Iracema Vale recebe Título de Cidadã Caxiense em reconhecimento pela atenção dispensada ao município

A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Rodrigues (PT). A presidente da Alema também recebeu a Medalha “Caxias +200” do prefeito Fábio Gentil.

A honraria foi proposta pelo vereador Ricardo Rodrigues em reconhecimento pela atenção dispensada ao município pela chefe do Parlamento Estadual.

A Presidente da Alema foi homenageada com o Título de Cidadã Caxiense, na Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de Caxias (CMC) homenageou, na manhã desta quarta-feira (23), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), com o Título de Cidadã Caxiense. A honraria foi proposta pelo vereador Ricardo Rodrigues (PT), presidente da CMC, por intermédio do Decreto Legislativo nº 010/2023, aprovado por unanimidade, em reconhecimento pela atenção especial dispensada por ela ao Município de Caxias.
No ato, Iracema Vale afirmou que tornar-se cidadã caxiense reforça o seu compromisso e o vínculo afetivo com a cidade. “Neste ano, vivemos um momento muito especial que foi a Assembleia Itinerante em Caxias. Estamos nos dedicando para que a Casa esteja mais perto do povo. Esse é um projeto que valoriza o municipalismo e resgata o valor de cada cidade”.
A chefe do Legislativo maranhense ressaltou, ainda, que uma gestão participativa é a chave para o desenvolvimento do Estado. “Cada região tem seu potencial e na Assembleia damos muito valor a isso. Caxias já tinha o meu coração, mas, agora, reafirmo meu compromisso com o crescimento dessa cidade e com o bem-estar da população”.

Segundo o vereador Ricardo Rodrigues, a honraria é um reconhecimento à grande liderança que Iracema Vale exerce no Estado. “É um gesto de valorização, que aumenta a responsabilidade para que ela possa continuar olhando com muito carinho para Caxias. …Nós conhecemos a sua história, nós sabemos do seu empenho com os municípios e, se a senhora já tinha um empenho por Caxias, eu tenho certeza que essa responsabilidade, esse compromisso, ele triplica, porque nós vamos ter, a partir de agora, três deputadas caxienses”, enfatizou o autor da proposição.
Representando os colegas do parlamento caxiense, a vereadora Ângela Machado (PTC) saudou a homenageada da tribuna da CMC, dizendo: “É uma satisfação ter você hoje como uma filha caxiense, de fato, de direito. Muito nos orgulha essa casa de receber você aqui. Porque nós temos um exemplo, aqui em Caxias, de pessoas, de homens que valorizam as mulheres”.

Iracema Vale também recebeu a comenda alusiva ao bicentenário da adesão de Caxias à independência do Brasil.

Comenda Caxias + 200

Na ocasião, Iracema Vale também recebeu a comenda alusiva ao bicentenário da adesão de Caxias à independência do Brasil, em 1º de agosto de 1823, bem como aos 200 anos de nascimento de Gonçalves Dias. A medalha “Caxias +200”, que ressalta a relevância histórica e cultural da cidade, foi entregue pelo prefeito Fábio Gentil (Republicanos).

Iracema Vale, que já foi vereadora e prefeita do município de Urbano Santos, sempre defendeu uma atuação municipalista em favor do desenvolvimento das cidades. Como presidente do Parlamento Estadual, tem mantido sua posição de compromisso com políticas públicas que fortaleçam os municípios e melhorem as condições de vida dos maranhenses.
A deputada Iracema do Vale, como é conhecida politicamente no estado, nasceu em São Luís, em 18 de junho de 1968, é enfermeira, funcionária pública federal e filha do taxista João Ivo Vale e da professora Francisca das Graças Lima Vale. Está na política partidária há três décadas, é casada com Herlon Costa e mãe de dois filhos, e foi eleita deputada estadual no pleito de 2022, após ter sido vereadora por dois mandatos em Urbano Santos (MA), e depois prefeita deste município, eleita em 2012 e reeleita em 2016.
Nos dois mandatos que exerceu na Câmara de Urbano Santos, ela desenvolveu diversos projetos que impulsionaram o desenvolvimento do município, beneficiando setores como agricultura familiar, gerando emprego e renda para a comunidade. Suas ações lhe renderam três premiações de Prefeita Empreendedora, concedidas pelo Sebrae.
Além disso, como gestora, construiu estradas, abrindo canais de acesso para cidade vizinhas e povoados adjacentes. Na Cultura, apoiou grupos de manifestações folclóricas, e criou também as secretarias de Emprego e Renda e da Mulher. E, na Educação, recuperou e construiu mais de 40 escolas, erradicou barracões usados como unidades de ensino, e incentivou o esporte com a construção de quadras poliesportivas.

Além da cerimônia do título de cidadania, a chefe da Assembleia Legislativa prestigiou o evento que abriu a semana alusiva à campanha Agosto Lilás em Caxias, promovido pela Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, que está completando dois anos. Estavam presentes, ainda, as deputadas estaduais Daniella (PSB), Cláudia Coutinho (PDT) e Ana do Gás (PCdoB), além de outras autoridades.