou.

Ver. Charles James (Solidariedade)

O líder do governo, em seguida, informou que a descontinuidade das reformas de algumas escolas de ensino médio em Caxias, a exemplo das unidades Santos Dumont, no Seriema, Thales Ribeiro Gonçalves, no Centro, e César Marques, no Campo de Belém, estão causando transtornos para os estudantes e suas famílias. Ele revelou que já conversou com a diretora da Unidade Regional de Educação (URE), professora Lacy Assunção, e foi informado que a dificuldade é justamente o término das obras dessas escolas, que ficaram a cargo de um ex-deputado estadual que, durante a última eleição, as utilizou como bandeira da sua campanha política em Caxias. Sem alardear nome, mas pedindo ajuda a quem se disponha a levar o recado, Charles James solicitou desse político que começou as obras a conclusão do serviço, para não prejudicar o ensino médio público em Caxias. “E peço isso, não só como vereador, mas como um pai cuja filha estuda no Centro de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves”, ressaltou. E, apelando o apoio do presidente Ricardo Rodrigues, admitiu que o caso possa ser resolvido logo que o vice-governador Felipe Camarão (PT) reassuma a pasta estadual da educação, ele que é uma pessoa sensível e da convivência partidária do chefe do legislativo caxiense.

O líder do governo expôs também em plenário os termos do Projeto de Lei Nº 016, Processo Nº 016, de 1º de março de 2023, de sua autoria, que deu entrada no expediente do dia com o propósito de aprová-lo em uma das sessões posteriores, para instituir a realização de teste de acuidade visual e auditiva nas escolas municipais de ensino fundamental e creches da Rede Pública Municipal de Ensino. Segundo argumentou, essas crianças, quando entram numa escola, têm essas dificuldades, e muitos pais, às vezes, acham que não estão aprendendo porque lhes falta inteligência, quando, na verdade, estão passando por problemas de audição e/ou visão, que precisam ser identificadas por profissionais do município e depois encaminhadas a médicos especializados. “Isso é necessário porque só assim essas crianças terão condições de voltar à sula de aula com todo o domínio da sua visão e/ou audição, daí a importância desse projeto, que peço a meus pares que me apoiem, se possível, na próxima sessão”, explicou.

Fechando a sua participação no pequeno expediente, Charles James declarou que, apesar da oposição dizer que falta merenda nas escolas, o benefício já está chegando na grande maioria delas que entrou em funcionamento. O parlamentar falou ainda sobre a questão dos professores contratados, observando que os mesmos só poderão ser novamente admitidos após a admissão dos professores concursados, no decorrer da semana. E concluiu, ironizando o fato de vereadores estarem fazendo alarde sobre as reformas que ainda se processam nas escolas do município: “Queria ver se eles gostariam de ver os filhos deles estudando numa escola sem piso, sem o ar condicionado, sem banheiro e outros benefícios, porque o que é oferecido na escola particular também está oferecido nas escolas municipais, da cidade e da zona rural”, frisou, elogiando o trabalho que está sendo realizado pela secretária de Educação Ana Célia Damasceno, o governo municipal, transformando as escolas municipais em locais aconchegantes.